TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FARMACO GENÉTICA

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

FARMACOGENÉTICA

Os medicamentos indicados para uma pessoa nem sempre são eficazes para outra pessoa que possua a mesma doença. A mesma droga afeta os efeitos terapêuticos que pode causar reações positivas em um paciente e podem causar efeitos adversos em outra. Mas hoje existe uma ciência que estuda e que pode ajudar a determinar qual seria o tratamento ideal para cada individuo como a ajuda da farmacogenética, que busca conhecer melhor as aplicações das diferentes genéticas para uma resposta melhor de cada pessoa sobre um determinado remédio ou substância.

Para a farmacogenética conjuntos de fatores pode provocar uma resposta individual diferenciada a um determinado medicamento como a idade, massa corporal, doenças, sexo, interação com outros fármacos e a variação genética. A variação genética está nos genes que codificam determinadas proteínas que são alvos dos fármacos, como enzimas metabolizadoras, receptores e transportadores de fármacos, que são variações individuais de cada pessoa. Os pacientes que possuem variação nos genes não respondem ao tratamento conforme o padrão estipulado pelas indústrias farmacêuticas. Medicamentos inadequados podem gerar efeitos colaterais ou tornar o tratamento menos eficaz.

Uma enzima metabolizadora ela pode depender de uma transformação genética que houver o polimorfismo, pode fazer com que está proteína metabolize essas enzimas de modo mais lento, causando acumulo deste fármaco no organismo e levando a efeitos tóxicos, outras pessoas podem ter mudanças, alteração nestes nucleotídeos, que formam uma atividade mais rápida, fazendo com que esta quantidade de fármaco seja menor no organismo, fazendo com que estes efeitos sejam indesejáveis no tratamento.  

O objetivo da farmacogenética é auxiliar no tratamento personalizado indicando o fármaco e a dosagem de acordo com o perfil genético do paciente. Ela tem como objetivo reduzir os custos e tempo de internações no tratamento para uma melhora. Farmacogenética já tem sido promissora em determinadas áreas da medicina, como oncologia, hematologia, cardiologia entre outras, possuindo exames específicos, testes genéticos verificando se tal paciente pode receber um medicamento para a melhor relação risco e benefício.

ESTUDO COM ANTIINFLAMATÓRIOS

O polimorfismo do gene CYP2C9 é uma das estratégias distinta e complementar na pesquisa em estudos de efeitos farmacológicos que em estudos laboratoriais e clínicos buscam efeitos nas variações fenotípicas em relação a determinados medicamentos farmacológicos dos anti-inflamatórios com o desenvolvimento tecnológico da genética molecular. A enzima CYP2C9 é uma das principais vias de eliminação do anti-inflamatório não esteroide. Gene polimórfico tendo cinco alelos variantes que já foram identificados (CYP2C9*2 a CYP2C9*6), observando isso apenas dois alelos (*2 e 3*) possuíam um total de variantes sendo mais de 98% da população estudada.  Tendo como meta farmacológica o anti-inflamatório tenoxicam. Estratégia analisada na divisão de fármacos da coordenação de pesquisa do instituto nacional do câncer.

Um estudo com mais de 331 voluntários, em etapas com caracterização dos alelos do gene CYP2C9, que usou o método de sequenciamento automático e detecção de polimorfismo por tamanhos de fragmento, aonde no DNA a enzimas de restrição corta pontos específicos, produzindo fragmentos, foi utilizado também reações em cadeia polimerase, aonde esta enzima apenas promove copias dos fragmentos gerados.

 Outra etapa do estudo foi realizada com 21 voluntários com pares de alelos distintos para o mesmo gene, tomando cada um, uma dose de tenoxicam e após isso foi coletada amostras de sangue para observar a concentração do medicamento no plasma. Isso mostrou que apenas os indivíduos que eram heterozigotos tinham uma eliminação mais lenta desta droga devido à biotransformação da enzima CYP2C9.

Estudos clínicos têm mostrado que os efeitos de alguns medicamentos são modificados pelos polimorfismos do gene CYP2C9 e com o ajuste da dose individual e o estudo da informação genética do paciente, pode decorrer grandes melhoras no tratamento.  

APLICAÇÕES DA FARMACOGENÔMICA

Hoje a terapia individualizada busca na farmacogenética estudos variados para identificar novos alvos terapêuticos e para a aprovação de novos fármacos usando testes genéticos para a escolha de medicamentos. A indústria farmacêutica vê isso como um desafio de criar remédios de uso universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (112.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com