TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 1 Teoria Da Administração

Casos: Etapa 1 Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1

1. A palavra Administração envolve o processo de decidir e resolver problemas com eficiência e eficácia. O conceito de administração foi criado acerca de 3.000 a.C. onde surgiram os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais (MAXIMIANO 2012). Com o passar do tempo alguns conceitos mudaram, de acordo com a necessidade e com as circunstâncias de cada época. Segundo Maximiano a partir do século XXI ocorreram várias mudanças em todos os ambientes da Administração: competitivo; tecnológico; econômico e social, o que levou ao surgimento de novas técnicas e conceitos na Administração.

2. Escola é linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque (pensamento) para analisar ou adotarem o mesmo raciocínio: escola das relações humanas, escola japonesa. A escola do processo administrativo, às vezes chamado escola funcional, compreende os autores que usam a definição de Fayol, da administração como processo de planejar, organizar, executar e controlar.

Escola clássica –. Eficiência, organização e processos produtivos são os conceitos que estão nas raízes da escola clássica.

Frederick Winslow Taylor – Movimento de administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas.

Henry Ford – Linha de montagem; produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo.

Henri Fayol - Administração como processo, com identidade e papel próprios dentro de funções da empresa; papel dos gerentes e do executivo principal, diretrizes sobre como administrar.

Max Weber – Burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia tipo ideial de burocracia, organização como máquina burocrática.

Taylor liderou o movimento da administração científica, com ênfase no combate ao desperdício.

Ford desenvolveu e implantou a linha de montagem.

Fayol explicou o papel dos gerentes e o processo de administrador.

Weber lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia.

Integrantes e ideias da escola clássica:

Taylor e Ford: Movimento da administração científica e linha de montagem, ênfase na eficiência – Todas as ferramentas de administração e aprimoramento da eficiência: reengenharia, Seis Sigma, administração enxuta, sistema Touta de produção, corrente cientifica, modelo japonês de administração.

Fayol: papel dos gerentes e processo de administrar – Processo de gerenciamento de projetos segundo o Guia do PMBOK, papéis e competências gerenciais; ciclo PDCA de Shewhart-Deming.

Weber: organização e burocracia – Sociologia das organizações, modelos de organização, máquina como representação das organizações formais, novos modelos de organização.

Escola neoclássica – Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores: Pierre Du Pont e Alfredo Sloan .

Pierre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com