TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: O Jeitinho GOL De Voar

Trabalho Escolar: Estudo De Caso: O Jeitinho GOL De Voar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  11.200 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso: O jeitinho GOL de voar

1) Qual é a estratégia de negocio que a Gol utilizou para entrar no setor de aviação comercial no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas?

Sua estratégia era estabelecer campanhas de baixas tarifas para classes mais baixas, que abrem Mao de regalias e serviços de luxos. As principais vantagens competitivas era realizar vôos domésticos, reduzir gastos, aumentar a produtividade por avião ter uma frota homogênea e econômica para reduzir despesas e assim utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas eram menores.

2) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?

Missão: Aproximar pessoas com segurança e inteligência.

Visão: Ser a melhor companhia aérea para viajar trabalhar e investir.

A empresa obteve mudanças sim ao longo dos anos, como a Gol comprou a Varig e Webjet isso mudou muito.

3) A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da Gol. Você concorda com essa afirmação?

Sim, pois com isso a Gol aumentou sua participação no mercado doméstico e ameaçou a liderança da TAM. Além disso, a empresa aproveitou e levou o seu modelo de negócios para a América Latina, e expandindo-se gradualmente para a Bolivia, Paraguai, Uruguai, Peru, Chile e Venezuela, entre outros destinos na América.

4) Alguns analistas afirmam que, com o passar do tempo a Gol e a TAM ficaram muito parecidas. Concorda com essa afirmação? Qual é a perspectiva da Gol para os próximos cinco anos?

Sim, pois elas disputavam entre si. A perspectiva da Gol é adquirir a portuguesa TAP, de forma a entrar definitivamente no mercado europeu, além de abrir uma rota para Miami, uma porta de entrada no mercado norte-americano.

5) Procure analisar o setor da aviação comercial brasileira a partir do modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter.

Rivalidade entre os concorrentes: A Gol á vários concorrentes entre eles a Azul, Webjet e sua mais forte e principal concorrente a TAM.

Poder de barganha dos clientes: Como á poucas companhias aéreas cada uma quer se diferenciar da outra, para oferecer o melhor serviço, umas com valores altos e outras com valores reduzidos ou qualidade reduzida, e isso caba impactando os clientes, pois não há negociação.

Poder de barganha dos fornecedores: Se houver algum tipo de limitação dos fornecedores acaba afetando a companhia aérea.

Ameaça de novos entrantes: Todas as empresas estão sujeitas a ameaças de novos entrantes, e no setor de companhia aérea não é muito diferente. A TAM acaba sendo uma ameaça de novos entrantes por causa de sua igualdade nos aviões/equipamentos e de seus preços, fazendo com que a Gol diminua seus preços e diferencie seus aviões/equipamento.

Ameaça de produtos substitutos: Como muitas vezes viajar de carro, ônibus, trem ou navio é mais barato, muitas pessoas deixam de viajar de avião para pagarem mais barato escolhendo outro meio de transporte. Ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com