TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 2contabilidade Gerencial

Monografias: Etapa 2contabilidade Gerencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 02

Aula-tema: Contabilidade Divisional: Contabilidade por Responsabilidade e

Unidades de Negócios

PASSO 01

Pesquisar em sites da internet, jornais e revistas, empresas multinacionais que possuem produtos específicos para o mercado brasileiro. A pesquisa deve conter no mínimo 5 empresas e seus segmentos de atuação devem ser diferentes.

Empresa McDonald’s – Produto: Pão de queijo;

Empresa Coca Cola – Produto: Coca Cola;

Empresa Nestle – Produto: Nescau;

Empresa Barillha – Produto: Macarrão;

Empresa Procter & Gamble - Produto: Creme Dental Oral B White.

Passo 02

Elaborar uma tabela que demonstre a visão setorial multidimensional das empresas.

Estabelecer um comparativo para as empresas com e sem o novo produto.

EMPRESA PRODUTOS VISÃO

McDonald’s Pão de queijo Lanchonetes e restaurantes estrangeiros, quando decidem se instalar no Brasil, também precisam "abrasileirar" o cardápio. Só aqui a rede McDonald's vende pão de queijo e pão na chapa.

Coca Cola Coca Cola A coca Cola colocou o Brasil no clube dos países de maior representatividade para a empresa fora dos Estados Unidos, junto com México, China e Japão. Em 2012, esse grupo respondeu por 31% do volume vendido pela companhia. O desempenho tupiniquim superou a média da América Latina: por aqui, o crescimento foi de 6%, contra um percentual de 5% observado na região. O destaque foi para a marca Fanta, que subiu 11% no ano, e para as bebidas sem gás da companhia, com expansão de 16% no mercado Brasileiro.

Nestle Nescau Graças á constante inovação, e principalmente por sua capacidade de falar a linguagem dos jovens, NESCAU lidera com destaque a categoria dos achocolatados. A força da marca migrou para outras categorias de produtos, também com grande sucesso. É o caso dos cereais matinais, chocolates e biscoitos.

Nescau sempre acompanhou as mudanças nas necessidades nutricionais da população através da composição dos blocos vitamínicos, refletindo os avanços nutricionais e tecnológicos da indústria alimentícia. Atualmente, o produto contém o bloco de vitaminas e minerais Actigen-E, especialmente desenvolvido pela Nestlé para jovens que precisam de muita energia e disposição para encarar o dia a dia. Os demais ingredientes de sua formula não sofrem alterações, para que o produto mantenha sempre o sabor que o consagrou.

Barilla Macarrão A fabricante de massas Barilla lançou, em 2013, uma linha de produtos exclusiva para o consumidor brasileiro. A massa tem formulação especial que promete uma textura mais macia.

Procter & Gamble Pasta dental Oral B 3D White No Brasil, a gigante de bens de consumo comemorou um aumento de 20% nas vendas orgânicas no ultimo trimestre fiscal, encerrado em dezembro de 2012. Na comparação anual, as encomendas de produtos de higiene bucal subiram mais de 50%, na esteira do lançamento das pastas de dente Oral B 3D White com a modelo Gisele Bundchen como garota propaganda.

Como explicado nas estratégias das empresas, onde há a preocupação em atender o gosto dos brasileiros, se as mesmas deixassem de oferecer o produto, com certeza perderiam mercado pra outra concorrente. As empresas deixariam de lucrar, a não ser que oferecessem produtos que visem a substituição destes.

PASSO 03

RELATÓRIO

Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão-de-obra baratas.

Estas empresas costumam produzir produtos para comercializar nos países em que atuam ou até mesmo para enviar produtos para serem vendidos no país de origem ou outros países. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção.

A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento. Porém, grande parte do lucro obtido por estas empresas é destinado para a matriz, pertencente a outro país.

Com atuação de destaque no paès desde 1942, a Divisão brasil é uma da quatro maiores operações da The Coca Cola Company. O sistema Coca Cola Brasil é composto pela Coca Cola Brasil e por 13 grupos empresariais, que elaboram o produto final em suas 46 unidades industriais e o distribuem aos pontos de venda. Essa estrutura absorve de 60 mil colaboradores diretos e gera mais de 600 mil empregos indiretos.

Os fabricantes têm um contrato por meio do qual se comprometem a produzir, a engarrafar e a distribuir todos os produtos da Coca cola Brasil, observando um rigoroso padrão de qualidade mundial, que é marca registrada da empresa.

As fabricas que fazem parte do sistema Coca Cola Brasil encontram se estrategicamente localizadas em todas as regiões do país, garantindo o abastecimento de cerca de um milhão de pontos de venda para hidratar e nutrir os consumidores brasileiros com uma ampla linha de bebidas não alcoólicas que engloba refrigerantes, néctares e refrescos, energéticos, infantis, chás e água.

A Nestlé está no Brasil desde 1921. Por meio de uma administração robusta e focada no consumidor, baseia seu crescimento igualmente nos desempenhos econômico, social e ambiental do País. Missão Nestlé Brasil Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

A empresa hoje conta números expressivos no mercado brasileiro, entre eles destacam-se: 20 mil empregos diretos, 220 mil indiretos, seus produtos estão presentes em 98% das residências, além de um faturamento de 16 bilhões de reais.

Os produtos Oral B foram introduzidos no Brasil em 1978 pela Cooper do Brasil. Em 1982 a Cooper do Brasil deixou de operar no país, entregando o licenciamento da marca Oral B à Flex A carioca. Em 1984 a operação mundial da Oral B foi comprada pela Gillette Company. Por força de contrato de licenciamento, a Flex A Carioca produziu e comercializou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com