TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Mercado Do Setor Supermercadista

Monografias: Estrutura Do Mercado Do Setor Supermercadista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  4.079 Palavras (17 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

Microeconomia e Macroeconomia:

A Economia é um campo de conhecimentos especializados cujo interesse é a análise e previsão das atividades sociais relacionadas à produção e distribuição de produtos e serviços. Um fator que exerce influência significativa nos estudos econômicos é a complexidade, isto é a interdependência entre os diferentes elementos que permeiam e estruturam a sociedade: concepções culturais e políticas das pessoas, a divisão social do trabalho, as ações governamentais, os mercados internacionais etc. Neste trabalho serão apresentados os conceitos básicos de Economia que motivam as análises e estudos das ações empresariais relacionadas à análise de investimentos em uma economia de mercado. Mesmo não sendo de conformidade, como costumam acontecer em discussão de doutrinas econômicas, esses conceitos básicos se encontram estabelecidos no contexto teórico denominado síntese neoclássica, que combina os princípios da política macroeconômica Keynesiana com os princípios da teoria microeconômica Walrasiana.

Metodos Quantitativos:

Trata das técnicas de análise de resultados, bem como as ferramentas necessárias para o conhecimento e identificação de situações do dia a dia no mundo dos negócios. Capacitar o administrador de empresas a trabalhar com as informações do mundo contemporâneo, entendendo, como base de tomada de decisão, os fatos estatísticos, econômicos e administrativos. - See more at:

Ética politica e Sociedade:

Ética: é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem. A moral é oobjeto da ética. Como ciência: a ética procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a eles aplicáveis. Edítica (Poder): é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitosdesejados sobre indivíduos ou grupos humanos

DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

ESTUDO DE ESTRUTURA DE MERCADO DO SETOR SUPERMERCADISTA DO RIO GRANDE DO SUL E IDENTIFICAÇÃO DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO

Metodologia

Aqui vai descrever caráter descritivo, apontando as principais modificações estruturais do setor supermercadista de Porto Alegre, bem como as mudanças relevantes ocorridas no setor, desde o Plano Real.

O estudo do setor supermercadista gaúcho foi encaminhado dentro do paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho (E-C-D) empregado na literatura de economia industrial, que pode determinar o poder de mercado das empresas que nele operam. Considerando este paradigma, são analisadas as características relevantes da estrutura, tais como: concentração de mercado (identificação do número de concorrentes do setor), diferenciação de produtos e as condições vigentes de mercado que possibilitam ou não a entrada de novas concorrentes, ou seja, a existência de barreiras à novos entrantes no setor supermercadista estadual.

De acordo com o modelo E-C-D, visão tradicional da organização industrial, a estrutura em que operam as empresas tende a influenciar a conduta, a postura e o desempenho das empresas, que por sua vez traz reflexos sobre o grau de satisfação dos clientes das redes varejistas.

Nas últimas duas décadas, o comércio varejista teve uma evolução significativa, proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico. Neste processo a informática teve destaque, uma vez que propiciou , a geração de técnicas de gestão mais eficientes, melhor conhecimento sobre o modo de circulação dos produtos e serviços, ganhos de eficiência e incorporação de novos modelos organizacionais, mais intensivos em conhecimento e informação.

Referente à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.

Já a categoria de análise denominada de conduta das empresas considera as estratégias adotadas pelas as empresas quanto aos preços, produtos (diferenciação), propaganda, colusão e investimentos em pesquisas e inovações.

Quanto ao desempenho ou performance das empresas a mensuração pode ser realizada pelo crescimento do produto, de avanços tecnológicos e inovações obtidas, da eficiência-distributiva, dos preços praticados e dos lucros alcançados

As informações do presente trabalho foram pesquisadas em fontes secundárias, entre elas, entidades representativas dos supermercados, como a AGAS (Associação Gaúcha de Supermercado) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). Desta forma será apurado o número das principais redes do setor e como se processou a entrada e saída de novas redes nesse segmento. Além disso, calculou-se três tipos de indicadores de concentração de mercado, com base nos dados fornecidos pela AGAS e ABRAS, que seguem abaixo discriminados.

1) Índice de Concentração – Ck

Este índice retrata a participação das “k” maiores empresas no mercado, considerando a somas das suas participações nesse mercado, ou seja, seu market-share.

Se por exemplo, tivermos C4, então estaríamos considerando a soma das participações das quatro maiores empresas do setor supermercadista do Rio Grande do Sul.

Fórmula:

k

Ck ( ( si

i

Onde:

si = a participação de mercado da empresa i

k = o número de empresas selecionadas do mercado

2) Índice de Concentração de Herfindahl-Hirschman - H

O índice acima é calculado considerando a soma quadrados das parcelas de mercado pertencentes a cada empresa. Este índice pode ser expresso na forma percentual ou decimal. Se o índice H for expresso em forma decimal, o resultado irá varia entre zero e um. Quanto mais próximo de zero o resultado, maior o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com