TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: Magazine Luiza

Casos: Estudo De Caso: Magazine Luiza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  2.419 Palavras (10 Páginas)  •  1.735 Visualizações

Página 1 de 10

a) A Visão Baseada em Recursos é uma perspectiva estratégica que preconiza que as empresas são capazes de gerar vantagem competitiva por meio dos seus recursos e competências. Os recursos de uma empresa correspondem a todos os ativos tangíveis e intangíveis de que ela utiliza para desenvolver, produzir e entregar produtos ou serviços aos seus clientes.

O modelo VRIO é uma ferramenta analítica que tem o objetivo de avaliar quais recursos são fontes de vantagens, pela avaliação de quatro atributos do recurso: valor; raridade; custoso de imitar; e organizacional. Ou seja, para que o recurso de uma empresa tenha um potencial para uma vantagem competitiva sustentável ele deve possuir quatro atributos: deve ser valioso, no sentido de explorar as oportunidades e/ou neutralizar ameaças no ambiente da firma; deve ser raro entre os competidores atuais e potenciais; deve ser imperfeitamente imitável; não pode possuir um substituto equivalente para este recurso valioso, raro e imperfeitamente imitável; e a empresa deve estar organizada para explorar ao máximo o potencial competitivo dos seus recursos e capacidades.

Assim sendo, ao realizar um estudo detalhado dos dados fornecidos referente a empresa Magazine Luiz, pudemos verificar que a mesma possui certas capacidades internas que lhes fornecem vantagem competitiva perante seus concorrentes. Deste modo destacamos as capacidades nas áreas de Recursos Humanos, Distribuição, Marketing, Gerenciamento dos clientes e Inovação.

A política de Recursos Humanos do Magazine Luiza se tornou um dos pilares de sustentação do crescimento da empresa, a qual figura entre as melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Great Place to Work, desde 2003. A empresa preza pela participação dos colaboradores nas decisões, e durante os anos de crescimento acelerado da empresa a qualificação profissional dos seus colaboradores não foi esquecida, uma vez que ela considera que a evolução das pessoas acompanha as estratégias de negócios da empresa.

Dessa forma, além da remuneração, a Magazine Luiza oferece benefícios, treinamento e capacitação aos seus colaboradores através de programas que visam dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal, para que seus funcionários tenham uma visão de mundo mais ampla. A empresa também se preocupa com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, visando melhorar o ambiente de trabalho, e consequentemente, o desempenho. Além disso, a verticalização da estrutura confere mais liberdade aos colaboradores.

Desta forma, vemos que o Magazine Luiza faz um uso eficaz de gestão de pessoas através das suas políticas de motivação, capacitação e retenção dos funcionários, que privilegia o trabalho em equipe, a comunicação aberta e maior participação dos funcionários. Isso faz com que essa organização obtenha ganhos em faturamento de forma crescente e continuada. E num setor onde muitos não conseguem, nem ao menos manter uma boa saúde financeira, tal comportamento se traduz em um diferencial de competitividade.

A empresa possui 743 lojas (sendo 673 convencionais e 106 virtuais), distribuídas em 16 estados e quatro regiões (Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-oeste), um site e oito Centros de Distribuição. E, apesar de não estar presente (fisicamente) na região Norte, todo o território nacional é atendido através do site magazineluiza.com.br, e dos diversos canais de vendas que são utilizados para facilitar o acesso dos clientes.

As empresas brasileiras enfrentam bastantes dificuldades com a logística por questões de precariedade nas estradas, decadências nos portos e caos na viação. Perante a estes fatos e na tentativa de minimizar custos, manter qualidade e satisfação dos seus clientes, as organizações tentam suprir as suas necessidades usando estratégias de planejamento, controle e eficiência e eficácia dos serviços prestados

O processo logístico das lojas físicas não é o mesmo do e-commerce.

Para lojas físicas, há operações de abastecimento para realimentar as gôndolas e mostruários, bem como recompor estoques de produtos portáteis (pronta entrega). Ainda há as entregas de produtos de maior porte no endereço indicado pelo cliente. Quanto ao e-commerce, toda e qualquer operação é direcionada ao cliente, independente da característica do produto. É utilizada como estratégia de transporte a terceirização do serviço, contando com aproximadamente 1200 veículos, e a empresa escolhe transportadoras que conhecem a região onde vão atuar. Assim, percebe-se a preocupação com a satisfação e bem estar dos seus clientes e uso de estratégias de infra-estrutura, tecnologia, segurança para atender as necessidades dos mesmos.

A terceirização traz bons resultados e oferece bons níveis de serviços para a empresa, como pode ser observado através do certificado e-bit Diamante, que a empresa possui, onde um dos requisitos para conquistá-lo é ter menos de 15% de atraso na entrega dos produtos. Deste modo podemos perceber que a vantagem competitiva no quesito Distribuição advém de duas questões: da dimensão de atuação da empresa, que cobre todo o território nacional e também do gerenciamento eficaz da logística.

O marketing empresarial do Magazine Luiza é reconhecido por todo Brasil, por apresentar grandes oportunidades para seus clientes de forma criativa e inovadora. Dentre as ações de diferenciais de marketing utilizadas para construir uma marca sólida estão as promoções conhecidas nacionalmente e que abrangem toda rede como: “Agarre o que puder” (tem o intuito de atrair a atenção dos clientes, oferecendo ótimas vantagens a cada R$ 100,00 em compras, proporcionando benefícios aos consumidores e distribuindo muitos prêmios) e a “Liquidação Fantástica” (realizada após a virada do ano, com descontos de até 70% em todas as lojas da empresa). Sendo esta última, noticiada todo ano nos principais jornais impressos e telejornais do país, onde algumas pessoas chegam a guardar seus lugares na fila com dias de antecedência. Assim, verifica-se que o sucesso e a popularidade alcançados nas promoções desenvolvidas pelo marketing da empresa, tornam essas ações difíceis de serem imitadas pelos concorrentes.

O Magazine Luiza possui um grande potencial competitivo no mercado varejista, sendo hoje uma das maiores empresa do Brasil em questão de varejo, fazendo do Marketing adotado a oportunidade de alavancagem de suas vendas, promoção eficaz da marca e a fidelização de seus clientes.

Entre as vantagens competitivas da empresa, pode-se destacar o modelo de gestão de clientes e a intensa comunicação com eles. O modelo adotado pela empresa é visto como um dos responsáveis pela fidelização e retenção, assim como o atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com