TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILMES - SINOPSE E ATIVIDADES PARA SALA DE AULA

Por:   •  26/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.408 Palavras (46 Páginas)  •  3.554 Visualizações

Página 1 de 46

15 FILMES - SINOPSE E ATIVIDADES PARA SALA DE AULA [...] trabalhar com o cinema em sala de aula é ajudar a escola a reencontrar a cultura ao mesmo tempo cotidiana e elevada, pois o cinema é o campo no qual a estética, o lazer, a ideologia e os valores sociais mais amplos são sintetizados numa mesma obra de arte (NAPOLITANO, 2003, p.11). 01 - FILME: O PRESENTE           Jason Stevens tinha um relacionamento muito simples com seu milionário avô, Howard Red Stevens. Ele o odiava. Sem conversas francas, sem momentos de carinho, apenas o dinheiro ligava os dois. Então Jason imaginava que quando seu avô faleceu tudo que lhe sobraria seria outra simples transação de dinheiro, que a fortuna de seu avô lhe permitiria continuar a ter o estilo de vida que ele acostumou-se a ter. Mas ele acaba descobrindo que, como parte de sua herança, seu avô lhe deixou doze tarefas, as quais ele chama de presentes, cada uma desafiando Jason de uma maneira improvável. Cumprindo as tarefas ele irá aprender a repensar sua vida e compreender qual é a relação entre riqueza e felicidade. Conforme o filme assistido e a sinopse, responda as questões abaixo:   1) Jason recebeu 12 presentes e estes trouxeram melhorias para sua vida. Explique quais foram essas melhorias.   2) "só começa a viver mesmo quem já perdeu tudo"... "eu perdi tudo três ou quatro vezes; é o lugar perfeito pra começar."       Essa é uma das falas do avô falecido de Jason. Reflita sobre ela e comente o que isso quer dizer.   3) Os doze presentes foram colocados abaixo aleatoriamente. Reescreva-os conforme forem mais importantes pra você. (do mais importante para o menos importante).   a) O presente do (a)   Conhecimento             Amigo                                           Trabalho                                       Dinheiro                                     Gratidão                                       Família                                         Alegria                                       Problemas                                  Amor                                             Dia perfeito                                 Doação                                         Sonhos                                         b) Agora, explique o porquê de sua escolha para o primeiro presente de sua lista e o último.   4) O que o presente dos problemas pode causar numa vida?   5) Vendo como tudo termina na história do filme, o dinheiro realmente pode suprir todas as áreas da vida de uma pessoa? Justifique sua resposta.              6) Comente qual foi a maior lição que você pode tirar dessa história.     02 - FILME:   Percy Jackson e o ladrão de Raios Sinopse: O arteiro Percy Jackson está encrencado na escola, mas esse nem de longe é seu maior desafio. Estamos no século 21, mas os deuses do Olimpo saem das páginas dos livros de mitologia grega de Percy e entram em sua vida. Ele descobre que seu pai verdadeiro é Poseidon, deus dos mares, o que significa que Percy é um semideus – metade humano, metade deus. Ao mesmo tempo, Zeus, rei de todos os deuses, acusa Percy de roubar seu raio, a primeira e verdadeira arma de destruição em massa. Agora, Percy tem de se preparar para a maior aventura de sua vida, e os riscos não poderiam ser maiores. Com nuvens de tempestade sinistras encobrindo o planeta e com sua vida ameaçada, Percy viaja até um enclave especial, um campo de treinamento para mestiços, onde aperfeiçoa seus recém-descobertos poderes para evitar uma guerra devastadora entre os deuses. É lá que ele conhece dois outros semideuses: a guerreira Annabeth, que procura sua mãe, a deusa Atena; e seu amigo de infância e protetor, Grover, um corajoso sátiro cujas habilidades ainda não foram testadas. Grover e Annabeth unem-se a Percy numa incrível odisséia transcontinental, que os leva para 600 andares acima da cidade de Nova York (o portal para o Monte Olimpo) e para o famoso letreiro de Hollywood, sob o qual arde o fogo do Mundo dos Mortos. O destino da humanidade depende do resultado dessa jornada, bem como a vida da mãe de Percy, Sally, que ele terá de resgatar das profundezas do submundo.   Responda as questões:   1)  Como vivia Percy Jackson antes de saber quem realmente era?   2) Quem era seu amigo de todas as horas?   3) Por que todos se preocupavam com ele? Para que tanta proteção?   4) Descreva com detalhes a reação que Percy teve ao se deparar com a Fúria.   