TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

1-INTRODUÇÃO...............................................................................................................3

2 -DESENVOLVIMENTO..................................................................................................4

4- CONCLUSÃO...............................................................................................................6

5-REFERÊNCIAS..............................................................................................................7

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda um assunto em que a maioria da população tem ou já teve que é o estresse. O estresse não é apenas uma frustração ou irritabilidade momentânea, ele é uma reação do organismo avisando que há algo de errado.

O estresse é causado por vários fatores como violência, casamento, desemprego e outras causas. Ele pode ser dividido em três fases, a fase de alerta, resistência e a da exaustão.

Para amenizar ou livrar desse problema, as pessoas devem praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação, tirar um tempo para momentos de lazer.

2- DESENVOLVIMENTO

Através do que foi estudado o estresse é uma reação fisiológica do organismo com componentes físicos e mentais que ocorre quando há uma necessidade de adaptação a uma determinada situação. Dentro deste tema foi realizada uma pesquisa por meio de um questionário aplicado á profissionais na área da beleza, foi constatado um alto nível de estresse devido à carga horária de seu serviço e uma rotina exaustiva, a maioria delas relataram que se sentem esgotadas ao final do dia, e se sentem sem vitalidade, pois trabalham sob pressão sendo necessário cumprir o horário de cada cliente que espera um resultado excelente, e ouvindo os desabafos, levando pra si e tentando resolve-los inconscientemente.

Os sintomas relatados por elas foram tensão muscular, mudança de apetite causando sobrepeso ou perda de peso excessivo, insônia, falta de concentração, irritabilidade, problemas de pele como acne, angustia, queda de cabelo, e outros agravantes levando assim a ter problemas familiares e profissionais. Algumas técnicas de massagens podem aliviar a tensão causada pelo estresse e alguns sintomas. Podemos aplicar o método de massagem com pedras quentes, que consiste em uma técnica que usa pedra vulcânica e sedimentada aquecidas em uma bolsa própria ou em água quente, tomando cuidado com a temperatura dessas pedras na hora de realizar a massagem, elas equilibram as energias e relaxam a musculatura do corpo, para o deslizamento usamos óleo de efeito relaxante. Massagem relaxante utiliza-se as mãos em movimentos leves e deslizantes, com óleos aromáticos, trazendo uma sensação agradável e confortável. Tem efeito antistress, melhora a circulação, a falta de concentração e a irritabilidade. O shiatsu é uma técnica que também pode ser usada para o alivio dos sintomas do estresse, é uma massagem que faz parte da medicina chinesa que foi criada a milhares de anos, utiliza-se os dedos e a palma das mãos para fazer uma pressão ao longo de todo corpo, aliviando a dor muscular. Reflexologia é uma estimulação dos pontos nos pés, baseando que todos os órgãos tem terminação ali, que ao serem tocadas através de pressão, fricção e amassamento, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do organismo, promovendo assim um relaxamento e sensação de prazer e bem estar.

Alguns alimentos podem ajudar a melhorar os sintomas do estresse. As folhas do maracujá contem alcaloides e flavonoides, que são substancias que atuam como analgésico e relaxante muscular, agindo na medula espinhal, que é responsável pela sensibilidade e conciência. Na alface encontramos a lactulina e a lactupirina substancia que atuam como calmante natural. Peixes e frutos do mar contem zinco e selênio que diminuem o cansaço e a ansiedade. Nos brócolis e no espinafre contem acido fólico e potássio que são importantes para um bom funcionamento do sistema nervoso central, combatendo ou evitando a depresão.

Os cosméticos também podem melhorar o estresse, os cremes antiage, ajudam a prevenir as rugas e flacidez da pele melhorando a aparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com