TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Caso Big Data Magazine Luiza

Por:   •  14/8/2020  •  Resenha  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

A Analytics do Magazine Luiza foi realizada por iniciativa da equipe de TI, responsável pelo e-commerce. O projeto Bob (aplicação de Big Data) começou com o desenvolvimento da Magazine Você:

A ideia era montar um social commerce. Iríamos nos aproveitar das conexões das pessoas em redes sociais, como o Facebook, e a partir daí vender os produtos. Existem estudos que comprovam que as pessoas têm uma propensão 4 vezes maior de comprar algo que é sugerido por alguém com quem elas possuem uma conexão direta. Esta ideia potencializou o surgimento do Magazine Você. (...) Depois que o projeto entrou no ar e pela natureza do próprio projeto (open graph, que é um grafo onde você tem vértices e arestas conectando pessoas a outras pessoas, interesses, etc.), a gente começou a tentar conectar isso. (...) Daria para entendermos um pouco melhor do comportamento dos nossos possíveis clientes, referente a produtos.

(Gerentes de TI e CTO)

O objetivo é saber o que as pessoas fazem na Magazine Você e depois fornecer recomendações de produtos para as pessoas da sua rede. A análise do comportamento pode compreender melhor o comportamento do consumidor.

O impacto estratégico do Big Data na Magazine Luiza, está relacionado ao melhor e mais rápido entendimento do mercado para direcionar a estratégia. A importância da consistência entre projetos de Big Data. O principal objetivo do uso de big data na Magazine Luiza é personalizar a experiência para melhorar a satisfação do cliente e buscar a fidelização.

A iniciativa do Bob surgiu no campo técnico e foi apoiada pelo diretor executivo. Os planos de projetos surgiram na área de e-commerce, que mais tarde se tornou o Luizalabs, mas o apoio da alta administração foi fundamental para o projeto. É reconhecido que o projetos de Analytics de alto desempenho, podem ser concluídos internamente, promovendo assim o desenvolvimento da área.

Tivemos um patrocinador interno na empresa, o Diretor Executivo, que comprou a briga. Se ele não tivesse comprado essa briga, nada disso teria ido para frente. Ele viu o valor que isso tinha, mas sempre tínhamos que provar isso para ele. O projeto ganhou uma proporção grande mesmo quando a gente colocou o Bob, comparando com o que já tinha na empresa. Viu-se que o Bob performava mais e melhor do que o que existia, então ele disse: “Pera aí, acho que santo de casa faz milagre sim”. Não é só algo que vem de fora, dos grandes, que pode trazer o tipo de impacto que nossa solução foi capaz de gerar.

(Gerentes de TI e CTO)

Apesar do foco estratégico, e de ter começado a expandir o uso de big data em outras áreas, é importante que o plano de Analytics comece na área de TI, para que outras áreas possam gradualmente aderir a este conceito e se beneficiar das soluções de Analytics, em processo de amadurecimento.

Gradualmente, o sistema de recomendação começou a se expandir para obter insights em outras áreas e produzir novos produtos. Esta expansão inclui a equipa de TI na procura de soluções para fazer face aos constrangimentos impostos pela área de negócio, alterando assim a forma de trabalhar. A transição cultural de uma empresa de varejo tradicional para uma empresa de varejo digital requer quebrar o paradigma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com