5) Quais personagens se encontram logo no início da história e sobre o que falam?   6) Na mitologia grega, Como era chamado um filho nascido de um deus do Olimpo com um ser humano?   7) Quem era o pai de Percy Jackson e que poderes ele herdou de seu pai?   8) Quem era o ladrão de raios e porque aconteceu esse roubo?   9) Como a história se finaliza? Faça um breve resumo da parte final.   10) Comente o que achou da história e da produção do filme.   03 - FILME/ TEXTO: Fragmento de Mémórias Póstumas de Brás Cubas          Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)   1) Pode-se afirmar, com base nas idéias do autor-personagem, que se trata:  a) de um texto jornalístico  b) de um texto religioso  c) de um texto científico  d) de um texto autobiográfico  e) de um texto teatral   2) Para o autor-personagem, é menos comum:  a) começar um livro por seu nascimento.  b) não começar um livro por seu nascimento, nem por sua morte.  c) começar um livro por sua morte.  d) não começar um livro por sua morte.  e) começar um livro ao mesmo tempo pelo nascimento e pela morte.   3) Deduz-se do texto que o autor-personagem:  a) está morrendo.  b) já morreu.  c) não quer morrer.  d) não vai morrer.  e) renasceu.   4) A semelhança entre o autor e Moisés é que ambos:  a) escreveram livros.  b) se preocupam com a vida e a morte.  c) não foram compreendidos.  d) valorizam a morte.  e) falam sobre suas mortes.   5) A diferença capital entre o autor e Moisés é que:   a) o autor fala da morte; Moisés, da vida.  b) o livro do autor é de memórias; o de Moisés, religioso.  c) o autor começa pelo nascimento; Moisés, pela morte.  d) Moisés começa pelo nascimento; o autor, pela morte.  e) o livro do autor é mais novo e galante do que o de Moisés.   6) Entende-se pelo texto que o Pentateuco:  a) não fala da morte de Moisés.  b) foi lido pelo autor do texto.  c) foi escrito por Moisés.  d) só fala da vida de Moisés.  e) serviu de modelo ao autor do texto.   7) Autor defunto está para campa, assim como defunto autor para:  a) intróito  b) princípio  c) cabo  d) berço  e) fim   8) Dizendo-se um defunto autor, o autor destaca seu (sua):  a) conformismo diante da morte ;  b) tristeza por se sentir morto  c) resistência diante dos obstáculos trazidos pela nova situação  d) otimismo quanto ao futuro literário  e) atividade apesar de estar morto   04 -FILME: TEMPOS MODERNOS Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula.   Tempos Modernos Ficha técnica do filme                                       Título original: Modern Times  Gênero: Comédia                                               Duração: 1h27min  Ano de lançamento: 1936              Estúdio: United Artists/Charles Chaplin Productions  Distribuidora: United Artists                           Direção: Charles Chaplin  Roteiro: Charles Chaplin                                 Produção: Charles Chaplin  Música: Charles Chaplin                     Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh   Sinopse   Um clássico da sétima arte que aborda de forma cômica a mecanização da mão de obra, o capitalismo dos anos 30 e a desigualdade social. A revolução industrial é retratada em um ambiente de uma fábrica com engrenagens gigantes que opera com processos de linha de montagem, baseado no modelo fordiano. Há uma crítica à desigualdade social, em que ficam claramente explícitas as diferentes realidades da burguesia e do proletariado. Ácido, porém engraçado, o filme é atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ícones do cinema mundial.   Crítica do filme   “O filme é repleto de informações e situações para serem analisadas. Porém, dadas as características técnicas (preto e branco e mudo), pode ser entediante para os alunos. O melhor modo de assistir, em minha humilde opinião, é dividindo em duas etapas. A primeira visando a análise do modelo de trabalho proposto da época da revolução industrial, com a mecanização que promoveu o desemprego, a grande depressão vivida nos EUA, os movimentos sociais dos trabalhadores e em um segundo momento a crítica à desigualdade social.” Sugestões pedagógicas   1) Contextualização. Para a perfeita compreensão do filme, é necessário contextualizá-lo com os alunos. Época da filmagem X contexto social X condições técnicas de filmagem.    2) Depressão econômica de 1929. O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. É possível abordar as consequências sociais que tal crise provocou: desemprego, fome, aumento dos índices de violência.   