TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido Estetica

Por:   •  22/1/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Salvador

Departamento de Farmácia e Estética

Curso Estética 2º Semestre

Disciplina: Química Geral

Professor: Júlio Assis

ESTUDO DIRIGIDO DE COSMÉTICA

1 – Explique o que é ligação dipolo-dipolo.

É um tipo de dispersão de London que ocorre entre moléculas polares, ou seja, moléculas que não apresentam uma distribuição uniforme de cargas ao longo de sua superfície. Ex.: HCl e H2O.

2 – Explique como os metais conduzem eletricidade.

Os metais na sua forma natural apresentam estrutura cristalina formada por cátions do mesmo metal envolvidos em uma nuvem de elétrons, é essa nuvem eletrônica a responsável pela condutividade elétrica.

3 – Qual é a diferença entre ligação covalente e ligação iônica? .

Na ligação covalente há o compartilhamento dos elétrons da ligação por ambos os átomos e na iônica há uma perda e um ganho de elétrons, o metal doa o seu elétron para o ametal com a finalidade de se enquadrarem na regra do octeto.

4 – Explique por que o cristal de sal grosso (NaCl) conduz eletricidade quando o dissolvemos na água, enfatizando a ligação iônica entre o sódio e o cloro.

O cristal de NaCl é do tipo iônico formado por cátions de sódio e ânions de cloro unidos por uma força eletrostática do tipo iônica, quando dissolvido em água o cristal é rompido liberando íons sódio e cloro, com essa dissolução surge a presença de elétrons livres devido ao processo de perda e ganho entre sódio e cloro o que provoca a condutividade elétrica.

5 – Se o gás carbônico é uma porção de matéria gasosa, por que é possível comprá-lo na forma sólida? Explique com base nas ligações intermoleculares.

No estado gasoso as forças de interação intermolecular são as mínimas possíveis, neste estado as moléculas tendem a ficar o mais distante possível uma das outras. Para obter o CO2 no estado sólido é necessário promover o abaixamento da temperatura até o seu ponto de congelamento (-78ºC), a força intermolecular existente entre as moléculas de CO2 é do tipo dispersão de London dipolo-dipolo induzido, são forças fracas existentes em moléculas apolares.

6 – Mesmo possuindo pH neutro, um determinado shampoo pode provocar efeito indesejado no cabelo, abrindo suas cutículas e dificultando seu penteado. Por que isso acontece?

Isso ocorre devido ao pH do cabelo está entre 4,2-5,5, um shampoo com pH 7 é considerado alcalino para nosso cabelo, levando a ter um resultado indesejado, o ideal seria utilizar shampoo com pH inferior ao do cabelo.

7 – Explique o que é uma mistura heterogênea.

Uma mistura heterogênea é aquela que possui mais de uma fase, podendo ser distinguidas muitas vezes visivelmente ou com o auxílio de um microscópio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com