TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Da Empresa Delicari

Ensaios: Estudo De Caso Da Empresa Delicari. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 SOLUÇÃO DO CASO 5

3 CONCLUSÃO 13

4 REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO.

Este trabalho é um estudo de caso da empresa Delicari e tem o objetivo de solucionar o caso de acordo às disciplinas trabalhadas nesse semestre que norteia os desafios da Administração da Produção e Logística na organização de Planejamento e Controle de Qualidade, Empreendedorismo e Plano de Negócios sobre a Análise de Mercado e Plano de Marketing e Gestão de Projetos como ferramenta de Gerenciamento e Execução da Obra.

SOLUÇÃO DO CASO.

1º DESAFIO: Administração da Produção e Logística no Planejamento e Controle de Qualidade da empresa Delicari.

A marca Delicari tem o propósito de fabricar iogurtes ao um público-alvo de pessoas com alto poder aquisitivo, que buscam produtos derivados de leite com qualidade. Desta forma é importante a Administração da Produção e Logística da empresa ter um Planejamento e Controle de Qualidade para poder proporcionar um serviço em conformidade e relevância na organização.

Porque é tão importante Planejamento e Controle de Qualidade para a marca Delicari?

Porque traz benefícios, visto que, dois contribuintes da lucratividade podem ser maximizados pela qualidade mais alta dos produtos, as receitas podem ser incrementadas por melhores vendas e por preços mais altos no mercado, ao mesmo tempo em que, os custos podem ser reduzidos pela melhor eficiência, produtividade e uso do capital. Portanto, a qualidade é importante para o desenvolvimento de qualquer empresa, então a marca Delicari tem que observar as diferentes abordagens, a visão da operação, a visão do consumidor, a conciliação da visão da operação com a do consumidor, conceitos de qualidade pobre, boa e aceitável, modelo de qualidade e os passos para realizar um bom Planejamento e Controle da Qualidade para seu público-alvo.

Diferentes Abordagens

Há diversas maneiras de definir qualidade, o professor David Garvin categorizou muitas das várias definições em cinco abordagens de qualidade:

Abordagem Transcendental - vê qualidade como sendo sinônimo de excelência inata, nesse caso, a qualidade é definida como absoluta, o melhor possível em termos da especificação do produto ou serviço;

Abordagem baseada em manufatura - preocupa-se em fabricar produtos ou proporcionar serviços que estão livres de erros, correspondendo precisamente a suas especificações de projeto;

Abordagem baseada no usuário - assegura que o produto ou o serviço esteja adequado a seu propósito. Essa definição demonstra preocupação com a adequação das especificações ao consumidor;

Abordagem baseada em produto - vê qualidade como um conjunto mensurável e preciso de características, que são requeridas para satisfazer o consumidor;

Abordagem baseada em valor - leva a definição de manufatura a um estágio além e define qualidade em termos de custo e preço. Essa abordagem defende que qualidade seja percebida em relação a preço.

A Visão da Operação

A Visão da marca Delicari na qualidade da operação tem que ter a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores. Pois o uso da palavra conformidade indica que há necessidade de atender a uma especificação para garantir que um produto ou serviço esteja conforme as necessidades do público-alvo. Portanto consistente implica que a conformidade às especificações não seja um evento qualquer, mas que materiais, instalações e processos tenham sido projetados e controlados para garantir que o produto ou serviço atenda às especificações desejadas, usando um conjunto de características de produto ou serviço mensuráveis.

A Visão do Consumidor

A marca Delicari tem que se basear na definição de qualidade das expectativas do consumidor, visto que, as percepções dos consumidores individuais podem ser diferentes. Pois o que dá forma as expectativas são experiências passadas, conhecimento individual e seu histórico. Portanto a qualidade é entendida do ponto de vista do consumidor, tendo em vista que, a qualidade de um produto ou serviço em particular é aquilo que o consumidor percebe como sendo qualidade.

A Conciliação da Visão da Operação com a do Consumidor

A Marca Delicari tem que conciliar a visão da operação com a do consumidor, pois qualidade para o consumidor é o que ele percebe ser o produto ou serviço, então, qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço. Se a experiência com o produto ou serviço for melhor do que a esperada, o consumidor está satisfeito e a qualidade é percebida como sendo alta. Se o produto ou serviço simplesmente corresponde às expectativas, a qualidade é percebida como aceitável. E se o produto não atender às expectativas, o consumidor ficará insatisfeito, para entender melhor veremos alguns conceitos.

Conceitos de Qualidade Pobre, Boa e Aceitável.

A Qualidade é Pobre quando as Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço são maiores que as Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço.

A Qualidade é Boa quando as Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço são menores que as Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço.

A Qualidade é Aceitável quando as Expectativas dos consumidores relativamente ao produto ou serviço são iguais as Percepções dos consumidores relativamente ao produto ou serviço.

Modelo de Qualidade e os passos para realizar um Planejamento e Controle da Qualidade

Modelo de qualidade significa produzir um produto ou proporcionar um serviço conforme as suas especificações de projeto. E esse Planejamento e Controle de Qualidade podem ser divididos em quatro passos sequenciais que a marca Delicari pode observar:

Primeiro Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com