3) Impacto da revolução industrial. É possível retratar o impacto da revolução industrial com seus processos mecânicos que otimizaram a produção e os lucros, mas promoveram igualmente o desemprego. Enfoque a cena em que Chaplin fica parafusando as coisas, mesmo em horário de descanso e quando "parafusa" os botões da saia da secretária, e a cena antológica em que ele é "engolido" pelas engrenagens da fábrica.   4) Substituição homem x máquina. Questione os seus alunos se esta substituição do homem pela máquina ainda acontece nos dias atuais e como isso acontece.   5) A Televisão. Em alguns momentos, o diretor da empresa se comunica por uma tela de TV. Converse com seus alunos sobre esse tipo de liderança e também faça um link com a apologia à TV (leia-se consumo) que os jovens e crianças vivem todos os dias.   6) A Tecnologia. Uma temática bem atual, as tecnologias contemporâneas, pode ser abordada por meio da análise da máquina de refeições. Coisas simples devem ser substituídas por recursos tecnológicos? Onde a tecnologia é necessária? Exemplo: em uma sala de escritório trabalham 10 funcionários. Eles usam o MSN para convidarem uns aos outros para tomar um cafezinho... Não seria mais fácil falar com o colega ou ir até a mesa dele?   7) Movimentos sociais. Promova uma análise dos movimentos sociais dos trabalhadores como greves e passeatas. Analise com os alunos a prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto. Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea? 8) Questionamento. Questione seu grupo: por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?   9) Ideia de prosperidade. Depois que encontra a jovem órfã, a vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele manifesta?   10) Diferenças sociais. O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Converse com seus alunos sobre como isso é mostrado e que outras situações do filme também abordam a mesma temática.   05  - EXERCÍCIO DE LITERATURA SOBRE A OBRA/FILME:  O PRIMO BASÍLIO 1.Sobre a obra O primo Basílio, todas estão incorretas, exceto: (A). Basílio e Luisa, personagens de O primo Basílio. Aquele se assemelha às personagens dos romances românticos, esta mais realista, forte e dominadora de qualquer situação. (B). Jorge, marido traído, não conseguiu perdoar Luíza. Via na morte dela o resgate da sua reputação. (C). Luísa, mulher romântica, deixou-se seduzir por Basílio, pois acreditou que eles viveriam um grande amor e seriam felizes. (D). Os amigos do casal Jorge e Luísa eram pessoas que agiam por interesses, falsas, mas foram desmascaradas no final da obra.   2.Sobre a obra de Eça de Queiroz, O primo Basílio, destaque a alternativa incorreta. (A). a obra não “romantiza” a paixão de Luísa por Basílio; ao contrário, o tom irônico do narrador é claramente perceptível o tempo todo.  (B). No final, o cinismo de Basílio se revela plenamente, quando, ao saber da morte da prima Luísa, lamenta apenas a perda de uma mulher que seria um bom passatempo quando ele estivesse em Lisboa (C). Critica o romantismo que enche a cabeça de Luísa de futilidades e devaneios, tirando-a da realidade e jogando-a nos braços do primeiro sedutor que aprece à sua frente, assim que se vê sozinha. (D). Juliana não vivia a espreitar Luísa, mas recolhe uns rascunhos e guarda. Depois, consegue pegar duas cartas de Basílio para Luísa. Pura coincidência. Depois da posse dessas provas do adultério, vem a ideia de chantagear Luísa, exigindo dinheiro para ficar quieta.   3. No início do romance, Jorge assume uma posição bem clara com relação à mulher adúltera. Explique qual era essa posição e em que circunstância ele expressou sua opinião. Depois, considerando o final do romance, explique se o seu comportamento foi coerente com essa opinião inicial. Do ponto de vista moral é um conservador, o que aparece muito bem na sua atitude de defender a morte para as esposas em caso de adultério, no início do livro. No fundo não passa de um fraco acomodado: quando se trata de ele mesmo colocar em prática suas atitudes enérgicas, ao descobrir o adultério de Luísa, treme e acaba mudando de opinião.   4. Para os escritores realistas, a literatura devia ser um estudo do ser humano e da sociedade, um estudo baseado na observação da realidade, sem a interferência dos sentimentos e das emoções. Por meio de seus romances, os escritores queriam defender uma tese, demonstrar uma hipótese. Com base na obra O primo Basílio, explique a tese do autor a respeito do casamento burguês.   Profundamente realista em suas premissas, a obra não “romantiza” a paixão de Luísa por Basílio; ao contrário, o tom irônico do narrador é claramente perceptível o tempo todo. No final, o cinismo de Basílio se revela plenamente, quando, ao saber da morte da prima Luísa, lamenta apenas a perda de uma mulher que seria um bom passatempo quando ele estivesse em Lisboa... A obra enfoca um lar burguês aparentemente feliz e perfeito, mas com bases falsas e igualmente podres. 