TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Do Mercado No Setor Supermercadista

Trabalho Universitário: Estrutura Do Mercado No Setor Supermercadista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO __________________________________________Página: 3 ESTRUTURA DE MERCADO E ESTRATÉGIAS _____________Página: 4 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA_________________Página: 6

MÉTODOS QUANTITATIVOS ___________________________ Página: 7

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE _______________________ Página: 7

CONCLUSÃO ________________________________________ Página: 9

REFERÊNCIAS _________________________________________ Página: 10

INTRODUÇÃO

O portfólio tem por objetivo analisar as transformações da estrutura concorrencial que envolve o mercado processador de alimentos e as principais estratégias derivadas da introdução dos produtos de marcas próprias, que são produtos vendidos sob a marca exclusiva de um supermercado. A ênfase será dada ao mercado alimentício devido ao surgimento de um grande número de produtos de marcas próprias neste setor e também devido às suas características de estrutura e estratégias.

Partindo do pressuposto da maximização dos lucros, observa¬se que as firmas inseridas em um ambiente concorrencial lançam mão de diversas estratégias com o intuito de torná¬las mais competitivas. Tais estratégias apresentam diferentes formas de acordo com as características da estrutura de mercado analisada.

ESTRUTURA DE MERCADO E ESTRATÉGIAS

Um dos principais índices utilizados na análise da estrutura de mercado é a concentração de vendas, esta é derivada do cálculo da participação de mercado (market share) das maiores firmas de um determinado setor . Por exemplo, a concentração no mercado de varejo de auto¬serviço no Brasil (supermercados) vem aumentando uma vez que a participação de mercado das cinco maiores firmas do setor passaram de 25,6% em 1996 para 42,1% em 1999 . Dessa forma, quanto maior for a porção do mercado dominada por poucasgrandes empresas, maior será a concentração de vendas no setor.

Para se analisar a concentração de mercado, inicialmente se faz necessária a definição precisa do mercado relevante. Para tanto, divide¬se o mercado em duas dimensões principais: a dimensão geográfica e a dimensão do produto.

Um determinado mercado é composto por um grupo de agentes interessados na compra de determinado bem (ou serviço) e um grupo de agentes interessados na venda de tal bem (ou serviço). De forma que o produto desta transação obedece às regras dimensionais citadas acima: estão dentro de um mesmo espaço geográfico e são substitutos próximos.

O monopolista, como as firmas de um mercado oligopolista, desenvolve inúmeras ações estratégicas que podem envolver desde o nível dos preços, incrementos da qualidade de seu produto até ações de marketing que visam os aspectos intangíveis como qualidade percebida pelos consumidores. Essas estratégias acabam por aumentar as barreiras à entrada de outras empresas.

Dessa forma, a busca de uma maior participação de mercado garante à firma uma situação privilegiada, próxima à situação de monopólio, garantindo dessa forma a maximização de lucros. A importância das economias de promoção de vendas na redução dos custos totais unitários da firma, bem como as suas relações com o tamanho desta, possui grandes contribuições de BAIN (1956) e LABINI (1984). Para estes autores, tais economias podem surgir basicamente de três maneiras.

Para se compreender o fenômeno que envolve as estratégias de venda de produtos de marcas próprias como um todo, optou¬se por uma análise geral detodo o mercado alimentício, não se restringindo a nenhum ramo de atividade. Isso permite que as particularidades dos ramos de atividades não influenciem o resultado final da análise.

Na análise das diversas estruturas de mercado que envolvem o fenômeno dasmarcas próprias, os oligopólios são aqueles que apresentam características mais aplicáveis tanto no setor industrial de processamento como no setor de distribuição. Encontra¬se em POSSAS (1985) uma excelente proposta de estratificação dos tipos de oligopólio em cinco classes distintas destacando: o oligopólio concentrado, o oligopólio diferenciado, o oligopólio misto, o oligopólio competitivo e por fim o mercado competitivo.

O oligopólio concentrado é caracterizado pela ausência de diferenciação dos produtos, marcada pela alta concentração técnica em que poucas unidades produtivas detêm parcela substancial da produção do mercado e em que a competição via preços também deve ser descartada como procedimento regular. A disputa pelo mercado será ditada pelo comportamento do investimento em face do crescimento da demanda, isto é, tanto pela introdução de novos processos que permitam reduzir custos e melhorar a qualidade do produto quanto pela iniciativa de ampliar a capacidade antecipando o crescimento do mercado ou reagindo a este. De um modo geral se localizam na fabricação de insumos básicos industriais e de bens de capital com grau mínimo de padronização que requeira economias de escala.

O oligopólio diferenciado é marcado pelo fato de que a natureza dos produtos possibilita às empresas uma disputa pelo mercado mediante a utilização daestratégia de diferenciação. A concorrência em preços, embora não esteja inteiramente descartada, não é um recurso habitual, não só porque ela poria em risco a estabilidade do mercado e a própria sobrevivência das empresas, mas também porque o esforço permanente de vendas, em nível elevado, requer mark ups muito altos onde “qualquer movimento irregular de preços teria uma incidência proporcionalmente grande sobre os custos indiretos unitários, que são muito altos devido às despesas de publicidade e comercialização, afetando seriamente as vendas e/ou o nível dos lucros”.

