TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista

Ensaios: Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

Desde alguns anos a economia do estado do Rio Grande do Sul possui uma produção de comercio superaquecida e uma associação com os mercados, nacionais e internacionais tornando-se assim uma das quatro mais importantes potencias econômicas do pais.

O Rio Grande do Sul é atualmente a quarta economia do Brasil pelo tamanho do Produto Interno Bruto - PIB, chegando a R$ 296,3 bilhões¹. O Estado participa com 6,7% do PIB nacional, superado apenas pelos estados de São Paulo (33,1%), Rio de Janeiro (10,8%) e Minas Gerais (9,3%)². No que se refere ao PIB per capita, o Rio Grande do Sul também se mantém em uma posição privilegiada, com um valor de 27.514 reais1, o que o coloca bem acima da média nacional que é de 19.766 reais2. (ATLAS, socioeconômico Rio Grande do Sul).

O setor supermercadista do Rio Grande do Sul sofreu algumas mudanças entre os anos de 1994 a 2005 se tornando nesse período o chamado oligopólio de franjas explorando o paradigma estrutura-conduta-desempenho assim dando sequência a tendência que ocorria na época no Brasil e no mundo.

Mais sabemos que tudo isso só teve sucesso graças ao plano real pois estabilizou a moeda e com isso fez que as redes internacionais voltasse a confiar e investisse ou reinvestissem seu capital no pais visando um crescimento no faturamento do setor supermercadista.

Embora o estado tenha uma forte participação no setor de serviços, com o crescimento a economia é impulsionada por dois setores hegemônicos: a agropecuária e a indústria de transformação podendo ser cidado os carros chefes desses comércios que são as malhas, chocolates, calçados, moveis e muitos outros.

Sendo assim, é importante explicar que as empresas o Rio grande do sul passou por fortes transformações recebendo ajuda nacional e internacional fazendo com que eles nesse período fabricassem e comercializassem os mais diferentes produtos fazendo o grau de concentração de mercado apontar um crescimento significativo para economia gaúcha pois os grandes supermercadistas são de lá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com