TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo sobre importancia da T.I para crianças

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo sobre a importância do ensino de informática para crianças e sustentabilidade

  Habitamos em um mundo dominado pela informação, onde a tecnologia se desenvolve cada vez mais rápido, e na maioria das vezes nem percebemos esse avanço tecnológico. O fato que infelizmente o ensino para crianças e adolescentes atualmente está precário e não está tendo a atenção necessária.

  Desta forma, considerando-se que o computador veio como uma ferramenta inovadora e facilitadora, sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social é uma realidade da qual não se pode fugir (FIDALGO NETO et al., 2009; KOLIKANT, 2009). Tendo em vista que o computador se encontra inserido direta ou indiretamente no cotidiano das pessoas como um instrumento quase obrigatório em diversos setores da sociedade, Figueiredo e Bittencourt (2005) salientam que sua utilização na educação faz parte de um processo natural do avanço da ciência. De acordo com Geller e Enricone (2009), o computador tornou-se um elemento para expansão do conhecimento humano com grande flexibilidade de adaptação ao ritmo de aprendizagem do indivíduo. Mattei e Rausch (2008) também enfatizam que essa ferramenta pode potencializar mudanças no processo de ensino/aprendizagem com resultados promissores, possibilitando a criação de várias experiências de aprendizagem. A introdução da informática na educação e sua grande acessibilidade requerem que também a população infantil tenha acesso a essa tecnologia (CHUANG; CHEN, 2009; GALLO, 2002). A informática direcionada às crianças pode auxiliar no seu processo educativo (OLIVEIRA, 2006) por possibilitar que a criança aprenda “brincando”, construindo seu próprio conhecimento, desenvolvendo competências e habilidades como agir com autonomia, pensar, criar, aprender e pesquisar (MATTEI; RAUSCH, 2008; TÜZÜN et al., 2009). De acordo com Tüzün et al., (2009), o uso do computador pelas crianças contribui para o aceleramento de seu desenvolvimento cognitivo e intelectual ajudando-as em suas habilidades de inventar e de encontrar soluções para problemas com os quais se defrontam. Além disso, esse recurso acrescenta uma tal dimensão motivacional que tarefas que poderiam ser vistas pelas crianças como cansativas são realizadas com interesse graças a seu nível de complexidade e realismo. Portanto, é de suma importância o desenvolvimento de estratégias que promovam a inclusão dessa população nessa nova tecnologia. Contudo, antes de utilizar o computador como ferramenta de aprendizagem, a criança precisa aprender como se dá o seu funcionamento.

  Além disso tudo não podemos deixar de lado a sustentabilidade, que é o termo usado para definir as ações feitas no meio ambiente para satisfazer a necessidades humanas, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Sustentabilidade está diretamente e fortemente ligada ao desenvolvimento econômico e material sem causar maiores danos ao meio ambiente, utilizando seus recursos materiais de forma inteligente.

  Alguns exemplos de ações de sustentabilidade são: Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário; Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica; Ações que visem o incentivo à produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos; Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento; Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar; Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos; Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo; Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia; Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício; Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (747.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com