5.Comente sobre a atualidade da obra. A história de Luísa poderia ocorrer nos dias de hoje? Resposta  pessoal.   6. Juliana representa o seguinte tipo social: (A). representa uma classe desfavorecida que é humilhada e para conseguir algo se apega a qualquer artifício; (B). representa a mulher batalhadora e desprovida de qualquer interesse alheio; (C). representa a ignorância da população menos privilegiada economicamente que, entretanto, tem comportamento moral equivalente ao cidadão mais prestigiado. (D). representa o comodismo das pessoas em querer a ascensão social   7. .(UNIBAN) Assinale a alternativa que não indica um tema abordado em O primo Basílio, de Eça de Queirós: (A) Crítica aos valores fantasiosos divulgados pela literatura romântica. (B) Apresentação da condição das classes pobres submetidas às injustiças sociais. (C) Condenação da hipocrisia, ociosidade e da superficialidade que caracterizam a vida burguesa. (D) Valorização das crenças religiosas, da simplicidade e honestidade, princípios tradicionais que regem a vida dos homens de bem.    8. (UFPI) Das alternativas abaixo, indique a que NÃO condiz com o romance O Primo Basílio, de Eça de Queirós:  (A) É uma obra realista-naturalista e nela o narrador aparece como um observador imparcial que vê os acontecimentos com neutralidade. (B) Apresenta como tema central o adultério e o autor explora o erotismo ao detalhar a relação entre os amantes.  (C) Mostra-se como uma lente de aumento sobre a intimidade das famílias e revela criticamente a pequena burguesia do final do século XIX em Lisboa.  (D) Ataca as instituições sociais como a Família, a Igreja, a Escola e o Estado, sempre com a preocupação de fazer um vasto inquérito da sociedade portuguesa e moralizar os costumes da época. (E) Caracteriza-se por ironia fina, caricaturismo e humor na composição das personagens, entre as quais se destaca o Conselheiro Acácio.   9. (POLI) Vejamos um trecho de O Primo Basílio, de Eça de Queirós, que descreve a personagem Juliana: A necessidade de se constranger trouxe-lhe o hábito de odiar: odiou sobretudo as patroas, com um ódio irracional e pueril. Tivera-as ricas, com palacetes, e pobres, mulheres de empregados, velhas e raparigas, coléricas e pacientes; - odiava-as a todas, sem diferença. É patroa e basta! pela mais simples palavra, pelo ato mais trivial! Se as via sentadas: - Anda, refestela-te, que a moura trabalha! Se as via sair: - Vai-te, a negra cá fica no buraco! Cada riso delas era uma ofensa à sua tristeza doentia; cada vestido novo uma afronta ao seu velho vestido de merino tingido. Detestava-as na alegria dos filhos e nas propriedades da casa. Rogava-lhes pragas. Se os amos tinham um dia de contrariedade, ou via as caras tristes, cantarolava todo o dia em voz de falsete a Carta Adorada! (Eça de Queirós, O Primo Basílio. São Paulo: Ateliê, 1998.)    10.Sobre o trecho e a obra, assinale a INCORRETA: (A) Juliana trabalha na casa de Luísa e Jorge e esse trecho retrata como se sentia injustiçada por sua condição social. (B) No trecho "A necessidade de se constranger trouxe-lhe o hábito de odiar" podemos observar o pensamento determinista, uma vez que a condição social de Juliana obrigava-a a servir aos outros e, em consequência, passou a odiar os patrões. (C) Em "cada vestido novo uma afronta ao seu velho vestido de merino tingido" notamos o olhar do narrador que, através desse jogo de oposições, chama a atenção para a injustiça social. (D) No trecho "É patroa e basta!" poderíamos imaginar que a voz de Juliana mistura-se ao discurso do narrador. (E) Quando o narrador apresenta "cantarolava todo o dia em voz de falsete a Carta Adorada!", o nome da música foi escolhido aleatoriamente e não apresenta relação com o destino da personagem.   06 - Filme "Macunaíma" (Atividade Avaliativa)   Atividade do filme: Macunaíma (1969), baseado no livro homônimo de Mário de Andrade. Ficha técnica:                                                 Título original: Macunaíma Gênero: Comédia                                          Duração: 1h48min  Ano de lançamento: 1969                          Direção: Joaquim Pedro de Andrade Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Hugo Carvana, Dina Sfat.   Para refletir e responder a CINCO questões:   1) Aponte as diferenças fundamentais entre o livro e o filme Macunaíma o herói sem nenhum caráter: em relação a livre adaptação do texto e o contexto histórico.   