TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução do pensamento econômico

Tese: Evolução do pensamento econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho de Economia

Evolução do pensamento Econômico

1. Precursores:

1.1 Fale um pouco sobre as primeiras referências conhecidas sobre Economia.

As primeiras referencias conhecidas de economia aparecem a Aristóteles, que aparentemente foi quem criou o termo economia, logo após encontramos algumas considerações nos escritos de Platão de Xenofonte. A partir do século XVI ocorreu o nascimento da primeira escola economia = o mercantilismo.

Temos também o Fisiocracia, Clássicos, Marxismo e Neoclássica.

1.2 O que foi o mercantilismo?

O mercantilismo foi um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os estados. O termo foi criado pelo economista Adam Smith em 1776, a partir da palavra latina mercari, que significa "gerir um comércio", de merx, produto. De início foi usado só por críticos como o próprio Smith.

As políticas mercantilistas partilhavam da crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata).

1.3 Como surgiu a fisiocracia e o que pregava?

A fisiocracia, surgiu no século XVIII e é considerada a primeira escola de economia científica. Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas, sendo elas assim, cientificamente relevantes.

Para os fisiocratas, toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto e o comércio distribui. Eram contra o intervencionismo mercantilista. Sendo importante lembrar que as ideias fisiocratas surgem na época que não existia atividade industrial, ou seja, apenas atividades ligadas ao setor primário, a agricultura. Eles também eram contra a da nobreza na economia.

1.4 Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?

Para os mercantilistas a riqueza: As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata) etc. ( metais preciosos)

Para os fisiocratas toda riqueza provém da terra, a indústria apenas diversifica o produto e o comércio ... Eram contra o intervencionismo mercantilista, Os fisiocratas consideram o sistema econômico como um "organismo" regido por leis intrínsecas (pela ordem natural das coisas), sendo elas assim, cientificamente relevantes.

1.5 Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

Adam Smith - Que defendia a desregularão. O estado deveria ser restrito a três funções principais, quais sejam:

1 - Defesa da Nação.

2 - Garantir Justiça e Segurança.

3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.

Principais Ideias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que conduzido por uma "Mão Invisível", na obtenção do máximo bem estar econômico.

1.6 O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o seu autor?

A teoria das vantagens comparativas demonstra que cada economia deve se especializar na produção de bens cujo seu preço relativo exceda o custo de oportunidade, ou seja, o modelo ricardiano, de Davi Ricardo prega a especialização na produção de um determinado bem em que o país possua maiores vantagens comparativas: pode ser o custo de oportunidade de um bem em relação a outro de determinado país. As vantagens comparativas determinam um padrão de produção, fazendo com que o comércio seja impulsionado pela diferença de produtividade da mão de obra entre os diversos países, isto maximiza a produção a aumenta a eficiência destes produtos tornando-os competitivos. Desta forma, os países acabam exportando bens produzidos de maneira eficiente e competitiva, e importando bens que seriam produzidos de maneira ineficiente

.

1.7 Quem definiu melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado?

John Stuart Mill

1.8 Defina a lei de Say.

Decorre do modelo que mantém oferta e demanda em identidade. Foi popularizada pelo economista francês Jean-Baptiste Say com sua explicação sobre o funcionamento dos mercados. A expressão didática para se referir ao princípio e que sintetiza o significado da lei, "a oferta cria sua própria demanda", teria sido difundida em Cambridge antes de 1936. Ela foi usada por Keynes na Teoria Geral em sua crítica ao modelo econômico que a adotava.

2. Teoria Neoclássica:

2.1 Fale um pouco sobre esta teoria, quem foi o grande destaque.

Seu grande destaque foi o Peter Drucker, foi uma teoria que teve algumas enfase como por exemplo a ênfase na prática de administração, ênfase nos principios gerais de gestão, entre alguns mais não menos importantes.

2.2 Duas teorias foram difundidas nesta época, o utilitarismo e o marginalismo, comente essas teorias.

O utilitarismo é uma forma de consequencialismo, ele avalia uma ação unicamente em função de suas consequências.

O Marginalismo é um movimento econômico, que afirma que o preço final de qualquer produto é também determinado pela relação oferta e demanda, não somente pelo custo de produção, que defendiam os economistas clássicos.

2.3 A teoria quantitativa da moeda também é neoclássica, o que ela relaciona?

Ela relaciona que o nível dos preços é determinado pela quantidade de moeda em circulação e pela sua velocidade de circulação.

3. Teoria Keynesiana:

3.1 Qual foi a publicação que deu início a esta teoria, e quem foi seu autor?

É a teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com