TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Magazine Luiza

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  1.083 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

SUPERIOR EM TÉCNOLIGIA EM GESTÃO COMERCIAL

DISCIPLINA: MARKETING DE VAREJO

PAULA ROBERTA FURTADO DE ARAÚJO

Marketing de Varejo: Análise de estratégia do varejista Magazine Luiza

Rio de Janeiro

2020

SUMÁRIO

1 Introdução        3

2 Estratégias de marketing        4

2.1 Inclusão digital        4

2.2 Digitalização de lojas físicas        4

2.3 Multicanalidade        5

2.4 Marketplace        5

2.5 Cultura digital        5

3 Análise SWOT Magazine Luiza        6

Oportunidades        6

Ameaças        6

Pontos Fortes        6

Pontos Fracos        6

4 Resultados das estratégias de marketing        7

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

1 Introdução

        Analizaremos o varejista Magazine Luiza, fundado em 1957, em Franca, interior de São Paulo. Seus fundadores o casal Sr. Pelegrino José Donato e Dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes, A Cristaleira, que foi rebatizada tempos depois para Magazine Luiza através de um concurso de rádio idealizado por dona Luiza, que contou com a participação da população local.

A companhia teve grande expansão nas décadas seguintes, inaugurado em 1974 sua primeira loja de departamentos com mais 5000 metros quadrados, chegando a 30 lojas nos primeiros 20 anos, nesse período também houve o ingresso de outros familiares no negócio.
 Luiza Helena Trajano,aos 18 anos ingressou efetivamente na empresa, ela já havia tido uma experiência aos 12 anos nas suas férias,  passando por todos os departamentos até assumir a superintendência da companhia, em 1991.

A política de gestão de pessoas com benefícios aos colaboradores e, se extendendo muitas vezes aos familiares, é um dos pilares do Magazine Luiza. Em 2018, a empresa foi reconhecida pela 20ª vez no ranking das melhores empresas para se trabalhar pelo Great Place to Work.

Sua cultura empresarial conta com pilares muito bem estabelecidos e respeitados, dentre eles estão a Meritocracia; Comunicação; Autodesenvolvimento; Política de Portas Abertas; Pessoas em Primeiro Lugar, entre outros.

Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento; Ética; Simplicidade e Liberdade de Expressão; Inovação e Ousadia; e a Regra de Ouro, (faça aos outros o que gostaria que fizessem a você), são os princípios e valores que fazem a companhia com mais de 1000 lojas ser um sucesso popular.

2 Estratégias de marketing

        Em 1993, Luiza Helena Trajano criou, uma das estratégias de marketing e vendas mais copiadas do varejo brasileiro: a Liquidação Fantástica. No início de janeiro a rede vende produtos de mostruário e vende seus estoques de ano novo em um único dia, com descontos reais de até 70%. A campanha mobilizou muitos consumidores e houve formação de extensas filas em frente às lojas.

A empresa foi sempre inovadora em suas ações de marketing, estratégias como o "Dia de Ouro" (2005), com o objetivo de reconhecer e recompensar clientes; a inauguração de 50 lojas quase simultaneamente em 2008, quando completaram 50 anos; ações focadas em mulheres como por exemplo o Canal da Mulher (2017); ainda quando a internet dava seus primeiros passos no Brasil, Luiza Helena Trajano implementou no Magazine Luiza o conceito de lojas virtuais (1992); a companhia lançou a Lu, assistente eletrônica de vendas, simbolizada por um avatar (2003). O grande varejista mostra que leva a sério sua missão “Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada, que visa sempre ao bem-estar comum”, com a implementação das seguintes estratégias.

2.1 Inclusão digital

O varejista atua como um facilitador para acesso a tecnologia, sendo o vendedor um agente orientador neste processo, a companhia acredita que ao inserir o consumidor à tecnologia é uma oportunidade para se tornar referência nesse mercado em crescimento.  O varejista assume a posição de convidar e ensinar o consumidor a se digitalizar.

        

2.2 Digitalização de lojas físicas


Com a implementação dos projetos do Mobile Vendas, Mobile Montador e Mobile Estoquista, o Magazine Luiza espera ganhar em produtividade e a equipe de loja em autonomia e aumento do volume de vendas, enquanto o cliente ganha tempo e uma experiência mais agradável no processo de compra. Certamente a empresa ganhou muita agilidade no processo de compra e venda.

2.3 Multicanalidade

Os CDs (Centros de Distribuição), o backoffice, e as transportadoras terceirizadas que distribuem os produtos do grande varejista pelo país suportam as operações on-line e física. O consumidor ainda conta com a infrainstrutura do Retira Loja, sistema que permite comprem por meio das plataformas digitais economizem e ganhem agilidade ao retirar os produtos em qualquer uma das lojas físicas.

2.4 Marketplace

Estratégia que visa de aumentar o mix de produtos vendidos em até 10x ao longo dos próximos anos, atraindo pequenos e médios empreendedores e, para isso, ela lançou uma plataforma on-line gratuita e interativa de treinamento para ajudá-los a fazer crescer seus negócios.

2.5 Cultura digital

A cultura da Companhia sempre valorizou velocidade, inovação e pessoas em primeiro lugar.
Por essa razão foi criado o Luiza Labs, setor de inovação, uma startup dentro da companhia. Entre os produtos desenvolvidos pelo Luizalabs estão: (i) o novo aplicativo para os clientes do Magazine Luiza com acesso móvel (smartphones, tablets), (ii) o Mobile Vendas, Mobile Montador e o Mobile Estoquista, (iii) a adoção do Big Data (sistema personalizado de recomendação de produtos), (iv) entrega Multicanal, e (v) a venda dos produtos do site nas lojas físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com