A diferenciação de produtos possui implicações específicas sobre a estrutura de mercado e sobre a dinâmica global da concorrência. No que se refere à estrutura de mercado a diferenciação está quase sempre associada a certos mercados de bens de consumo duráveis ou não¬duráveis.

MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

A macroeconomia possui relevante fundamentas como produto interno bruto (PIB), Taxa de inflação, taxa de juros, taxa de câmbio, taxa de desemprego dos recursos produtivos, em especial da mão de obra, mas é claro que não para apenas neste exemplo tendo um assunto tão complexo e extenso.

A macroeconomia no Brasil se popularizou através dos projetos de distribuição de renda através da bolsa família, PEC 1, PEC 2, minha casa minha vida que beneficia milhões de brasileiros de baixa renda, o programa iniciou-se no período de FHC, mas ganhou maiores dimensões no governo do presidente Lula.

A macroeconomia para o setor dos supermercados atingiu uma nova dimensão, no período FHC ocorreu a estabilização da moeda atravésda estabilização da inflação, taxa de cambio, dessa forma gerando novos empregos através da entrada de novos investidores no país.

A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço. - Do ponto de vista da economia de empresas, onde se estuda uma empresa específica, prevalece a visão contábil-financeira na formação do preço de venda de seu produto, baseada principalmente nos custos de produção, - enquanto na Microeconomia prevalece a visão do mercado, ou seja, a interação da demanda (consumidor) e da oferta (produtor) na formação dos preços de mercado. Os agentes da demanda – os consumidores – são aqueles que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens e serviços que lhes maximize sua função utilidade. Do ponto de vista econômico, a empresa ou estabelecimento comercial é a combinação, pelo empresário, dos fatores de produção: capital, trabalho e terra, de tal modo organizado para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.

O empresário, por sua vez, é o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos (matéria) e incorpóreos (imaterial – organização, administração) utilizados para o processo de produção.

MÉTODOS QUANTITATIVOS

O método de pesquisa quantitativo como o próprio nome já diz significa qualificar dados, fatos ou opiniões, nas formas de coleta de informação como também com oemprego de técnicas e recursos simples de estatística, tais como média, porcentagem, moda, desvio padrão e mediana, como uso de métodos mais complexos, tais como analise de repressão, coeficiente de correlação e etc.

Os dados oferecidos por Cálculos que também são indicador de concentração de mercado, que é o Índice de Concentração – Ck: Este índice retrata a participação das “k” maiores empresas no mercado, considerando a soma das suas participações no mercado, ou seja, seu market-share.

Fórmula:

k

Ck ≡ Σ si

i

Onde:

si = a participação de mercado da empresa i

k = o número de empresas selecionadas do mercado

O setor supermercadista gaúcho deve fechar o ano com faturamento em R$ 23,9 bilhões, 4,4 mil lojas e 92,3 mil trabalhadores. Uma em cada três empresas irão admitir funcionários temporários para os próximos meses. A expectativa é de que sejam geradas 4,3 mil vagas no período. “Cerca de 20% desses funcionários devem ser efetivados”, aponta o presidente.

ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

No final do século XIX, sobreveio a primeira grande depressão (1873-1896), fortalecendo as empresas pela centralização e concentração do capital, iniciando assim a nova fase do capitalismo, a fase monopolista ou financeira, que se desdobrou na exportação de capitais e também no processo de colonização da África e da Ásia. Ao contrário do que sempre pregaram os economistas e filósofos liberais, o capitalismo não se caracteriza como um conjunto de práticas e hábitos resultantes de uma determinada "natureza humana", de uma "inclinação natural" dos homens a comerciar, permutar e trocar. Segundo omodelo liberal e mercantil de explicação do surgimento do capitalismo, este teria nascido e se criado na cidade:qualquer cidade, com suas práticas de intercâmbio e comércio, era, por natureza, capitalista em potencial.

CONCLUSÃO

As características que podemos observar são que o capitalismo obteve uma expansão de sua base geográfica possibilitando neste momento o crescimento ainda maior das grandes companhias e por sua vez acabam por fundir-se entre si ou em aquisição de companhias menores acarretando na monopolização ou oligopolização da situação. Tais tendencias vêm ocorrendo em vários lugares do globo terrestre, não sendo fácil a elaboração ou expansão de outros sistemas sociais frente ao capitalismo.

Implicando assim na eliminação das menores concorrentes tanto no setor financeiro quanto no industrial, dos quais se mantém apenas por "permissão" e adaptação das regras impostas pelas grandes empresas do setor, ou da monopolista dominante.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DE SUPERMERCADOS. Disponível em: www.Negócios e Talentos • número 6 • 2014/10/12, 14h00minhs.http://www.culturabrasil.org/neocolonialismo.htmMARTELO, ALEJANDRO. Economia. Banco Central vê inflação perto de 6% em todo o governo Dilma, Brasília. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/10/14/banco-central-ve-inflacao-perto-de-6-em-todo-governo-dilma-rousseff.html>., 13h00minhs.http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u81583.shtml/2014/10/17, 11h00minhs.<http://www20.unopar.br/unopar/bibdigital/homevisitante.action>. Estatística. <http://www20.unopar.br/unopar/bibdigital/homevisitante.a

...

Baixar como  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »