TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evar O Aluno A Planejar ações Práticas De Gestão De Pessoas, De Forma Que Contemple A Visão Sistêmica Da área.

Ensaios: Evar O Aluno A Planejar ações Práticas De Gestão De Pessoas, De Forma Que Contemple A Visão Sistêmica Da área.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 7

“COM NOVO CEO, MICROSOFT TEM QUE ENCARAR MUNDO PÓS-PC”.

O texto “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC” de Tozetto (2014) traz contribuições relevantes para se pensar e abordar com maior autonomia as soluções das questões norteadoras oriundas desse texto.

Para tanto, observou-se que, como afirma Tozetto(2014), “Líder no mercado de computadores, a Microsoft coloca o Windows em nove de cada dez máquinas vendidas no mundo”.Entretanto, ainda assim, perpassa por problemas de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais.Nesse sentido, a Microsoft, deve fazer levantamentos dos dados estatísticos que demonstrem que há mudanças de comportamento em função do desenvolvimento de uma nova tecnologia, e entenderem que o mercado está em constante evolução que as corporações precisam se adequar a tais mudanças, para se destacarem e obter maiores e melhores resultados.

Salientando, que dentre as opções, a Microsoft pode dispor de uma estratégia de marketing dirigida especificamente ao público corporativo, apresentando um produto com atributos que alavanquem a produtividade do público em questão, e utilizar também preços mais baixos que os concorrentes ou apresentar um portfólio com maiores ofertas de aplicativos, de modo que seu produto seja diferenciado, adequando-se às exigências do mundo corporativo, mas também interessante para os demais segmentos do mercado.

Como toda empresa, a Microsoft acabou ficando para trás de suas concorrentes, mas o que teria provocado isso?

Nota-se que, devido à demora para reagir ao advento do iPhone e Android, que apresentou uma nova interface e aplicativos que impulsionaram a aquisição dos smartphones. Esse crescimento explosivo foi o motivo de reação para a Microsoft, e essa foi uma falha, que culminou na menor preferência pelos aparelhos com o sistema operacional Windows. Embora a reação tenha apresentado ao mercado um sistema operacional competitivo, a falta de aplicativos ainda é um dos principais gargalos para ser resolvido pela Microsoft.

Conforme Levitt (1960), a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado, retardado ou detido não é porque o mercado está saturado. É porque houve uma falha administrativa, a qual ele denomina “miopia em marketing”. No caso da Microsoft, o que faltou foi uma estratégia de mudança gradual, de modo que os seus principais clientes tivessem tempo para compreender as mudanças e assim se adequarem às exigências da competitividade do mercado.

Considerando que a Microsoft não teve sua markenting retroalimentada,e, isso trouxe consequências para a mesma, percebe-se então a importância da markenting, enquanto eleemento crucial para atrair e assegurar os clientes .

Segundo Kotler e Ketler (2007 ) marketing é definido como a ciência e a arte de atrair, encantar e fidelizar clientes, criando relacionamentos à base de troca com eles, trocando sua satisfação pelos lucros da empresa. Hoje, muito mais que buscar novos clientes, a preocupação é criar formas de manter e aumentar a lucratividade dos atuais clientes. Como esse processo é também adotado pelos concorrentes, fica difícil a atração de novos clientes no mercado, provando a necessidade das empresas se preocuparem com a implantação de processos de fidelização.

Outro ponto falado no texto de Tozetto(2014) é sobre as prestações de serviços, dentre eles, está o computador. Ele é um produto, com características muito peculiares. Abordando que produto é mais que uma oferta tangível. É algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser apreciado, adquirido ou consumido. Quando as pessoas pensam num produto, mais do que no próprio produto, elas pensam na satisfação que o mesmo lhes proporcionará.

Dando continuidade as discussões,no que se refere ao ramo empresarial , o autor trata no texto supra citado de um tema muito relevante que são os componentes do mix de comunicação O mix de comunicação é composto por seis formas essenciais de comunicação. São elas: a propaganda, a promoção de vendas, as relações públicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências, o marketing direto e as vendas pessoais.

• Propaganda: um dos itens mais famosos e utilizados do mix, que se utiliza dos meios de comunicação para chegar até o cliente. Propaganda vem do Latim Propagare: reproduzir doutrinas ou princípios. Conforme Kotler (2007) apud Marques (2013), é qualquer forma remunerada de apresentação não pessoal e promocional de ideias bens ou serviços, por um patrocinador identificado. Existem várias formas de propaganda, entre elas pode-se citar: outdoors, espaços públicos, merchandising (estímulo que impulsiona o cliente a adquirir o produto, no ponto de venda).

• Promoção de vendas: consiste numa diversidade de ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, visando estimular a compra ou a venda de um produto ou serviço. São exemplos: concursos, jogos, loterias e sorteios, prêmios e brindes, amostras, feiras setoriais, exposições, demonstrações, cupons e reembolsos parciais.

• Relações públicas e assessoria de imprensa: uma variedade de programas utilizados para promover ou proteger a imagem da marca. Possuem apelo fortíssimo, devido a alta credibilidade, já que as matérias ou artigos têm mais credibilidade que os anúncios. Exemplos: kits para a imprensa, palestras, seminários, relatórios, doações, publicações, relações com a comunidade, lobby, revistas e jornais corporativos.

• Eventos e Experiências: o consumidor se torna pessoalmente envolvido, participando de eventos patrocinados pela empresa e projetados para provocar interações. Esses eventos podem estar relacionados a esportes, diversão, festivais, artes, causas, atividades de rua.

• Marketing Direto: com a utilização de ferramentas como mala direta, telemarketing, marketing pela internet e outros, com muita rapidez e interação é possível a comunicação com os clientes. As formas mais comuns são catálogos, malas diretas, telemarketing, vendas pela TV, e-mail marketing, correios de voz. Realmente o telemarketing, é importante ferramenta de comunicação, quando bem aplicado. Infelizmente, é comum empresas abusarem de sua utilização, indevidamente, programando ações por exemplo num sábado de manhã. Assim, uma ação que poderia até ser de boa receptividade por parte do cliente acaba por gerar insatisfação com a empresa. A mala direta é outro exemplo de excelente ferramenta com um incrível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com