TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explicando a mente: Episódio da memória

Por:   •  12/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Eduarda dos Reis Costa

RGM: 1885604-7

Explicando a mente: Episódio da memória

A memória é uma das atividades mais fundamentais, e só quando ela nos engana pensamos a respeito dela. Ela  não é tão precisa como imaginamos, sabemos que 50% dos detalhes sobre a mesma mudam em um ano, embora a maioria das pessoas pensam que estão 100% corretas. Podem até estar em linhas gerais, mas não em detalhes, como por exemplo o que estavam comendo ou vestindo em determinado momento. Recentemente psicólogos e neurociêntistas iniciaram uma tentativa de traçar vários mecanismos que produzem ilusões de memória e que ocorrem quando as pessoas lembram de episódios que não ocorreram, mas têm total convicção de que aconteceu.

O sistema de memorização envolve o lobo temporal, o neocórtex temporal, hipocampo, amígdala, tálamo, hipotálamo e córtex pré-frontal. Tais regiões cerebrais atuam como armazenadores que classificam fatos e eventos, estímulos sensoriais, respostas emocionais, resolução de problemas e comportamento. A memória pode ser desenvolvida e estimulada com técnicas mentais, boa alimentação, cuidados com a ingestão de medicamentos e técnicas de relaxamento, ou seja, tendo uma vida saudável e ativa.

As memórias não são gravação em alta definição, são mais como apresentações ao vivo criadas com contribuições de diversas partes do cérebro no presente momento.

A capacidade da memória no ser humano é infinita, pois durante nossa vida quanto mais vamos aprendemos mais armazenamos informações sem restrição de limite, como exemplos: A habilidade de falar vários idiomas ao mesmo tempo e de dirigir diversos veículos, sejam eles aéreos ou terrestres. Mesmo possuindo capacidade ilimitada de armazenamento não é necessário guardar tantas informações, então o cérebro assimila aquilo que está ligado com o nosso emocional, podemos memorizar tanto situações ruins quanto boas que vivemos ao longo de nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com