2) Considerado uma rapsódia pelo próprio Mário de Andrade, o texto caracteriza-se pelo acolhimento e assimilação de elementos variados de nossa cultura, como as crendices, os provérbios e o folclore. Por esse caráter multifacetado, pode-se considerar Macunaíma como representação da identidade brasileira ou esse procedimento torna-se inviável?   3) Macunaíma é um “herói sem nenhum caráter”, tal afirmação pode ser justificada porque o herói lança mão de qualquer recurso para obter vantagens, ou porque não encontrou sua própria definição, sua identidade. Discuta.   4) A afirmação dos elementos locais, do Brasil, está presente em Macunaíma, de Mário de Andrade. Comente sobre as características da malandragem e da sátira que o livro apresenta com relação a certos padrões de comportamento que indicam o “caráter” brasileiro.    5) Discuta os elementos do filme e do livro (procedimentos estéticos) que dialogam com a proposta vanguardista.   07  - FILME : A ODISSÉIA   Sugestão de atividades após exibição do filme A Odisséia, de Francis Ford Coppola 1) Cite os nomes dos seguintes personagens vistos no filme: a) Herói em torno do qual a história se desenvolve b)Filho recém-nascido do herói c)Esposa do herói   2)Que fato obriga o herói a se afastar de sua terra, de sua esposa e de seu filho?   3)Que povo venceu a batalha? Como o herói grego contribuiu para a vitória?   4)O deus Poseidon também contribuiu para a vitória desse povo. De que forma?   5)Identifique as características e valores de Odisseu enquanto herói grego.   6)Reconheça o percurso de Odisseu na busca pela vitória e os empecilhos que foram colocaram diante dele.   7)Sendo o mito de Odisseu uma manifestação da crença antiga nos deuses e em seus poderes e superioridade diante do homem comum, explique : O que Poseidon pretendia provar a Odisseu fazendo com que ficasse tanto tempo perdido nas águas do mar?   8) Cite passagens do filme em que se pôde observar o tratamento ao fantástico, ao sobrenatural.   9) A partir da mitologia grega é possível entender o significado da expressão “presente de grego”. Observe a imagem e explique o que significa essa expressão.   08 -  FILME “QUASE DEUSES”- QUESTÕES DE ANÁLISE    Análise de Ética: Filme "Quase Deuses" Segue abaixo uma análise do ponto de vista ético e histórico do ótimo filme "Quase Deuses" que narra a trajetória dos médicos que efetuaram a primeira cirurgia cardíaca da história. Vale a pena conferir o filme e compreender o contexto em que ele se passa com o texto apresentado.   1) Qual é o período da historia humana que transcorre o filme? Cite 3 acontecimentos históricos que tiveram impacto sobre a humanidade nesse período?   Quebra da bolsa de valores de Nova York , provocando grave crise econômica e financeira com repercussão mundial. Lutas sobre o preconceito e o racismo, lutas de classes, greves, passeatas (Martin Luther King) Revoluções no mundo científico (vacinas, cirurgias, novas técnicas e novos remédios), avanço tecnológico (homem vai a lua, bomba atômica).    2)Cite e descreva e analise, três violações éticas apresentadas no filme:    Racismo: a ignorância, o preconceito racial e o conflito racial estão implícitos no filme , podendo ter castrado bons profissionais que fariam diferença, caso tivessem tido uma chance. Os negros saiam da rua para os brancos passarem, não exerciam profissões de destaque, não tinham acesso à porta da frente dos prédios, no ônibus os lugares eram divididos. A maioria aceitava essa condição pois eles mesmos consideravam-se inferiores e incapazes, acomodados em uma tradição imposta pelos brancos. Raras exceções de negros que se destacaram e tiveram coragem de engajar na lutas por igualdade de condições, seja social ou econômica.  Violação da Lei da Natureza: Cirurgia cardíaca, contra os desígnios de Deus, dono da vida segundo analise da igreja e do padre do filme junto à família. A Solidariedade Humana: Esquecida ou deixada de lado pelo cirurgião branco na hora de agradecer e lembrar publicamente ajuda e cooperação do auxiliar negro, por não ser graduado em medicina, não levando em consideração os anos de dedicação, trabalho e companheirismo do mesmo.   3)O que a ciência medica considerava intocável na época? Como essa regra foi rompida e qual o princípio revolucionário que surgiu?   Na época do filme o coração humano era intocável, os acadêmicos de medicina aprendiam isso na faculdade. Dr. Blalock e Viviam romperam essa regra realizando cirurgia experimental em cachorros e desenvolvendo novas técnicas, novos aparelhos durante muitos anos até a realização da primeira cirurgia em coração humana (bebê azul), desafiando as leis medicas e as leis de Deus para mais tarde salvar milhões de vidas humanas.   