TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse e o trabalho

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

O estresse no trabalho é um problema que vem aumentando consideravelmente na vida das pessoas. Encargos e horários cada vez mais exigentes, estamos assumindo cada vez mais compromissos, e isso tem causado sentimento de insegurança relacionada a falta de estabilidade; a sensação de insuficiência profissional; falta de visão sobre a relevância social do seu trabalho; a de falta de reconhecimento de esforços; entre outros, causam cada vez mais estragos naqueles que precisam trabalhar. Além disso, a falta de equilíbrio entre as necessidades do trabalho e as da família acarretam muitas vezes frustrações e desanimo no profissional de estética.

Conforme o ritmo de nossa vida aumenta, nesta era tecnológica e industrializada, onde o consumismo é cada vez mais exagerado, distúrbios relacionados a eles tomam conta de nossa sociedade. Como resposta, para combater esses males, métodos tradicionais de cura estão sendo redescobertos e tendo sua validade reconhecida. Esses procedimentos estão sendo usados cada vez mais como complementos à medicina moderna.

Chamadas antes de alternativas, as terapias complementares são temas cada vez mais de estudos e estão invadindo centros estéticos no Brasil.

Uma coisa é certa, estar em paz com o espelho faz qualquer pessoa se sentir mais disposta e confiante. Cuidar da imagem é mais do que uma questão de vaidade, estar bem aumenta a auto-estima e faz com que a pessoa se sinta melhor diante dos outros, e o principal: faz com que ela se sinta melhor consigo mesma..


  1. DESENVOLVIMENTO

O estresse é quando uma dada situação exige demandas que vão além da capacidade de adaptação da pessoa. Quando se consegue enfrentar essa situação e se adaptar, o processo se interrompe, caso contrário, o processo se avança.

No decorrer do dia do nosso trabalho, sofremos várias pressões, e o modo de perceber e reagir aos acontecimentos é que determina a reação final do indivíduo frente a situações de vida. Isto sugere que não é a situação em si que leva ao estresse, mas a reação que se tem frente a ela e o modo de percebê-la. Portanto, é difícil manter o equilíbrio no mundo atual, e o bem-estar do organismo fica de lado diante das aspirações de crescimento individual, que acabam sendo absorvidas pelo trabalho.

Especificamente na área de estética, trabalhamos diretamente com pessoas que não vão estar todos os dias com humor elevado, e nem com as suas energias e vibrações alta, isso muitas vezes ocasionam esgotamento emocional e uma jornada de trabalho cansativa. Temos que estar preparados para não nos envolvermos com os problemas de nossos clientes. Na correria em que estamos onde existe vários curso de oratória, mais nenhum de aprender a escutar, muitas vezes nossos clientes aproveita o horário de uma massagem ou de algum tratamento para desabafar, contar suas aflições; as frustrações; as desavenças conjugais; a preocupação com os filhos; interesses e necessidades pessoais.

Ficar atento para os sinais de desanimo, irritação, canseira e descrença na profissão, culpar-se pelos problemas de seus clientes ou não acreditar na sua competência profissional, pode ser sinal de estresse.

O desgaste físico e emocional ao quais as pessoas são submetidas nas relações com o ambiente de trabalho é um fator muito significativo na determinação de transtornos de saúde relacionados ao estresse, como é o caso das depressões, ansiedade, transtorno do pânico, fobias e doenças psicogênicas (GOLEMAN, 1997).

Temos que procurar sempre alternativas para fugir desse problema, que além de emocional pode ser notado também fisicamente, em forma de acnes, herpes, dermatites entre outros.

Se soubermos passar por esses percalços, com certeza temos tudo para se sentirmos feliz e realizado com esta maravilhosa profissão que na maioria das vezes consiste em equilibrar, harmonizar e relaxar nossos cientes, além da satisfação de ver sua auto estima elevada com a melhora depois de ter sido submetida a um protocolo de estética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com