TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Explicações sobre como está se processando a documentação da obra para a realização da entrega do empreendimento

Por:   •  9/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

ATA DO RESIDENCIAL BERGAMO

Aos 16 dias do mês de dezembro do ano de 2017, as 09:30 hs, foi realizada a primeira    assembleia   do Residencial Bergamo, localizado a Rua Frei Eurico de Mello, nº. 131, Cidade Industrial - Curitiba – PR. A assembleia   foi   realizada no salão de eventos do Edifício AR 3000 localizado na Praça São Paulo da Cruz, 50 – Cabral em frente à Igreja do Senhor Bom Jesus do Cabral, entre a Rua Bom Jesus e a Travessa Dr. Flavio luz.

A assembleia foi iniciada pelo engenheiro responsável Sr. Robert da Andrade Ribeiro o qual realizou as explicações sobre como está se processando a documentação da obra para a realização da entrega do empreendimento. Ele informou que já foram realizadas todas as vistorias dos órgãos públicos que só está faltando a liberação da Prefeitura Municipal sendo assim a previsão de entrega é para o mês janeiro. Com relação as questões técnicas do empreendimento, o mesmo informou que a construção é feita em alvenaria estrutural, nada de vigas nem pilares. O nome desse método já diz; são as paredes que sustentam o prédio, Na alvenaria estrutural, as paredes são as estruturas da obra, por isso elas nunca devem ser removidas.

Foi repassado também que no dia da entrega das chaves os proprietários receberão o Manual do Proprietário, contendo informações necessárias para o bom uso do apartamento, manutenções e garantias, bem como planta elétrica e hidráulica, para que sejam observados com cuidado quando houver necessidade de perfuração de paredes para que não sejam atingidas alguma tubulação. Informou também que cada bloco tem o seu medidor de gás que o rateio pode ser feito por blocos. Na sequência outro engenheiro Sr. João   também da Andrade Ribeiro apresentou as próximas etapas até a entrega das chaves.

A construtora já deu início as vistorias dos apartamentos com os proprietários – e que praticamente foram todas realizadas faltando somente os blocos 9 e 10   que estão previstas para esta semana. Que a documentação da obra foi entregue a Prefeitura Municipal para a liberação do habite-se, após esta liberação dar-se-á as entregas dos apartamentos   que será realizada de forma coletiva daqueles apartamentos que as vistorias estavam   com tudo certo, os demais que precisaram de ajustes serão entregues individualmente para que o proprietário verifique as correções realizadas.

Os blocos entregues estarão separados dos demais blocos que estão sendo construídos através de tela e tapume até a entrega da segunda fase sendo que a Construtora estará realizando a manutenção desta separação pede -se somente que os proprietários respeitem e tenham os devidos cuidados próximo a esta área por uma questão de segurança.

O engenheiro reforçou mais uma vez que agua e gás é por bloco e a luz é individualizada.

Na sequência  a técnica social explicou a pauta da reunião, ou seja: explicações sobre a lei do condomínio , procedimentos para a  seleção de Administradora e Síndico, apresentação de duas   administradoras,   que  estariam explicando e esclarecendo dúvidas para que pudessem entender melhor o trabalho  realizado nesta área de administração condomínio para posteriormente realizar uma escolha mais concreta na assembleia de constituição do condomínio a ser realizada no mês de janeiro e a apresentação do trabalho de sindico por dois profissionais que realizam este trabalho.

Sendo assim iniciaram-se as explicações do condomínio.  O que é um condomínio?  Conjunto residencial ou comercial composto de edifícios e/ou casas, com acesso controlado, e cujos moradores dividem: Equipamentos , Áreas comunitárias e  Despesas. No Brasil, a lei básica que regulamenta  o condomínio é a Lei 4.591, de 16 de dezembro de 1964. A seguir a técnica repassou as informações sobre morar em condomínio, dificuldades enfrentadas bem como vantagens, despesas comuns que deverão ser divididas entre os condôminos conforme Lei do Condomínio. Foi explicado também sobre os documentos básicos do condomínio – 1- Lei do condomínio, 2-Convenção do condomínio e 3- Regimento interno. 2- A Convenção do Condomínio-   é um conjunto de normas internas, registrada no cartório de registro de imóveis competente,que regulamenta o comportamento  dos condôminos, 3 .Regimento Interno - Regular o comportamento dos moradores no que se refere ao uso das áreas comuns, apresentando inclusive penalidades para aqueles que não cumprirem as regras.Na sequencia a técnica falou sobre a gestão do condomínio- 1-Pode ser função exercida por um condômino;2-Pode ser exercida por uma empresa a administradora e um sindico do condomínio, ou seja proprietário,3-Pode ser exercida por uma empresa  administradora e um sindico Profissional.

Função da  administradora: Contrata pessoal, Prepara a previsão de despesas, Presta contas, Elabora folha de pagamento, Promove a cobrança das contribuições condominiais Pagamento dos encargos do condomínio, Recolhe os tributos e contribuições fiscais e trabalhistas, etc....

Serviços realizados pelo sindico- O artigo 1348 do Código Civil especifica a competência do síndico:a) Representar, ativa e passivamente, o condomínio, em juízo ou fora dele, e praticar os atos de defesa dos interesses comuns, nos limites das atribuições conferidas pela lei ou pela convenção;b) Exercer a administração interna da edificação ou do conjunto de edificações, no que respeita a sua vigilância, moralidade a segurança, bem como aos serviços que interessam a todos os moradores;c) Praticar os atos que lhe atribuírem as leis, a convenção e o regimento interno;d) Impor as multas estabelecidas na lei, na convenção ou no regimento interno;e) Cumprir e fazer cumprir a convenção e o regimento interno, bem como executar e fazer executar as deliberações de Assembleias.

Foi informado também pela técnica social que os proprietários podem se candidatar a sindico enviando proposta para ela neste email.

A primeira empresa administradora foi a Empresa GMs tendo como representante o Sr. Marcos que discorreu sucintamente sobre o trabalho da administradora para a prestação de serviços de assessoria condominial oferecem uma gama de serviços abrangentes cujo trabalho consiste em prestar assessoria na área contábil. Apresentam Balancetes claros e objetivos, com o encaminhamento da documentação respectiva ao síndico. Emitem e controlam os Boletos de cobrança eletronicamente, realizam a Administração dos recursos humanos contratando e demitindo seguindo as leis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (300.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com