TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do MRP

Projeto de pesquisa: Evolução do MRP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

Fazer uma análise c

onfronta

ndo

os diversos equipamentos observados na visita

realizada à

empresa

(

A evolução do MRP permitiu a integração de sistemas de informação e tornou-se cada vez mais aplicada. Com esta evolução em contínuo crescimento levou ao conceito de ERP (enterprise resource planning), ou sistemas integrados de gestão, que integra as atividades de processamento de transações das áreas funcionais de toda a empresa de forma de fácil gerenciamento.

Figura 07 – Sistema de apoio e decisões – MRP Fonte: Corrêa et al (1999, p. 67)

O ERP foi inicialmente difundido para incluir fornecedores internos e clientes e, logo mais, para incorporar fornecedores e clientes externos, o que é nomeado de software de ERP/SCM ampliado.

O principal objetivo desta poderosa ferramenta ERP é integrar todos os departamentos e funções da empresa em um sistema unificado de informática, com capacidade de atender de forma organizada todas as necessidades daorganização. Por exemplo, uma melhor organização na entrada de pedidos permite acesso imediato ao estoque, dados dos produtos, histórico de crédito do cliente e informação prévia do pedido. Com estas facilidades e disponibilidade de informação, resulta em aumento de produtividade e a satisfação do cliente.

O principal benefício que pode ser identificado é a integração propiciada pelo novo sistema, pois como a empresas geralmente utilizam diferentes sistemas para as diferentes áreas, diversas vezes ocorrem inconsistências de informações entre eles. Com o sistema ERP espera-se que exista integração de todos departamentos, mas quando ocorre a unificação das informações, pode ser encarada como um problema, pois qualquer erro do usuário interfere diretamente nos demais departamentos. Isso acontece pelo fato que usuários não conhecem o processo como um todo e não tem conhecimento de como um erro seu pode influenciar o restante do sistema.

No final dos anos 90, os sistemas ERP começaram a serem implantados e estendidos ao longo da cadeia de suprimentos até os fornecedores e clientes. Eles podem receber funcionalidades para interação com o cliente e para gerenciar relações com fornecedores e distribuidores, tornando o sistema mais voltado para o sistema externo, de acordo com a Escola de Educação Profissional (2008, p .07).

O ERP possui algumas vantagens com sua implementação numa empresa como:

• Acabar com o uso de interfaces manuais • Diminuir custos

• Melhorar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência) • Otimizar todo o processo de tomada de decisão

• Eliminar asredundâncias de atividades

• Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado

• Reduzir incertezas do lead-time do sistema

Sem dúvidas é um grande sistema de gestão empresarial a nível mundial, que vem sendo aplicada em grandes organizações como estratégia de gestão administrativa.

Ao se analisar uma organização, precisa-se considerar diversos fatores como seu ambiente externo, composto por clientes, concorrentes, Governo, fornecedores entre outros, pois é ele quem condiciona o desenvolvimento das organizações, que interferem significativamente em decisões organizacionais, pois a empresa deve se adaptar aos fatores externos e às novas situações do mercado.

Conforme Hehn (1999), esta afirmação é validade, quando este afirma que a decisão de adotar ou não uma nova tendência tecnológica pode estar fora do controle da organização quando determinada tecnologia se torna de uso generalizado. Com isso, empresas não têm mais as alternativas de adotá-las ou não, e acabam por ser levadas pela decisão da maioria, pois caso não venham a adotar esta nova tendência, acabam ficando obsoletas.

Toda mudança causa receio em trabalhadores, principalmente porque a atividade exercida é impactada com as modificações em razão da nova tecnologia. Novos conhecimentos e habilidades são necessários, portanto a introdução de novas tecnologias causam desconforto em parte dos funcionários.

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO:

Este trabalho é um estudo de como é realizada a logística de materiais de empresas de grande porte e as principais ferramentas administrativas que compõe o escopo da administração moderna, que busca asatisfação do cliente desde a aquisição de matérias primas até o produto final.

Procura-se expor como é a composição da logística empresarial e demonstrar de forma simples a estrutura do sistema que é bastante complexo que envolve custos, velocidade de atendimento ao cliente e mais importante a satisfação dos mesmos.

seus clientes

A grande competitividade entre empresas leva organizações a estudarem a melhor forma de implantar uma logística inteligente. Um conjunto de funções que racionalizam a aquisição de matérias primas, preservação de produtos até a entrega, localização geográfica, assegurando vantagens competitivas dentro da cadeia de abastecimento e conseqüentemente a satisfação de

Num espaço competitivo, a empresa precisa alcançar vantagens competitivas e ter como estratégia a logística de forma integrada e sistêmica, visando atender de forma satisfatória seus clientes.

A importância deste estudo para o avanço da pesquisa de gestão organizacional é descrever o processo logístico e administração que se faz necessário em empresas no mundo e refletir que dentro de um processo complexo dentro da organização como um todo existem muitas vezes outras empresas, funcionários, colaboradores que precisam estar alinhados a filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com