TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2, Passo 2

Artigo: Etapa 2, Passo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  194 Visualizações

A electrólise é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da electricidade. Resumindo, procede-se primeiro à decomposição (ionização ou dissociação) do composto em íons e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contínua através destes íons, são obtidos os elementos químicos. Em muitos casos, dependendo da substância a ser eletrolisada e do meio em que ela ocorre, além de formar elementos ocorre também a formação de novos compostos. O processo da eletrólise é uma reação de oxirredução oposta àquela que ocorre numa célula galvânica, sendo, portanto, um fenômeno físico-químico não espontâneo.

A palavra eletrólise é originária dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade, podendo ainda ser chamada literalmente de eletrodecomposição.

A obtenção do alumínio se dá a partir do minério de bauxita (Al2O3 . 2 H2O) por redução eletrolítica.

A bauxita é purificada e dissolvida em criolita fundida (Na3AlF6) e eletrolisada numa temperatura de 1000°C.

O ânodo é formado por barras de grafita submergidas na mistura fundida. O cátodo é uma caixa de ferro coberta de grafita.

O alumínio líquido forma-se no cátodo.

A criolita reduz o ponto de fusão, logo que o Al2O3 funde a 2050°C.

O ânodo de grafita se junta com o gás oxigênio e forma o dióxido de carbono (CO2). Assim, posteriormente, novos ânodos serão dispostos na célula.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com