4)No seu entendimento, qual o princípio ético que deve ser rompido no atual estágio da humanidade? Porque e como fazer?   Nenhum princípio deve ser rompido. Escolhemos como tema a Clonagem Humana. Acreditamos que, apesar de todos os avanços tecnológicos a sociedade não esta preparada para a clonagem de seres humanos. A técnica de clonagem ainda esta em aperfeiçoamento. A alta taxa de mortalidade em experimentos com animais, alarmam para o fato de ninguém saber, determinar a normalidade dos embriões. “do ponto de vista científico a clonagem humana é inevitável, mas não sabemos se a sociedade como um todo vai permitir que isso aconteça, porque a ciência avança e não pensa nas conseqüências, o avanço é feito. Mas quem impõe os limites é a sociedade. Os aspectos jurídicos, morais religiosos vão ser determinados pela sociedade”.   QUESTIONÁRIO - Filme Quase Deuses *Obrigatório 1.Qual a doença estudada no filme? *   a) Síndrome do pânico  b) Síndrome do bebê azul  c) Anemia  d) Câncer 2.Qual órgão a doença atinge? *   a) estômago  b) Intestinos  c) Sangue  d) Coração 3.Qual era a função que Vivien tinha quando entrou para trabalhar no laboratório? *   a) Médico  b) Pesquisador  c) Faxineiro  d) Auxiliar de laboratório 4.Qual era o sonho de Vivien? *   a) Ser Médico  b) Ser Veterinário  c) Ser Biólogo  d) Pesquisador 5.Por que outros personagens do filme achavam que Vivien não poderia trabalhar no laboratório? *   a) Porque ele não sabia ler  b) Porque ele era faxineiro  c) Porque ele era negro  d) Porque ele era sujo 6.Como a sociedade da época encarava a presença dos negros nas atividades do dia a dia? *   a) Com desprezo  b) Como algo superior  c) Como algo normal  d) Como algo bom 7.Que animais eram utilizados nas experiências cirúrgicas? *   a) Gatos  b) Porcos  c) Cães  d) Macacos 8.Quem foi autor da frase “ Eu tenho um sonho” ? *   a) Dr. Alfred Blalock  b) Vivien Thomas  c) Martin Luther King  d) Barack Obama, Sr 9. Quem foi autor da frase “ I have a dream”? *   a) Dr. Alfred Blalock  b) Vivien Thomas  c) Martin Luther King  d) Barack Obama, Sr 10. Quantas vezes você já foi atendido por um Médico Negro? *   a) Uma  b) Duas  c) Três  d) Quatro  d)  Nenhuma   09  -  FILME: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO - Questões  *Obrigatório 1-O filme aborda um tema muito delicado até os dias atuais. O tema é: *   a) suicídio entre membros de uma família de baixa renda dos Estados Unidos da América  b) o amor entre um negro e uma branca; que durante muitos séculos, causou conflitos entre esses dois grupos sociais.  c) a diferença social (racismo) entre brancos e negros, que até hoje, sofre com as consequências desse processo de escravização e submissão entre grupos populacionais.  d) o desmatamento e a agricultura no Brasil durante o período de colonização; onde a mão de obra é de imigrantes.   2- Solomon, a personagem principal, é um homem de família, de etnia negra e também um profissional que trabalha com: *   a) relações públicas, ou seja, é representante de um partido político  b) atividades de exportação e importação de produtos agrícolas  c) gerente de supermercado  d) um excelente violinista, ou seja, músico por vocação.   3- Ao ser atraído por uma oferta de emprego, Solomon percebe que *   a) trata-se de uma emboscada, onde é preso e vendido como escravo, trabalhando forçosamente, durante 12 anos numa fazenda de algodão em Lousiana.  b) trata-se de uma brincadeira de mau gosto entre seus familiares, que moram em uma fazenda de café nos Estados Unidos.  c) trata-se de um emprego temporário na agricultura de um grande latifúndio, em Nova Delhí.  d) trata-se de um emprego administrativo em uma fazenda de milho no Texas.   4- Solomon, no filme faz o papel de um negro escravizado que: *   a) trabalha para o sustento de sua família e não liga para o preconceito sofrido.  b) sofre profundas humilhações devido a cor de sua pele. Essa diferença entre negros e brancos, resulta em tratamentos que nenhum ser humano deve sofrer como: falta de alimentação, cárcere privado, torturas e ofensas verbais.  c) interpreta um negro brasileiro nos anos de 1920, que vive como capataz de fazenda.  d) vive na cidade de Lousiana, com sua família e é sequestrado por assaltantes e ladrões de pedras preciosas.   5- A diferença social entre negros e brancos existe no Brasil, até os dias de hoje? *   a) Sim. É uma herança do nosso período de colonização, onde indígenas e negros foram submetidos à trabalhos forçados e humilhações que deixaram marcas profundas na formação do povo brasileiro como cidadão e patriota.  