TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Nas Organizações

Dissertações: Etica Nas Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

PASSOS, Elizete. Ética nas Organizações. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Elizete Passos: Mestre e doutora em educação, licenciada em Filosofia. Vem realizando, há mais de duas décadas, trabalhos com ética. Desenvolve seu trabalho em universidades e instituições ligadas ao mundo dos negócios através de pesquisas, palestras e conferências. Atualmente é professora de Ética do Centro de Pós-graduação e Pesquisa da Fundação Visconde de Cairu (CEPPEV) e de Ética Profissional no Curso de Psicologia da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC).

A obra Ética nas Organizações busca não somente explicar o que é ética, mas também definir suas principais doutrinas éticas, como também abordar a forma correta de inseri-las nas empresas. Retrata o perfil ético ideal para as organizações como também para toda sociedade.

No primeiro capítulo, intitulado Reflexões sobre ética, a autora afirma que atualmente existem exigências de valores morais em todas as relações sociais, sejam elas científicas, políticas ou econômicas. O capítulo procura identificar as bases morais da sociedade atual e definir as características das relações humanas. Hoje, a palavra moral foi substituída por ética, por ser mais generalizada e menos relacionada com a cultura. Pode-se dizer que a moral é a prática e a ética a teoria; ou ainda definir o primeiro como objeto, e o segundo, como ciência. Deduzindo-se, assim que a ética é a ciência da moral. A vida humana é constituída de valores morais. Valores geralmente são definidos como honestidade, bondade, justiça ou utilidade; apesar de poderem ser divididos em morais e não morais. Os valores morais são ensinados à determinada sociedade através da família, da escola, da igreja, e dos meios de comunicação, regulando o comportamento das pessoas. Apesar dos valores morais serem ensinados, a sociedade capitalista em que vivemos gerou relações materiais e sociais, onde certas classes desfrutam do poder e outras sofrem as consequências dele. Estas relações fazem com que o egoísmo, a hipocrisia, o lucro e o individualismo sejam incentivados e até cultuados. O ser humano passa a ser apenas uma peça da engrenagem voltada aos interesses do capital. Construir uma nova ordem moral exige alterações na consciência coletiva e nas estruturas sociais, principalmente nas relações de produção e poder. Essas mudanças somente ocorreram caso exista a exigência de uma nova ordem, com novas condições concretas de produção e de vida. A construção de uma nova ordem não depende do esforço individual já que ela é, antes de tudo, um problema político. Nossa atual ordem moral é baseada na imposição de valores, com os quais a sociedade está comprometida apenas com a produtividade, com o lucro desmedido e com o sucesso a qualquer preço. A criação de uma nova ordem moral traria liberdade ao indivíduo, permitindo ao ser humano escolher sua finalidade de viver. Acarretaria em uma transformação social, com a criação de uma sociedade mais justa e igualitária, em que a prática moral seja embasada no respeito mútuo, na honestidade, na igualdade, na solidariedade e no amor.

No capítulo seguinte, denominado Principais Doutrinas Éticas, o objetivo da autora é caracterizar a ética ao longo da história, definindo os principais conceitos de cada doutrina ética. No período clássico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com