TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso: A Gol Levanta Voo

Artigos Científicos: Estudo De Caso: A Gol Levanta Voo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  5.869 Visualizações

Página 1 de 4

GOL

Questões

1- Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação civil no Brasil.

Utilizou o modelo low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa), que vinha transformando pequenas companhias em grandes sucessos por todo o mundo. Seu modelo baseava-se em só realizar voos domésticos, reduzir gastos com serviço de bordo, aumentar a produtividade por avião, ter uma frota homogenia e econômica e utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.

2-Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

A missão da Gol era se estabelecer como uma das companhias aéreas é transportar pessoas de classes mais baixas com tarifas reduzidas. A visão da Gol era manter seu crescimento, elevando sua participação no mercado. Sim, a missão e a visão da Gol mudou ao longo dos anos, no site hoje diz que a missão é “Aproximar pessoas com segurança e inteligência”. E a visão é “Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir”.

3-Faça uma análise SWOT para o início das operações da Gol.

Pontos Fortes: Preços mais baixos; Produtos de alta tecnologia; Flexibilidade; Eficiência operacional.

Pontos Fracos: Fraca imagem de marca.

Oportunidades: Redução de salários dos funcionários; Aumento da base de clientes por meio da oferta de voos em rotas muito demandadas e em rotas pouco atendidas pelos concorrentes; Crescimento tecnológico (com modelos mais modernos de aviões, que requerem menos tempo de manutenção, passando mais tempo no ar do que no solo, ao contrário dos concorrentes).

Ameaças: Ação dos concorrentes (outras linhas trabalharem com maiores escalas de voo e maior oportunidade de promoções).

4- Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

A estratégia seguida é de Liderança em Custos. O preço baixo age como barreira forte de entrada a outros concorrentes, como vantagem negocial com relação aos clientes e fornecedores. A empresa se concentra em oferecer preços mais baixos, qualidade razoável, serviços de menores custos.

5-De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

A Gol traçava suas estratégias por meio de planos de ação. Usou uma estratégia de marketing para alcançar os clientes de classe baixa. Na estratégia de recursos humanos, contratou trabalhadores experientes para desempenhar as funções específicas e oferecendo planos de participação nos resultados e de compras de ações da empresa, motivando o seu pessoal. Criou confiança no mercado e se tornou uma das maiores companhias aéreas e com isso ela conseguiu desbancar seus concorrentes e comprou linhas aéreas aumentando o numero de aeronaves e diminuindo sua concorrência.

6-Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/Mckinsey, qual é a posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com