b) Não. A situação é uma fantasia de filme americano.  c) Em partes. Só os pobres e negros sofrem com esse tipo de preconceito. Aqueles que estudam e se tornam bons cidadãos não passam por essa situação.  d) Sim. É uma moda que a novela lançou e o ator principal realiza bem seu trabalho; deixando claro que preconceito não existe.   10 - Sugestão de filme: Coach Carter - Treino para a vida(trabalha a importância dos estudos)   Coach Carter – Treino para a vida é baseado na história real e inspiradora de um treinador que retorna a seu colégio da adolescência como novo técnico do time de basquete e encontra um ambiente desgastado, em que impera o desrespeito e a falta de perspectivas.  Carter deseja transformar a vida de jovens de uma escola da periferia da Califórnia, utilizando o esporte e a educação e impõe regras rígidas de comportamento e desempenho acadêmico, enfrentando resistência de alunos, pais e até mesmo de alguns professores, que não acreditavam que os educandos daquela comunidade pudessem ter alguma chance na vida. Se quiser conhecer um pouco mais sobre a obra, leia o artigo disponível em http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=462. Além de um comentário interessante sobre o filme, você encontrará fotos e um vídeo de pouco mais de um minuto com o trailler do filme, em inglês.  Se já conhece o filme, reveja cena final aqui mesmo no blog.  O filme é maravilhoso e indicado para alunos de várias séries. Eu já utilizei com todas as séries do 2º segmento do Ensino Fundamental e obtive excelentes resultados e disponibilizo aqui as questões trabalhadas oralmente e como trabalho escrito: Avaliação sobre o filme Coach Carter  - Treino para a vida - 1 -  No início da narrativa, como era o relacionamento entre os jogadores do time de basquete do colégio Richmond?   2 - Como os alunos eram vistos pela sociedade e pelos professores da escola?   3 - O treinador Bem Carter exige que aqueles que desejassem treinar em seu time assinem um contrato com algumas exigências, como ter uma média de 5.75, não faltar às aulas, sentar na frente na sala de aula, participar de trabalho voluntario e usar gravatas em dias de jogos. a) Como espectador, qual a sua primeira impressão ao ouvir essas exigências? b) Qual a reação dos alunos, pais e, posteriormente, Diretora e professores? c) Qual foi a intenção do técnico ao propor um contrato aos jogadores? 4 - Ao tentar voltar à equipe, Timo Cruz não consegue completar a punição dada a ele pelo técnico. Seus colegas, então, começam a fazer os exercícios por ele. Que sentimento o técnico despertou na equipe?   5 - Ao receber os boletins apontando o péssimo rendimento de sua equipe, Carter fica extremamente chateado, apesar de estarem vencendo todas as partidas. Comente. 6 - Como os alunos se posicionam alunos diante dos baixos resultados acadêmicos? 7 - Perante aquela situação, o técnico suspende os treinos e os jogos. Você concorda com essa atitude? Por quê? 8- Quando o conselho de escola vota a favor do encerramento da suspensão e abertura do ginásio, que recado esta atitude passa as pessoas? O que era mais importante para elas? 9- Que mensagem os alunos transmitem ao treinador e aos próprios espectadores quando decidem continuar estudando? 10 – Que outros temas são abordados na história? Ilustre seu comentário com exemplos e teça suas considerações finais acerca do filme   11 -  FILME : "O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS"?   O filme se passa no ano de 1970. Mauro é um garoto mineiro de 12 anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por formarem um casal militante de esquerda e serem perseguidos pela ditadura militar no Brasil, tendo que deixá-lo com o avô paterno (Paulo Autran). Porém, o avô enfrenta problemas e algo inesperado ocorre com ele, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, vivendo momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo do México. A paixão pelo futebol, o desenvolvimento de sua sexualidade, novas amizades e a vivência em um mundo completamente diferente do qual até então vivia são algumas pautas abordadas no enredo. Toda a história se desenvolve com as inesperadas férias que os pais do garoto “usufruem”, sendo o encrudescimento da ditadura e os jogos do Brasil no México, rumo ao título de 1970, o pano de fundo para a narração dos conflitos vividos por Mauro.   