TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica e saude

Por:   •  26/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

A ética é um mecanismo que visa integrar qualquer ser humano socialmente e busca a interação de ideias coletivas. O assunto “ética” tem sido motivo de discussão pelo mundo, pois os valores adquiridos durante os anos estão sendo invertidos ou mudados  por uma sociedade pluralista. Essa reflexão vem de grandes ideias modernas, onde as pessoas tem uma descrença na tecnologia para resolver os problemas internos. Grandes acontecimentos do mundo real tem um papel importante para à busca de “novos éticos”.

Não existe um conceito exaro do que seja “ética” que seja aceito e considerado por todos que estudam o tema, existem diversos tipos de entendimentos sobre o seu significado, tanto que dependendo do contexto pode ser considerado como moral. A ética e a moral possuem um mesmo significado e compreensões, porem hoje elas são consideradas posições diferentes, ou seja, a moral é considerada um conjunto de princípios, valores que requer uma escolha da pessoa e está ligada a autonomia individual, sendo assim cada pessoa é responsável por definir sua ética. A ética se refere a uma reflexão critica sobre o comportamento humano, a tarefa ética é a procura e estabelecimento da razão de um individuo que justificam o que deve ser feito e o que não pode ser feito, ela pode ser considerada como uma normatização do que é certo e do que é errado.

Os atos éticos são exclusivos dos seres humanos, realizados por sujeitos éticos, esses devem manter total liberdade de pensamento sem serem interrompidos por forção internas ou externas.

A ética hoje vem sendo confundida com politica, ideologia e dentro outros tipos de ideias, isto esta causando uma banalização sobre a mesma. A reflexão ética é completamente multiprofissional, sua perspectiva esta ligada aos direitos de um individuo, ou seja, deve existir em todas as áreas de saúde.

Existe também uma distinção entre a ética e a deontologia. A deontologia é a ciência dos desceres. Então a ética profissional é um conjunto de normas que indicam como devemos nos comportar na qualidade de membros determinada corpo sócio profissional. Para Marcos Segre a deontologia expressa proibições à ação dos profissionais.

No Brasil as variadas áreas atuantes na saúde estão presas às varias normas deontológicas, “como códigos de ética”. Essas normas são baseadas como um padrão de conduta apara os profissionais nas relações entre eles, seja qualquer categoria, pacientes e suas famílias, autoridades e etc. Então o Brasil é uma dos países que os profissionais são obrigados a se filiarem as normas dos conselhos de ética. Em outros países a visão é apenas como uma orientação diretiva para os profissionais.

Os conselhos de ética atuam no campo da saúde constituem pessoas de direto publico com diploma legal e tem como função preservar o desempenho técnico e moral dos afiliados. A lei Brasileira obriga que o profissional tenha a inscrição no órgão regional de saúde da sua área para sua legalização. Essa forma de regulamentação da ética é muito criticada porque muitas vezes fornecem justificativa a ação dos profissionais quando contradizem decisões autônomas em relação à saúde de seus pacientes. Sandro Spisanti afirma que os códigos não podem guiar a consciência estica dos profissionais, mas sim para indicar os comportamentos corretos e apagar os incorretos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com