TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Da Gol

Ensaios: Estudo De Caso Da Gol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de Caso da Gol

01) Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil?

A Gol entrou no setor de aviação civil, implantando o modelo low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa). Sua ideia era estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender à demanda das classes mais baixas, que abrem mão de regalias e serviços luxuosos.

02) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol?

Missão: “Prover transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelo trinômio baixo custo, baixo preço e de excelência na qualidade, através de soluções inovadoras, buscando maximizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade”.

Visão: “Superar-se e ser reconhecida, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América Latina”.

03) Faça uma análise SWOT para o inicio das operações da Gol.

Ambiente interno/ Força:Frotas modernas e econômicas, serviço de bordo simplificado, custos baixos com os funcionários devido ao número reduzido de profissionais por aeronave em relação a concorrência;

Fraqueza; Não operar em rotas operacionais, não possuir serviços exclusivos de bordo.

A Gol optou por voos domésticos, limitando seus destinos. Ela não faz voo internacional.

Ambiente externo/ Oportunidades: Rotatividade alta em seus voos. Como a Gol não fazia voos internacionais ela tinha a vantagem de concentrar seus esforços direcionando suas rotas onde mais se voa no Brasil. Voar em rotas curtas, eixos Rio X São Paulo e Brasília BH por exemplo. Redução de custos pelas vendas através da internet também foi uma oportunidade explorada com sucesso pela companhia em estudo;

Ameaças: Quem se destaca sempre é invejado por alguém, na Gol não é diferente, logo a concorrência passou a se modernizar, reduzir custos e ter diferenciais que a Gol também possuía, era necessário inovar mais uma vez.

4) Quais são as principais vantagens competitiva da Gol, segundo tipologia de Porter?

Analisando a empresa GOL podemos perceber que ela vem crescendo cada dia mais devido as vantagens que ela oferece a seus clientes como por exemplo,viagens com preços muito mais acessíveis do que os da concorrência gerando assim um aumento no número de passageiros e também nos seus lucros.A empresa trabalha com um número reduzido de funcionários diminuindo as suas despesas , alem da terceirização de todas as suas atividades gerando uma maior comodidade e confiança em seus passageiros por a empresa trabalhar somente com pessoas especializadas no assunto.A estratégia de negócios utilizada pela empresa vem da inovação nos seus serviços , pois a cada dia que passa ocorre um aumento na concorrência , portanto inovar é sempre fundamental.Outra estratégia utilizada foi a diferenciação nos serviços que a empresa fornece a seus clientes.

5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com