TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FERRAMENTA SWOT

Trabalho acadêmico: FERRAMENTA SWOT. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.052 Palavras (13 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Para ser um empreendedor de sucesso no mercado de alimentação, é preciso que o empresário tenha diversos atributos. Dedicação, iniciativa, capacidade de comunicação, capacidade de levantar dinheiro, visão do futuro, saber correr riscos e conhecer, acima de tudo, o mercado gastronômico.

Os restaurantes abertos no país fecham as portas em menos de dois anos. Apesar do crescimento do setor ser de 7% ao ano, os estabelecimentos continuam a fechar. E qual será a razão para tudo isso? Com o dinamismo do mercado, as coisas não são mais feitas como antigamente e a atualização do conhecimento e dos modelos de gestão são, cada vez mais, primordiais para o sucesso de qualquer investimento.

Em épocas passadas, de hiperinflação, os erros de administração eram mascarados pela constante elevação dos preços. Mas a dinâmica do mercado mudou e o amadorismo vai ficando para trás. Aqueles tempos, em que as pessoas falavam: “Aposentei-me e agra vou abrir um restaurante, afinal, minha esposa adora cozinhar e eu gosto de lidar com pessoas.” – Caso muito parecido com o de Dona Irena, que veremos no decorrer do trabalho. – está ficando para trás. Infelizmente, isso ainda existe e muitos continuam gastando suas aposentadorias ou toda a economia de uma vida para abrir um restaurante e depois de pouco tempo, ficam sem o restaurante, sem seu dinheiro e, na maioria das vezes, com uma dívida enorme que levará muito tempo para ser paga.

O mercado está cada vez mais versátil, e exige mudanças e adaptações constantes. Com o fim do modelo amador de gestão, os profissionais estão dominando o mercado e não prometem para mais. Restaurante virou empresa séria, e quanto antes as pessoas entenderem isso, mais cedo deixarão de perder seu dinheiro.

A preparação profissional, através de um bom plano de negócios, com um bom estudo financeiro, seguido de um excelente controle de gastos e vendas, um cardápio distinto, estudo de localização e especialmente, um bom estudo de posicionamento de mercado passaram a ser fundamentais para qualquer tipo de empreendimento gastronômico.

FERRAMENTA SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para estudo do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais está exposta. Apesar de parecer simples, esse método se mostra eficaz na identificação dos fatores que influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações bastante úteis no processo de planejamento estratégico.

Podemos dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os pontos fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e oportunidades.

O ambiente interno da empresa é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros, entre outros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam das estratégicas definidas pelos gestores. Nesse ambiente é possível identificar os pontos fortes, correspondentes aos recursos e capacidades que juntos se transformam em uma vantagem competitiva para a empresa em relação aos seus concorrentes, e os pontos fracos que são as deficiências que a empresa apresenta em comparação com os mesmos pontos dos seus concorrentes atuais ou em potencial.

Já o ambiente externo é comporto por fatores que existem fora dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência sobre ela. Este é um ambiente sobre a qual não há controle, mas que deve ser monitorado continuamente, pois constitui base fundamental para o planejamento estratégico. A análise do ambiente externo e comumente dividida em fatores macro-ambientais e fatores micro-ambientais que devem ser constantemente acompanhados, antes e após delineamento das estratégicas da empresa. Desta forma através deste acompanhamento será possível identificar em tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam, pois considerando que os fatores externos influenciam de forma homogênea todas as empresas que atuam em um mesmo alvo, só aquelas que conseguirem identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades e que menos danos sofrerão com as ameaças.

Deve-se destacar que esta é uma análise bastante subjetiva, pois parte da proposta de se identificar os pontos negativos do objeto de análise e transformá-los em positivos, portanto, deve-se observar que um dos critérios para uma análise bem sucedida é que ela seja especifica, ou seja, tenha um direcionamento claro e objetivo, seja para a área de marketing, financeira, de recursos humanos ou outra.

RESTAURANTE SMAK

O Restaurante Smak fica localizado no município de Vale da Felicidade, que é povoado por imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950. A proprietária do restaurante é a Senhora Irena Parlata, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do restaurante na companhia de seus pais.

A fachada do restaurante ostenta seu nome, SMAK, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorada com cores branca e vermelha, compondo a identidade do restaurante.

Embora o restaurante de dona Irena tenha uma excelente localização e tradição em comidas típicas poloneses, cujo prato principal é o pierogi, ele é o restaurante menos frequentado tanto por turistas como por moradores de Vale da Felicidade. Os outros restaurantes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos.

Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com o negócio, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos de Maria Fumaça iniciaram.

Durante os dias da semana o restaurante opera com um número reduzido de clientes. É quando Irena aproveita para realizar algumas atividades como compras, cotação e pagamentos de fornecedores. Já no final de semana, com o aumento de clientes, Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas.

No entanto, mesmo diante de tantos desafios, Irena quer que seu negócio dê certo. Ela deseja que o restaurante Smak seja reconhecido como o melhor restaurante de Vale da Felicidade.

RESTAURANTE SMAK

ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁREIS

Um dos pontos mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com