TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Sobre As Teorias Administrativas

Dissertações: Exercício Sobre As Teorias Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  11.834 Visualizações

Página 1 de 8

1. Por que é importante estudar as teorias administrativas e organizacionais?

É importante conhecer como as teorias administrativas evoluíram, e como cada uma se adaptava de certa forma à época e local aplicadas, e como de certa forma, cada uma contribuiu em certo aspecto para a evolução.

2. Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamento apresentadas neste capítulo? Dê exemplos.

O contexto histórico é apenas mais um dos quais influenciaram no surgimento das escolas de pensamento. É importante conhecer que fatos e situações foram vitais para que cada escola surgisse. Na Escola clássica, por exemplo, começavam-se a empregar os conceitos do indivíduo e da economia, para que a estrutura fosse melhor entendida e articulada. Já a Escola do enfoque comportamental surgiu em decorrer dos resultados insatisfatórios da Escola clássica, da influência da Psicologia e Ciências sociais, e da Crise de 29.

3. Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração cientifica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola?

Existem diferenças desde quanto a visão da organização, até em que a contribuição se baseia. Na Teoria da burocracia, a exemplo, é tratado um modelo ideal que simplifica e torna igualitários todos os estágios e componentes de uma organização. A Administração científica e Gestão administrativa estão juntas em tal âmbito, pois de certa forma têm objetivos semelhantes e que se completam, sendo a primeira focada na melhoria da produtividade no nível operacional, enquanto a segunda focava-se mais na organização e sua efetividade.

4. Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais são suas principais disfunções? Encontre exemplos.

Pois era considerada utópica para autores como Weber, pois nunca estaria em sua forma pura na prática, sempre haveriadevagações e sub-práticas que se distanciam da teoria em geral. Porém tal teoria, mesmo sendo considerada ideal, ainda pecava pela visão fechada do sistema, característica da Escola clássica, e também da rigidez em decorrer da formalização e abuso de poder tecnocrático.

Principalmente trazer conceitos da Psicologia e Sociologia para os preceitos da Escola clássica da Administração, inspirando a Escola do enfoque comportamental e posteriores que colocavam o indivíduo acima de um simples contribuinte braçal do trabalho.

5. Quais dos princípios defendidos por Fayol ainda são válidos na atualidade? A contribuição de Taylor pode ser considerada ultrapassada? Justifique.

Alguns dos princípios de Fayol que podemos considerar válidos são: a divisão do trabalho, a remuneração do pessoal, a iniciativa e o espírito de equipe.

A divisão do trabalho que ainda é observada em muitas empresas que consiste na especialização de funções e separar poderes de forma a obter o máximo de proveito dos indivíduos e da coletividade em uma organização. A remuneração do pessoal envolve premiar e recompensar os serviços prestados por meio de: pagamento diário, por tarefa, por peça, prêmios e participação nos lucros. A iniciativa envolve promover nos subordinados a liberdade de propor, conceber e executar. E o espírito de equipe envolve incentivar o espírito de equipe e a harmonia do pessoal como fontes de vitalidade para a empresa.

Embora muitos pontos da contribuição de Taylor não sejam mais considerados como válidos atualmente, como a ideia de que só há uma maneira de desempenhar uma tarefa ou que o trabalhador só é motivado pelos incentivos materiais, não se pode dizer plenamente que sua contribuição é ultrapassada, pois até hoje há pontos que são importantes. Por exemplo, o reconhecimento da importância de um processo de seleção científica do trabalhador, que adapte suas capacidades e aptidões às características de cada função a ser desempenhada.

6. Quais são as principais ideias defendidas pelos autores representantes das teorias de transição? Quais são as escolas posteriores que se inspiraram nas ideias desses autores?

Mary Parker Follet possuía a visão de que as organizações são como uma teia complexa de relações sociais dinâmicas e circulares. Além disso, Follet se baseava em uma visão interdisciplinar, que integrava a política, a economia e a biologia como fatores que influenciavam a interação dos grupos sociais, a isto ela chamou de modelo holístico de controle. Outro autor ChesterBarnard defendia que uma empresa só pode operar com eficiência e sobreviver quando os objetivos da organização forem mantidos em equilíbrio com os objetivos e as necessidades dos indivíduos que trabalham para ela.

É notável nas teorias de transição a busca de trazer conceitos da Psicologia e Sociologia para os preceitos da Escola clássica da Administração, inspirando a escola do enfoque comportamental e posteriores que colocavam o indivíduo acima de um simples contribuinte braçal do trabalho.

7. Como os experimentos de Hawthorne contribuíram para a consolidação da escola de relações humanas? Quais são as principais conclusões dessa escola?

Os experimentos de Hawthorne revelaram que a postura amigável e aberta dos supervisores e pesquisadores juntos aos trabalhadores resultou no aumento da moral e da produtividade destes o que levou a conclusão de que esses resultados mais eficientes eram devidos ao interesse pessoal dedicado ao trabalhador e à supervisão mais cooperativa. Nota-se, portanto, que não era um problema de natureza técnica, mas de ordem humana e social. Assim, este experimento contribuiu para a consolidação da escola de relações humanas por demonstrar que as necessidades sociais tinham precedência sobre as necessidades econômicas.

As principais conclusões dessa escola são:

• A integração social do individuo é fator determinante de seu nível de produtividade;

• O comportamento do individuo é determinado pelas normas de funcionamento do grupo a que pertence;

• As organizações são compostas por diferentes grupos formais que não coincidem exatamente com sua estrutura formal;

• Uma supervisão mais cooperativa e preocupada com os trabalhadores influencia positivamente a eficiência organizacional.

8. Qual é a contribuição dos estudos sobre motivação e liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com