TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Nas Negociações

Trabalho Universitário: Etica Nas Negociações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  1.172 Visualizações

Página 1 de 3

• Diferentes visões sobre conduta ética nas negociações

A ética é percebida em uma sociedade como um conjunto de valores, sendo que estes definem o que é certo ou errado em busca do bem estar social.

Em um processo de negociação, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos, por meio da credibilidade, confiança e honestidade nos negócios. Nota-se que os padrões éticos podem divergir de acordo com os povos e pessoas, porém existem aspectos básicos, como questões morais e padrões de comportamento.

A negociação é um processo competitivo, e por isso a ética é uma questão muito importante, pois partes estão em competição para conseguirem o melhor acordo possível. Entretanto, existe a discussão quando até que ponto está se agindo de maneira ética ou não. Muitas pessoas mentem em negociações, mas este é um processo em que não se espera total honestidade dos oponentes. Se for completamente honesto, perde-se a posição negociando, e se for completamente desonesto, não há nenhuma base para uma negociação eficaz. Assim, deve-se encontrar um equilíbrio apropriado.

• Comportamentos éticos e antiéticos

Ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua postura no meio social, ou seja, à questão de verificar se as decisões e comportamentos dos administradores são corretos ou incorretos. Mediante uma escolha que possa afetar terceiros, a ética funciona como um juiz que irá avaliar a escolha feita por cada pessoa. Um dilema ético surge quando há necessidade de se fazer uma escolha difícil, desagradável e que implica um princípio moral. Ser ético ou ter um comportamento ético refere-se a um modo exemplar de viver baseado em valores morais. É o comportamento definido socialmente como bom.

Os comportamentos antiéticos podem ser definidos como ações injustas praticadas contra outras pessoas e instituições, sejam essas ações amparadas ou não pela lei. Uma conduta antiética também pode ser resultante para com os administradores, para que cumpram metas inatingíveis dentro dos limites da ética. Também são ações focadas nos resultados, sem se preocupar com as conseqüências, o que é chamada de ética da convicção, que se pauta por valores previamente estabelecidos, com efeito nas ações que deverão ser praticadas. Nos processos de negociação, os comportamentos não éticos estão envolvidos pela busca da vantagem em termos de poder e aumentar seu poder de controle além de outros fatores baseados em lucro, justiça e competição.

• Código de ética e conduta da American Standard Companies

O código de ética e conduta da empresa norte-americana American Standard Companies, destaca suas responsabilidades no local de trabalho, com o mercado, responsabilidades pessoais e globais, bem como os recursos para cumprir o código.

Alguns dos poderes envolvidos são: Família: Separação ou divórcio; revisão de pensão e guarda dos filhos; adoção; conflitos entre pais e adolescentes. Trabalhista: Dissídios coletivos; férias; salários e questões entre empregado e empregador.

Os envolvidos apresentam interesses diferentes em cada tipo de negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com