TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA E TRABALHO NA REESTAURAÇÃO PRODUTIVA:AUSENCIA DE POLITICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDÇÕES DE VIDA

Dissertações: FAMILIA E TRABALHO NA REESTAURAÇÃO PRODUTIVA:AUSENCIA DE POLITICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDÇÕES DE VIDA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

3. CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo destacar e ressaltar a importância, dificuldades e anseios da mulher esposa e mãe, diante do mercado de trabalho.

Vislumbra também as diversas formas de relações familiares que encontramos no século xx.

Sabemos que a mulher é e sempre foi referencia no seio familiar, ela e o centro de tudo, exercendo funções de mãe, esposa e cuidadora.

A contemporânea tem se reconhecido de maneira distinta, já que acrescentou aos papeis citados acima os estudos e o trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

A divisão social do trabalho é a forma de realização do trabalho em conjunto e de forma planejada por varias pessoas que participam do mesmo processo produtivo mas em etapas diferenciadas .

Esta forma de atividade surgiu como uma divisão natural de trabalho entre homens e mulheres e etc.

Com o desenvolvimento e o surgimento de diferentes objetos e métodos de trabalho, evoluiu-se então para uma especialização que deu inicio ao aparecimento das primeiras unidades de produção.

A formação de grupos de trabalhadores com diferentes participações nos processos produtivos, é assegurada por propriedade que acabam levando à divisão da sociedade em classes sociais diferenciadas e por aceitar que a uma parte da sociedade explore a outra.

Manifesta-se assim as primeiras controvérsias entre os interesses individuais de grupos ou famílias e o interesse comunitário dos indivíduos que mantêm uma relação entre si.

O avanço no processo de divisor do trabalho colaborou para um aumento da produtividade com a consequente obtenção do excedente de bens de consumo. O produtor deixou de se limitar a usar todo o seu esforço diário à garantia dos meios de sobrevivência.

Esta mudança representou inevitavelmente alterações na estrutura e no desenvolvimento econômico e social, tornou-se a condição fundamental da divisão social do trabalho e gerou a semente da formação posterior de classes sociais.

E dentre esta divisão do trabalho e suas consequências temos o surgimento da família contemporânea algumas décadas depois.

A família é conhecida como alicerce no processo de construção do individuo. É em família que temos o primeiro contato com as relações sociais. Neste núcleo é que se inicia a construção da história do individuo

Apesar da magnitude que é concedida à família, atualmente, as discussões se situam em torno das consideráveis mudanças que vêm ocorrendo nas configurações familiares contemporâneas. Estas mudanças propõem à sociedade uma nova maneira de olhar para estes grupos, que se parecem com àqueles descritos nas páginas da história e pela igreja, onde a família que fugisse ao tradicional, era considerada como ‘anormal’. Apesar de tantas mudanças, a família ainda é a base estritamente necessária ao desenvolvimento psicológico dos pequenos.

A família,com o passar dos tempos passou por um processo de mudanças sociais que interferem de forma direta ou indireta nas relações entre os indivíduos. As famílias atuais vão além dos formatos pré-estabelecidos, incluindo outras configurações. Hoje elas fogem do modelo tradicional de pai, mãe e filhos naturais. As famílias mostradas nas propagandas de tv, são cada vez mais raras. Hoje encontramos, varios tipos de familiares: divorciados que educam seus filhos sozinhos, avós educando netos; pessoas aquém da família que assumem o papel de cuidadores; pais que trabalham fora e deixam seus filhos em creches e escolas; crianças que são criadas por indivíduos do mesmo sexo que assumem a postura de pai ou mãe etc.

Mas ainda nos deparamos com outras mudanças nas famílias contemporâneas sobre o que é papel dos homens e das mulheres. Antigamente o sexo feminino e masculino era separado por exercerem papeis diferentes no âmbito familiar. Ao homem cabia a prover o sustento da família e a mulher cabia o papel de esposa e zeladora do lar e dos filhos e tinha que se manter virgem ate o casamento.

Atualmente, ambos vão a luta por um espaço no mercado de trabalho, mudando assim a visão e a ética das relações familiares. A necessidade do pai e da mãe estarem trabalhando para poder suprir as necessidades familiares faz com que tenham menos tempo para o convívio social e familiar. As crianças são cuidadas por terceiros e ficam por muito tempo diante da tv. Isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com