TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo do idoso na enfermagem

Por:   •  2/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

Curso: Enfermagem

Disciplina: Propedêutica e Processo de cuidar da saúde da mulher

Turma:

Ano letivo 2015.1

Docente: Esp. Elyade Nelly Pires Rocha

Discente: Jamilli Sarraf, Luan Flexa e Walison Santos

Data: 20 /02 /2015  

Responda ao questionário referente a  portaria  Nº 1.067/GM de 4 de julho de 2005:

  1.  Quais os princípios e diretrizes para a estruturação da Politica de Atenção Obstétrica e Neonatal?

A Atenção Obstétrica e Neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização, além de acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os com sujeitos direitos.

  1. Os estados e os municípios necessitam dispor de uma rede de serviços organizada para atenção obstétrica e neonatal, com mecanismos estabelecidos de referencia e contra referência, considerando quais critérios?

Os critérios considerados são a vinculação de unidades que prestam atenção pré-natal às maternidades e hospitais, conforme definição do gestor local; além também a garantia dos recursos humanos, físicos, materiais e técnicos, necessários à atenção pré-natal, assistência ao parto e ao recém-nascido e à atenção puerperal, com estabelecimento de critérios mínimos para o funcionamento das maternidades, hospitais e unidades de saúde.

  1. Os estados e municípios, por meio das unidades integrantes de seu sistema de saúde, devem garantir uma atenção pré-natal realizada em conformidade com quais parâmetros?

Os parâmetros são a capacitação precoce das gestantes com realização da primeira consulta pré-natal até 120 dias da gestação, a outra é a realização de, no mínimo, seis consultas de pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação além de também do desenvolvimento de atividades ou procedimentos durante a atenção pré-natal tais como: identificação da gestante pelo nome e dos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento, outra é a escuta da mulher e de seus/suas acompanhantes, esclarecendo duvidas e informando sobre o que vai ser feito durante a consulta e as condutas a serem adotadas e as atividades educativas.

  1. Atividades educativas – a serem realizadas em grupo ou individualmente ao longo da gestação, com linguagem clara e compreensível, considerando as especificidades das adolescentes, proporcionando respostas às indagações da mulher ou da família e as informações necessárias envolvendo quais temas?

A importância do pré-natal, higiene promoção da alimentação saudável e atividade física; desenvolvimento da gestação, modificações corporais e emocionais, medos e fantasias referentes à gestação e ao parto; atividade sexual; sintomas comuns na gravidez e orientação alimentar para as queixas frequentes; sinais de alerta e o que fazer nessas situações; preparo para o parto: planejamento individualizado considerando local, transporte, recursos necessários para o parto; orientação e incentivo para o aleitamento materno; e importância do planejamento familiar, num contexto de escolha informada.

  1. Quais são os exames laboratoriais descritos na portaria que devem ser ofertados aos usuários?

ABO-Rh, Hemoglobina/Hematócrito; glicemia de jejum; VDRL; urina tipo I; oferta de testagem anti-HIV; sorologia para hepatite B (HBsAg); sorologia para toxoplasmose (IgM).

  1. Durante a ATENÇÃO AO PARTO – quais as ações e procedimentos que devem ser realizadas?

Acolher e examinar a parturiente; chamar a gestante pelo nome e identificar os profissionais de saúde; garantir a visita do pai ou de familiares sem restrição de horário; garantir o direito a acompanhante durante o pré-parto, parto, pós-parto; garantir o apoio diagnostico necessário; garantir os medicamentos essenciais para o atendimento das situações normais e das principais intercorrências; acompanhar as mulheres em trabalho de parto com monitoramento e promoção de bem-estar físico e emocional da mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com