TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Do Contexto Sócio-Histórico

Casos: Evolução Do Contexto Sócio-Histórico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO I

QUESTÃO 1- Karl Marx (1818-1883) é um dos pensadores que melhor descreveu a sociedade moderna capitalista. Com base nos estudos, aponte os principais conceitos da teoria marxista.

Com base na teoria Marxista sobre a sociedade Moderna Capitalista pode-se afirmar o conceito de lucro, pois nas comunidades primitivas não havia essa noção e as atividades de pesca e caças eram partilhadas de maneira igual, o que foi mudando ao longo do tempo. Já a relação de trabalho pode ser definida como fator de produção de recursos de subsistência e elemento de integração e participação social. Mas segundo Karl Max à base da atividade econômica é o trabalho, pois ele torna possível a produção de qualquer bem e gera valores que constituem a riqueza nacional. Neto e Braz (2007).

Enquanto que a força do trabalho é a mais preciosa das forças produtivas de se apropriar dos meios de produção, bem como o modo como esta se organiza em um determinado estágio do desenvolvimento.

Por último temos o valor que se refere à atribuição de valor a partir da utilidade de uma mercadoria.

QUESTÃO 2- A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global. Esse processo consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. Quais as vantagens e desvantagens da Globalização, os prós e contras da globalização da economia, os benefícios trazidos pela globalização, as desvantagens da globalização.

Com a globalização fato ocorrido desde o século XV, até os dias atuais vem melhorando assustadoramente nos campos do comercio de produtos manufaturados, de matérias-primas necessárias às indústrias e serviços; nos transportes, nas telecomunicações, na informática, no encurtamento das distancias, nas fusões de empresas, ligando os mercados do mundo. Já o lado desvantajoso da globalização prejudica os trabalhadores com pouca ou nenhuma qualificação, além das famílias de baixa renda que não tem acesso à tecnologia gerada pelo processo de globalização.

QUESTÃO 3- Apresente as origens e as características do neoliberalismo e de que forma ele repercute na intensificação da desigualdade social, da pobreza e da exclusão social.

Surgiu a partir dos avanços econômicos e políticos dos países comunistas e socialistas durante a Guerra Fria e após a Segunda Guerra Mundial ganha novo conceito a partir da década de 70, apresentando como principais características: mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura da economia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas contra o protecionismo econômico; desburocratização do Estado: leis e regras econômicas mais simplifica¬das para facilitar o funcionamento das atividades econômicas; diminuição do tamanho do Estado, tornando-o mais eficiente; posição contrária aos impostos e tributos excessivos; aumento da produção como objetivo básico para atingir o desenvolvi¬mento econômico; contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do Estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; a base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com