TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse

Por:   •  6/5/2015  •  Monografia  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 STRESSE.................................................................................................................4

3 EXEMPLOS DE APOIO AO TEXTO.........................................................................6

3.1 GRÁFICO...............................................................................................................6

4 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERENCIAS............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

O tema “estresse” vem sendo gradualmente cada vez mais difundido, pois já acarretou sérias sequelas nas pessoas, principalmente nas sedentárias. Assim o termo rapidamente tornou-se popular. O objetivo, então, deste trabalho será expor conceitos, relatar as fases, alguns tipos de tratamento e verificar níveis de estresse em profissionais do ramo da estética com base no questionário fornecido pela instituição, a fim de descobrir possíveis motivos que levam os profissionais a sentir o mesmo.

2 ESTRESSE

O estresse é um problema crescente, que vem se desenvolvendo nos indivíduos, devido ao desenvolvimento acelerado decorrente a globalização. A sensação que o mesmo proporciona e aquela impressão que às vezes se tem de nervosismo, irritação, agitação, fadiga ou doença. Torna-se nítida sua presença quando, se sente ou experimenta. Para Rossi (1994), o estresse é uma palavra derivada do latim e representa adversidade ou aflição. Já segundo França & Rodrigues (2002), estresse é o estado do organismo que pode produzir deformações na capacidade de resposta atingindo o comportamento mental e afetivo, o estado físico e o relacionamento com as pessoas, após determinado esforço de adaptação. De acordo com Robbins1943 citado por Xavier (2008), os sintomas são: os físicos (reações orgânicas que gera mudanças no metabolismo, aumento de pressão, dores de cabeça, ritmos cardíacos...), os psicológicos (ligados à insatisfação a algo), e os comportamentais (estes induzem a mudanças nos hábitos alimentares, inquietação e distúrbios do sono e etc.) levando para o aumento do consumo de álcool e tabaco. Rossi 1994 (p. 41) afirma que:

Viver sem estresse é um mito, pois não podemos atuar sem seu estímulo. Pouco estresse ou estresse em excesso pode causar efeitos dramáticos. O importante é manter o equilíbrio, como as cordas de um violino. Elas necessitam de tensão suficiente para produzir música, mas sem rebentar.

Toda mudança exige adaptação por parte do organismo, o que vem a causar certo nível de estresse. As pressões constantes, horários, inseguranças, a sensação de insuficiência profissional, a percepção de falta de reconhecimento entre outros, contribuem no aumento de estragos relacionados ao estresse.

De acordo com Lipp (2003) apud Vieira; Alves e Junior (2012), o estresse apresenta quatro fases, sendo elas:

*Fase 1- Alerta: considerada a fase positiva do stress, onde a pessoa necessita gera mais energia, através da motivação pela percepção de um desafio ou ameaça. É possível observar 15 sintomas, sendo doze físicos e três psicológicos. Nesta fase, deve-se: tirar umas férias, mudar hábitos, ter atividades regulares e disponibilizar mais tempo para si mesmo.

*Fase 2- Resistência: a pessoa automaticamente tenta lidar com os seus estressores gerando um aumento na capacidade de resistência. Pode-se perceber 15 sintomas de estresse na semana, dez físicos e cinco psicológicos. Nesta fase deve-se: Mudar os hábitos de vida e fazer terapia de curta duração.

*Fase 3- Quase exaustão: fase na qual o processo do adoecimento se dá inicio e os órgãos que possuem maior vulnerabilidade passando a indicar sinais de desgaste, porem se sente razoavelmente bem. O sujeito nesta apresenta nove ou mais sintomas semanais apresentados na fase de resistência. Nesta fase deve-se: Procurar aconselhamento médico e psicológico.

*Fase 4- Exaustão: Ocorre à quebra total da resistência, há 23 sintomas, sendo 11 físicos e 12 psicológicos possuindo magnitude muito maior. Há um aumento das estruturas linfáticas, exaustão psicológica em forma de depressão e exaustão física (doenças) podendo levar a morte. Nesta fase deve-se: Deve-se procurar uma intervenção rápida e eficaz de médicos e psicólogos.

Reduzir o estresse através de práticas adequadas previne e reduz os efeitos da tensão e do emocional, capacitando profissionais da estética e dos demais ramos a estabelecerem uma nova maneira de vivenciar os desafios diários.

Fatores como a prática de exercícios diários, meditação, remédios (calmantes), eliminação de ruídos, alimentação e utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com