TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Casos: Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

1.1 OBJETO DO ESTUDO

Aprofundar o conhecimento sobre a ética, seu conceito e seus princípios, apreciar um caso de sucesso, demonstrando a importância do desenvolvimento da ética nas organizações.

1.2 PROBLEMA DE PESQUISA

Desde os primórdios, Ética e Moral se confundem, apesar de suas origens serem distintas, onde Ética vem do grego ethos e Moral vem do latim mores, porém ambas significam costume, modo de agir, comportamento. Segundo PASSOS (2007, p.22), podemos diferenciar Ética e Moral da seguinte maneira: “A moral normatiza e direciona a prática das pessoas, enquanto a ética teoriza sobre as condutas, estudando as concepções que dão suporte à moral”. As organizações empresariais estão inseridas na sociedade e são formadas por pessoas, portanto a ética empresarial envolve não apenas as empresas, mas todos os elementos da sociedade que interagem direta ou indiretamente. No livro A

15

Ética nas Organizações, da Coleção Reflexão, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, 2001, a ética empresarial é definida da seguinte forma: A ética não é um valor acrescentado, mas intrínseco da atividade econômica e empresarial, pois esta atrai para si uma grande quantidade de fatores humanos e os seres humanos conferem ao que realizam, inevitavelmente, uma dimensão ética. A empresa, enquanto instituição capaz de tomar decisões e como conjunto de relações humanas com uma finalidade determinada, já tem desde seu início uma dimensão ética. Uma ética empresarial não consiste somente no conhecimento da ética, mas na sua prática. E este praticar concretiza-se no campo comum da atuação diária e não apenas em ocasiões principais ou excepcionais geradoras de conflitos de consciência. Ser ético não significa conduzir-se eticamente quando for conveniente, mas o tempo todo. (p.14)

Considerando, portanto, que a ética é muito mais essencial no dia-a-dia da empresa do que se imagina, chega-se ao seguinte problema:

O que é ética e como aplicá-la nas organizações para obter resultados positivos no desenvolvimento das mesmas?

1.3 JUSTIFICATIVA

Este trabalho irá conceituar a ética nas organizações e suas dimensões. Por ser a ética uma ciência que estuda os valores e virtudes do homem, com o intuito de determinar regras e condutas a serem seguidas para que o convívio em sociedade se dê de forma ordenada e justa. Surge assim, a necessidade de transmitir valores morais às futuras gerações. (MAXIMIANO, 2006). Para PASSOS (2007, p.92), “as organizações éticas buscam, na prática, serem honestas, justas e verdadeiras e democráticas, por uma questão de princípio e não de conveniências, mas nem sempre isso pode gerar sucesso e reconhecimento.” Esse tipo de atitude pode lhe trazer certo tipo de compromisso para com ela, ajudando em seu crescimento e estabilidade no mercado. O direito de falar, a exposição de idéias e a defesa de princípios, devem existir em uma empresa ética, sendo que os mais convincentes argumentos devem ser aceitos por todos os que fazem parte de sua estrutura. Enfim, o trabalho apresentará a prática da ética e suas responsabilidades sociais nas empresas, na busca pela credibilidade dos clientes, o caminho para

16

diferenciação que envolve a responsabilidade social, que nada mais é do que agir de forma clara, sendo transparentes nas negociações com clientes, fornecedores, colaboradores e a sociedade como um todo. (ASHLEY, 2005).

1.4 OBJETIVOS

Para a obtenção do resultado esperado neste estudo, foram definidos os seguintes objetivos de caráter geral e específicos:

1.4.1 Objetivo Geral

Desenvolver um estudo exploratório, visando compreender os conceitos e princípios éticos, apresentando um estudo de caso de uma empresa da região de Londrina que tem a ética como um pilar de sua cultura.

1.4.2 Objetivos Específicos •

Apresentar um histórico de Ética geral e suas teorias; • Demonstrar o conceito de Ética Empresarial e seus princípios; • Apresentar uma organização que possui uma gestão ética.

1.5 DELIMITAÇÃO DO ESTUDO

O presente trabalho se limita a um estudo do tema proposto baseado em pesquisa bibliográfica exploratória sobre a ética empresarial e em estudo de caso da prática em uma empresa.

17

1.6 ESTRUTURA DO TRABALHO

A presente monografia desenvolveu-se, além desse capitulo de introdução, em mais quatro capítulos, conforme a seguir: 1° Capítulo: Neste capítulo são apresentados além da introdução apresentando o tema, o objeto de estudo escolhido, em seguida são dispostas a caracterização do problema, a justificativa do trabalho, os objetivos geral e específico, e posteriormente delimitado o estudo. 2° Capítulo: É apresentada neste capítulo, a fundamentação teórica com o intuito de proporcionar um embasamento empírico à pesquisa, tendo sido consultados livros, artigos específicos, dissertações, teses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com