TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução humana nas espécies

Por:   •  5/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

Australopithecus  Anamensis

É uma espécie de australopiteco que viveu há aproximadamente 4,2 a 3,9 milhões de anos atrás durante o Plioceno (datados utilizando técnicas de radioisótopos aplicado em sedimentos vulcânicos), na região de Kanapoi e Allia Bay, próximo ao Lago turkana, no atual Norte do Quênia.

Esta espécie é de grande importância, pois apresentam evidencias indiscutíveis de bipedalismo, sendo as mais antigas já comprovadas. A morfologia do crânio apresenta mudanças evolucionárias de transição entre hominídeos mais primitivos como Ardipithecus ramidus e mais evoluídos como A. afarensis.

DADOS:

- Idade Geológica: 4,2 a 3,9 milhões de anos atrás.

- Estrutura Biológica:

 * Músculo Esquelético: 21 fósseis contendo a Mandíbula e Maxila, fragmentos craniais, as partes superior e inferior do osso da perna (Tíbia). É  representado por fósseis de mandíbulas, maxila, compreendendo o maxilar superior e a maioria da face. A arcada dentária possuía o formato de U.

  * Craniana ( tamanho do cérebro): Seu volume cerebral variava entre 450 cm³ a 500 cm³.

  * Peso: Cerca de 46 kg para fêmeas a 55 kg para machos.

  *Tamanho: 1,3 metros de altura

- Alimentação: Onívora

- Local onde viveu: No Nordeste Africano,( em florestas perto de córregos).

- Época: Plioceno

Australopithecus Afarensis

O Australopithecus afarensis cujo nome tem origem no local onde foi encontrado, a Depressão de Afar, é um primata que viveu há aproximadamente entre 3,9 a 3,0 mihões de anos atrás durante o Plioceno na atual Etiópia. Esse longo período de tempo, quase 1 milhão de anos, em que essa espécie prosperou demonstra que obteve grande sucesso e adaptação ao meio.

Em 1970 Donald Johanson encontrou um joelho em Afar na Etiópia na região de Hadar. Foi efetuada uma sucessão de descobertas espetaculares incluindo uma articulação do joelho, o esqueleto famoso denominado de Lucy (AL 288-1) e os restos de um grupo familiar, levando o A. afarensis a ocupar um lugar de destaque na árvore genealógica dos hominídeos.

Possuíam postura bípede, ereta ou semi reta, passando pequenos períodos de tempo escalando árvores, pois verifica-se que ainda possuíam pernas proporcionalmente curtas e braços longos, ossos curvos das mãos e pés, e as diferenças sutis nos ossos do quadril quando comparados aos hominídeos posteriores.

DADOS:

-Idade Geológica: 3,9 a 3,0 milhões de anos atrás.

-Estrutura Biológica:

 * Músculo Esquelético: Atualmente já foram encontrados mais de 400 fragmentos desta espécie pertencentes a mais de 300 indivíduos, incluindo fósseis masculinos e femininos, adultos e jovens.

 * Craniana ( tamanho do cérebro) : Variava entre 380 cm³ a 550 cm³.O crânio é caracterizado por uma face prognática (saliente), os músculos da mandíbula eram muito grandes, como evidenciado pelas grandes cristas no crânio.

 * Peso: 30 kg para fêmeas e 45 kg para machos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com