TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista

Exames: Estrutura De Mercado Do Setor Supermercadista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 5

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS 8

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 10

4 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com intuito de demonstrar de maneira ampla, clara e objetivas idéias pertinentes ao campo administrativo, englobando os assuntos relacionados a macroeconomia, microeconomia e Métodos Quantitativos aplicados na gestão empresarial com os seus diversos graus de complexidades, conceituando ferramentas importantes da Estatística que auxiliam o gestor/empreendedor na análise de dados bem como questões relacionados ao cenário econômico atual, o capitalismo e seus desdobramentos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Um mercado é constituído de compradores e vendedores, a palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo ou quando um produto ou um setor especifico qualquer, o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.

Observa-se que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado do numero de agentes econômicos que nele atuam e ate mesmo no tipo de produto comercializado como resultado, a forma como os preços são determinados, varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado: concorrência perfeita, monopólios, oligopólio e concorrência monopolista.

Geralmente, na literatura econômica o monopólio, o oligopólio e a concorrência monopolista são chamados de mercados imperfeitos, vejamos então as características distintivas de cada um desses mercados.

Concorrência Perfeita: Para um mercado ser caracterizado de concorrência perfeita é necessário que preencha as seguintes condições básicas; existência de um numero elevado de vendedores e compradores, todas as firmas desse mercado devem vender produtos homogêneos, de tal modo que os compradores possam comprar os preços, condições ou informação perfeita das condições do mercado tanto pelos vendedores como pelos compradores para que todos possam competir em igualdade, livre entrada e saída de empresas no mercado, ou seja, não há restrições para que uma empresa nova entre no mercado ou dele queira sair, perfeita mobilidade de fatores de produção, significando que a mão de obra e outros fatores produtivos de uma empresa para outra, ou de uma região para outra.

Na concorrência perfeita é o mercado que estabelece o preço do produto, eliminando toda e qualquer exploração do consumidor, fazendo com que os preços sejam justos, no sentido de que sejam iguais aos de custos, incluindo nesses o chamado lucro normal.

Monopólio: é um tipo de mercado diametralmente oposto a concorrência perfeita. É o caso limite onde só existe um produtor ou fornecedor de um bem ou serviço. Nessa situação, o monopolista tem controle absoluto sobre o preço no nível mais alto que ele pode, na verdade, considerando que a demanda pelo o seu produto pode reagir ao aumento de preço, o monopolista ira fixa-los no nível em que seu lucro total relativamente baixo, exemplos de monopólio são as empresas fornecedoras de energia elétrica, algumas de telefonia e a própria Petrobras, uma figura de comportamento similar ao monopólio e que é pouco divulgada é conhecida como monopsônio, caracterizado pelo mercado onde existe um só comprador do produto considerado.

Concorrência monopolista: é um mercado onde existem varias pequenas empresas disputando o mesmo tipo de cliente, caracterizando uma situação mais ou menos eqüidistante da concorrência perfeita e do monopólio, geralmente é encontrada no mercado de varejo, suas principais características são; cada empresa tem seu próprio produto que embora possam ser substituídos por outros, apresenta características diferenciadora de firma para firma, são todas as firmas de porte e poder de concorrência relativamente semelhante, o que limita bastante sobre o preço.

Oligopólio: é um tipo de mercado que se diferencia da concorrência perfeita pelas seguintes características; o mercado é denominado por um numero pequeno de grandes empresas, na maioria dos casos, muito embora possa haver diferença entre os produtos das diversas firmas, eles são perfeitos substitutos entre si, como é o caso do setor de eletrodomésticos, como sabão em pó, automóveis e o cimento, como na maioria dos casos, 80% a 90% do mercado é dominado por um pequeno numero de grandes empresas, existe um relativo controle de preços por estas firmas, através de acordos, as empresas do setor tentam ganhar mercado através de uma massiva publicidade e nunca através de redução de preços, á ação de uma firma afeta as demais tornando-as interdependentes apresentando geralmente uma firma maior que se comporta como líder das demais. São inúmeros os exemplos de mercados oligopolisticos. Alias, a característica dominante da economia brasileira é o alto grau de oligopolização de suas indústrias, como são exemplos à indústria automobilística, a indústria de aparelhos de TV, de geladeiras, de aparelhos de som, de cimento, de sabonetes, de pasta de dentes e outras.

A forma de atuação das empresas supermercadistas do Rio Grande do Sul, é considerada um oligopólio fraco, visto que a quota de mercado das quatro maiores empresas do setor não ultrapassa 40% do mercado. A concentração das quatro maiores empresas supermercadistas do estado, considerando a soma das suas participações nesse mercado, em 2005, foi de 47,25%, um índice maior do que a concentração a nível nacional.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com