TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso: A Gol levanta vôo

Artigo: Estudo de caso: A Gol levanta vôo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso: A Gol levanta vôo

1-

O modelo de negócio que a gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil foi o modelo low cost, low fare (baixo custo e baixa tarifa). Utilizando os baixos custos com funcionários, aeronave. Baixando com isso o preço das tarifas.

2-

Missão:

· Realizar vôos domésticos.

· Reduzir os gastos com serviços de bordo aumentar a produtividade por avião; diminuindo o tempo que os aparelhos. Permanecem no solo.

· Ter uma frota homogêneo e economia reduzindo despesas com manutenção e combustível.

· Utilizar aeroportos regionais médios onde as taxas cobradas das empresas são menores.

Visão:

· É montar uma companhia área com preço mais acessível à população diminuindo os custos por passageiro.

Análise SWOT:

Enfraquecimento da concorrência era uma boa oportunidade para o lançamento de uma nova companhia de aviação. A idéia era de estabelecer uma companhia de baixas tarifas para atender as demandas das classes mais baixas.

3-

A aquisição da Varig veio para possibilitar a expansão das operações da Gol em destinos internacionais e domésticos. Desta forma conseguiram ampliar a capacidade de transportar passageiros e de lançar novas rotas e destinos, ocupar mais espaço nos principais aeroportos do País, como Congonhas, em São Paulo, atingindo alguns de seus objetivos mercadológicos.

Acredito que a Gol irá manter a vantagem competitiva por ser uma empresa que está sempre atenta ao mercado e pelo seu método de ação - low cost, low fare - ser vantajoso perante a concorrência.

A Gol iniciou suas atividades no dia 15 de janeiro de 2001. A média de ocupação no primeiro dia foi de apenas 32%, mas cresceu gradativamente e atingiu 70% apenas um ano depois. Hoje a Gol tem vantagem sobre as concorrentes por já ter iniciado com o modelo de low cost, low fare. (baixo custo, baixa tarifa). Isso lhe da uma enorme vantagem sobre seus oponentes.

As empresas de ônibus tiveram que rever os preços das suas passagens, baixando significamente, pois com o preço que a Gol oferece nas passagens com suas aeronaves e quase igual. Com isso os passageiros optam pelo avião, pois a diferença no preço da passagem é pouca. Sabe que a viagem de avião ele terá maisconforto, praticidade, mais rapidez para chegar ao seu destino, com isso uma viagem tranqüila e muito menos cansativa.

Modelo das cinco forças competitivas de Michael Porter:

· Rivalidade entre os concorrentes

· Poder negocial dos clientes

· Poder negocial dos fornecedores

· Ameaça de entrada de novos concorrentes

· Ameaça de produtos substituto

A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da Gol. Você concorda com essa afirmação? Será que a Gol conseguirá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com