TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica Proffisional

Dissertações: Etica Proffisional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  901 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

ÉTICA PROFISSIONAL NA CONTABILIDADE

O Homem, ao nascer, passa a fazer parte de uma sociedade relacionando-se com seus semelhantes; onde manterá um convívio ao longo de sua vida. Cada indivíduo possui seus valores e crenças que condicionará seu comportamento na busca de seus objetivos profissionais ou pessoais. A partir desse momento, começam a surgir conflitos nos relacionamentos existentes na sociedade.

A fim de manter um equilíbrio necessário para a vida grupo, é necessário que o homem atribua limites a si próprio dentro de um nível concedido, diretamente relacionado com os valores morais; visando diminuir o nível de conflito de interesses dentro da sociedade. Todos nós devemos ser éticos tanto na vida pessoal, quanto na vida profissional.

Podemos dizer que ÉTICA significa agir de acordo com o conjunto de valores morais da sociedade, que todos nós conhecemos; tendo como objeto o estudo do comportamento humano para garantir uma boa convivência dentro desta sociedade, e analisando quais meios devem ser empregados para que essa conduta se reverta em favor do Homem.

Em qualquer relacionamento de duas ou mais pessoas, existirá dilemas morais, que vem a ser um reflexo das ações das pessoas e, surgem a partir do momento em que um indivíduo desse relacionamento contraria o que foi estabelecido como padrão de comportamento para determinada situação.

O Homem, ao longo de sua vida, passa por alterações de seu comportamento, o que não quer dizer que ele terá sua personalidade ou caráter alterados; ele apenas passa a aceitar os valores que anteriormente eram tidos como errados ou fora de seu padrão.

Toda sociedade tem sua organização voltada para um conjunto de regras que verifica as situações no cotidiano da sociedade. Como se espera que essas regras sejam cumpridas, para cada uma é fixada uma penalidade para quem a desrespeitar, mesmo que alguns não tenham conhecimento dessa penalidade, ela existirá.

O contador por estar sempre rodeado de dilemas éticos desempenha um importante papel na analise e no aperfeiçoamento da ÉTICA na profissão contábil. Por isso que para esses dilemas serem resolvidos, é cobrado do contador os princípios éticos da competência, sigilo, integridade e objetividade. Cabe ao contador zelar pela integridade e sigilo das informações e interesses das entidades que ele presta serviços.

Para o profissional, a ÉTICA é indispensável independente do setor ou área onde ele atue, ele deve ser eficiente para exercer bem sua profissão, tendo uma conduta, onde serão assumidas atitudes que se referem ao desempenho de sua profissão.

O profissional contábil possui, basicamente, como atividade à prestação de serviços; para pessoas físicas e/ou jurídicas, informando e avaliando a situação financeira e econômica de seus clientes. Assim, ajudando e interferindo na tomada de decisões sobre futuras tendências dessas entidades, tornando-o peça fundamental para a sobrevivência de seus clientes.

A ética profissional questiona qual deve ser a conduta do contabilista. Assim, falar de ética profissional é falar da realização do homem, pelo desempenho da sua atividade. Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas, pode ser o seu referencial no mercado. O Contador desempenha importante papel na analise e no aperfeiçoamento da ÉTICA na profissão contábil, que sempre esta à volta com dilemas éticos, que para serem resolvidos exigem do contador os princípios éticos.

Em nossa profissão o código de ética poder ser entendido como um princípio que diz respeito à responsabilidade, com os deveres da profissão e com a conduta do profissional de contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com