TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica

Por:   •  11/6/2013  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 12

UNIDERP - UNIVERSIDADE ANHAGUERA

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

FABIO ANTONIO LOPES / RA - 357983

LEANDRO DE SOUSA MORAES / RA -369975

PATRICIA ALEXANDRE DA SILVA / RA – 363622

RAQUEL DE ARAUJO CARVALHO / RA -352225

STEFANIO SOUSA FELIPE / RA - 355312

STENIO SOUSA FELIPE / RA - 355308

PROFESSOR: DANTE BONETTI DE FREITAS

ARAGUAINA – TO

03/06/2012

ETAPA 1

Falta de ética no trabalho.

Em uma grande empresa onde existem centenas de colaboradores que visam zelar pelo nome da empresa e sucesso da equipe, um determinado “colaborador” que trabalha no setor de compras, faz um acordo com um dos fornecedores para que eles emitam uma nota fiscal da mercadoria bem acima do valor real para que ele possa receber a diferença do valor, isso em acordo com o fornecedor que aceita a proposta, desde que, ele possa assim, também ganhar com o acordo.

Quando um novo colaborador começa a trabalhar no mesmo setor e descobre o acordo, ele também é “comprado” e começa a ter parte no esquema assim tornando-se antiético.

Soluções aplicáveis para resolução do problema.

Para que esta situação não ocorra, é necessário que a empresa mostre sua índole e elabore treinamentos que possa expressar o quanto é importante manter a honestidade e ética no trabalho, pois só assim todos verão o quanto a empresa é seria e voltada para o bem estar do funcionário e da própria empresa em questão.

O colaborador tem que se preocupar com seu futuro e com seu desenvolvimento profissional e pessoal, visando seu crescimento com honestidade; sendo com a empresa ou com o colega de trabalho.

E em relação a um novo colaborador, assim que o mesmo entrar na empresa mostrar as regras que são mantidas pela empresa, para que o mesmo não acabe sendo levado por propostas inadequadas e tendo uma conduta antiética.

ETAPA 2

Identifique com sua equipe o conjunto de conceitos (palavras-chaves) que seu mapa abordará, baseando-se nas perguntas abaixo:

1. O que é ética? Caráter; modo de agir; valor; cultura; equilíbrio e bom comportamento.

1.1 O que é moral? Interioridade do ato humano; modeo de ser; conjunto de regras.

1.2 O que é a lei? Regra de conduta humana;

1.3 Quais as diferenças e semelhanças entre si (ética moral e lei)?

Ética pode encontrar-se com a moral, pois a suporta, na medida em que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual. Da ética individual se passa a um valor social, e deste, quando devidamente enraizado numa sociedade, se passa à lei. Assim, pode-se afirmar, seguindo este raciocínio, que não existe lei sem uma ética que lhe sirva de alicerce Para o Direito Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.

Faça uma pesquisa nos sites abaixo sobre os conceitos acima relacionados e monte pares desses conceitos, com a finalidade de estabelecer relações entre eles. O que é Ética? O que é Moral?

A ética pode ser o estudo das ações ou dos costumes, e pode ser a própria realização de um tipo de comportamento. A ética se distingue de outros ramos do saber, ou de outros estudos de comportamentos humanos, como o direito, a teologia, a estética, a psicologia, a história, a economia e outros. Especificamente ética parece ser absolutamente fundamental.

Os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode ser aceito. Quem se comportasse de maneira discrepante, divergindo dos costumes aceitos e respeitados, estaria no erro, pelo menos enquanto a maioria da sociedade ainda não adotasse o comportamento ou costume diferente. A Moral identifica um modo de agir humano, regido por normas e valores, por hábitos e costumes. A moral se relaciona com o comportamento prático do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »