TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa 3 Passo 1

Exames: Etapa 3 Passo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 3 passo 1

1. Pesquisar no PLT disciplina na Bibliografia Complementar já indicada no passo 2 o tema “As organizações, A administração e o Administrador”.

Administração e Organizações

A profissão de administrar tem-se tornado cada vez mais complexa e difícil nos últimos anos, principalmente porque as organizações são sistemas tão complexos como a condição da profissão.

Combinar todas as diferenças que estão no ambiente interno e externo de uma empresa para o crescimento dessas, atualmente tem sido muito difícil para o profissional da administração.

As organizações apresentam atividades básicas, nas quais as mesmas se estruturam como pilares para seu desenvolvimento, são detalhes mais creio que para quem administra são de relevante importância.

Ao considerar atividades básicas a organização começa a ter um rumo, o qual servirá de parâmetro, com as mudanças dentro de suas necessidades, pois manter atividades básicas, análise de contribuição, análise de decisões e análise de relações dentro de uma organização, requer muito trabalho organizacional e operacional.

Administrador

O administrador trabalha em diversas estruturas de uma organização, e é responsável pelo planejamento estratégico, pelo gerenciamento do dia-a-dia da companhia e pela gestão de recursos financeiros, materiais e humanos.

O administrador conduz as relações entre as empresa e o funcionários, cuida de processos de admissão, treinamento e demissão e organiza programas de benefícios. Pode também gerenciar os processos de compra e áreas de publicidade e marketing.

Etapa 3 passo 2

2. Com base nos conhecimentos adquiridos no passo anterior, responder com suas palavras as questões abaixo:

O que você entende por Organização?

R: Para o grupo organização é toda e qualquer empresa que exerce atividades no principio geral para dar condições a profissão, combina todas as diferenças do ambiente interno e externo da empresa e seu crescimento que atualmente tem sido muito difícil aos profissionais da administração.

As organizações apresentam atividades básicas, nas quais estruturam como pilares para seu desenvolvimento, sendo eles:

• Divisão de trabalhos;

• Especialização;

• Hierarquia;

• Autoridade;

• Responsabilidade;

• Delegação;

• Amplitude administrativa.

Quais as diferenças entre as organizações tradicionais e as novas organizações?

R: As organizações tradicionais mantinham seus funcionários em diversas funções, não existia a divisão de trabalho, organização nas empresas, a valorização com o funcionário era inexistente, procuravam alcançar somente a eficiência, ou seja, a produção em massa.

Já nas novas organizações, existe a preocupação em capacitar os funcionários para determinados setores. Existe de fato a organização, identificação do perfil para cada função, onde a eficiência e a eficácia andam juntas.

Etapa 3 passo 3

Após a leitura do material do passo 2 a equipe deve debater e responder as questões abaixo:

a. Cite as quatro etapas do processo administrativo.

• Problema: erro encontrado na empresa;

• Prospecção: análise do problema ou situação que exige solução;

• Concepção: criação de alternativas, saídas, para não voltar a cometer o erro;

• Decisão: julgamento, avaliação e escolha de alternativas.

b. Quais são as quatro funções administrativas?

• Planejar: examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo;

• Organizar: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento;

• Dirigir: manter o pessoal em atividade em toda a empresa;

• Controlar: cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e ordens.

c. Quais são os três níveis do planejamento?

• Longo prazo: planejamento estratégico (diretor institucional);

• Médio prazo: planejamento tático (gerente intermediário);

• Curto prazo: planeamento operacional (supervisor, coordenador).

Etapa 3 passo 4

1. Agora vamos aplicar os conceitos vistos nos passos 1,2 e 3 na empresa ‘JC Confecções’. Elaborar um relatório contendo as seguintes informações:

a. Descrever quais características administrativas (tradicionais ou as das novas organizações) que predominam na ‘JC Confecções’?

b. Atualmente como é feito o processo administrativo da empresa?

c. Os administradores exercem as quatro funções administrativas?

Com base nos estudos feitos nessa etapa a equipe deve apontar uma sugestão de melhoria relacionada à área administrativa. u empresa. Organizar todas as informações desta Etapa para entregar ao seu professor na data solicitada. O relatório deve seguir as normas ABNT.

R: A empresa JC Confecções apresenta características administrativas tradicionais, que não se renovam e permanecem as mesmas desde o início, ou seja, onde não há planejamento, organização e liderança por parte dos proprietários para com seus funcionários, todos revezavam as funções produtivas da empresa. A parte administrativa da empresa era toda comandada pelo José, ou seja, contas a pagar, financeiro, RH, recebendo ajuda de duas funcionárias. Carlos somente cuidava da produção da empresa, esse setor era subdividido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com