TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: "O Ambiente Organizacional Da Petrobras"

Dissertações: Estudo De Caso: "O Ambiente Organizacional Da Petrobras". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  8.027 Visualizações

Página 1 de 5

Exercício 1 - De acordo com o caso, quais são os stakeholders internos e externos da Petrobras?

De acordo com o caso, a Petrobras tem como stakeholders internos os acionistas (sendo o BNDES um dos maiores da organização), os empregados, o ministro das Minas e Energia (que atua como membro da diretoria) e o Estado brasileiro (detentor da maior parte das ações com direito a voto).

Os stakeholders externos citados no texto são os clientes, os fornecedores, as bolsas de valores Bovespa e Nyse, e o sindicato (Sindipetro).

Exercício 2 - O fato de o governo brasileiro ser o principal acionista afeta sua posição de stakeholder? Justifique.

Como o governo detém uma participação majoritária na companhia, ele tem o maior poder no caso de uma tomada de decisão, além de ter cargos dos setores administrativos nomeados pelo presidente, o que causa uma rotatividade de quatro em quatro anos no topo dessa entidade. A Petrobras acaba sendo uma extensão do governo, no qual agrada tanto os acionistas como o Estado, já que com a entrada de capital privado faz com que a posição de stakeholder do acionista majoritário diminua.

Exercício 3 - Por que podemos dizer que, até 1995, os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Como isso afetou o crescimento organizacional? Explique.

A Petrobras, até o ano de 1995, tinha a exclusividade (monopólio) da prospecção, exploração e refino do petróleo no Brasil. Sendo assim a empresa não tinha nenhum tipo de concorrentes dentro do país, facilitando o crescimento de suas atividades, receitas e lucros, mesmo que não estimulando a produtividade e eficiência, com esse aumento a Petrobras conseguiu aumentar seus investimentos, não apenas na área produtiva, mas também em pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas. Com isso a Petrobrás tornou-se a maior exploradora de águas profundas do mundo.

Exercício 4 - Como a influência governamental afeta a política de preços da empresa?

O governo é o principal acionista da empresa, com 55,7% das ações, e além de ser o acionista majoritário a empresa está em uma área estratégica que é vista como instrumento de desenvolvimento do país, na qual os preços influenciam toda a macroeconomia já que é um elemento indispensável para todas as atividades produtivas. Portanto, o governo tem influência total nos valores cobrados, logo a empresa formula os preços junto ao governo brasileiro.

Exercício 5 - Por que, desde 2001, o número de acionistas estrangeiros cresceu muito? O que esse fato representa para a empresa? Por que ele pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa?

A partir de 2001 as ações da Petrobras começaram a ser negociadas junto com as ações ordinárias na Nyse. Esse fato demonstrou a confiança do mercado internacional para com a empresa. Porém pode prejudicar a opinião pública sobre a empresa, já que passa a impressão de que a empresa e os seus recursos gerados não farão mais parte do Brasil.

Exercício 6 – Porque a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobras?

Geopolítica se refere ao grau de importância e influencia que a política possui sobre sua nação, negociações que realizam ou pretendem realizar. No caso da Petrobras a geopolítica é um importante fator, uma grande organização com muitos negócios, referentes a diversos recursos, estatal e por este motivo a política possui grande influência, não só no Brasil, mas em todas as outras nações pela qual a Petrobras possui negócios, os presidentes de cada nação são responsáveis pelos acordos aceitos e parcerias, não apenas os presidentes mas as condições que os países se encontram também influenciam positivamente ou negativamente a Petrobras.

Exercício 7 – Como a instabilidade política na Bolívia afetou os negócios da Petrobras naquele país?

A Petrobras investiu um bilhão de reais e planejava investir mais na enorme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com