Em O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, a Copa do Mundo de 1970 monta o cenário e a ditadura militar no Brasil é o ponto de partida pelo qual o enredo discorrerá. A história do filme é toda baseada nas transformações que ocorrem na vida do protagonista, Mauro, de apenas 11 anos. Essas transformações são decorrentes da mudança que Mauro é obrigado a passar já que quando seus pais saem de férias sem data certa para voltar, o garoto (de Belo Horizonte) é obrigado a conviver com seu avô em São Paulo.   A história que se passa em 1970 narra as aventuras e descobertas do jovem protagonista, todas elas diretamente relacionadas com a fuga que seus pais são obrigados a realizar para se livrarem da perseguição do governo militar. O jovem casal militante da esquerda política deixa o filho no Bairro do Bom Retiro em São Paulo para que procurasse o avô buscando moradia e cuidados durante as forçadas férias dos pais. Pelo oportunismo do destino, o avô de Mauro morre e o menino acaba acolhido por um vizinho, um judeu solitário e ranzinza com quem o garoto pouco a pouco vai desenvolvendo uma relação de amizade e confiança.   Durante todo o filme, boa parte das atuações referentes à ditadura militar no Brasil é amenizada pelo forte relacionamento que o menino tem com o futebol. A Copa do Mundo de 1970, e os jogos do Brasil a todo o tempo permeiam os fatos narrados no filme, desviando bastante a atenção das perseguições realizadas pelos militares. Mesmo com grande crítica por tratar a ditadura militar no Brasil apenas como pano de fundo, para um espectador mais atento é possível pensar a obra como uma ficção criada em cima de uma das inúmeras conseqüências que o regime militar provocou na vida dos brasileiros.   Em meio ao desaparecimento de pessoas, mortes, prisões, deposições, condenações e vários exilamentos, a fuga dos pais de Mauro das perseguições que sofreram é mais uma conseqüência. O pequeno trecho de vida de Mauro, narrado na obra, o sofrimento de seu personagem e as aventuras e desavenças pelas quais o menino passa são todas ocasionadas pelas inesperadas férias de seus pais, ou seja, frutos da intransigência política vigente na década de 70, quando sob o governo do general Ernesto Garrastazu Médici o Brasil conheceu um dos momentos mais obscuros da ditadura.   O drama de Mauro é, segundo o diretor Cao Hamburguer, o drama de muitas pessoas que sofreram com a ditadura militar, mas acima de tudo o drama de um garoto em fase de transição da infância para a adolescência, que se vê obrigado a se virar sozinho no mundo sem a presença dos pais. Com as palavras do diretor pode-se entender o filme como um drama leve, produzido para toda a família, longe de qualquer intenção de denunciar a ação militar no Brasil, mas passível de aproximá-la a muitos jovens da mesma faixa etária de Mauro, proporcionando uma reflexão sobre o tema.   Com diálogos curtos, excelente caracterização indumentária e um cenário muito bem construído e apresentado, o filme peca ao priorizar algumas brincadeiras pueris, quando poderia dar seqüência a atuação das organizações de militantes de esquerda, alcançando, no mínimo, a mesma dinâmica conquistada com as cenas cômicas sem, no entanto, perder o elo original pretendido pelo diretor.   O filme mistura momentos de tensão, ocasionados pela ação dos militares na vida dos personagens, à momentos de alegria proporcionados por exemplo pelas vitórias alcançadas pela seleção brasileira de futebol, na Copa do Mundo do México. Devido ao enredo, fica difícil compreender a finalidade pela qual o filme foi produzido, mas sem dúvida sua história é elaborada para abarcar diferentes nichos da sociedade.   É interessante perceber que o roteiro é trabalhado a partir do elemento mais lembrado por pessoas que passaram pela ditadura militar no Brasil sem, no entanto, carregar marcas expositivas. O tricampeonato do Brasil no México é lembrado por todos os jovens que viveram a década de 70 como um “possível” bom momento da ditadura no país.   A tomada de ângulos ao longo das cenas varia muito pouco, fato que pode ser conjugado, no enredo, com a inércia que o pequeno Mauro vive. Apesar dos novos sentimentos que a vida lhe apresenta através das novas amizades e momentos de descontração vivenciados com os colegas de bairro, o protagonista está sempre a espera do retorno de seus pais.   Título Original: O ano em que meus pais saíram de férias (Brasil) Gênero: Drama    Tempo de Duração: 110 minutos Ano de Lançamento: 2006   Sugestão de atividade: O ano em que meus pais saíram de férias  1- Quais são os personagens centrais desse filme ?  2- Porque o personagem Mauro pode ser considerado protagonista ?  3- Quais São as características desse personagem ?  4- Qual foi a primeira e difícil surpresa que Mauro teve ao chegar em São Paulo ?  5- Qual foi a solução encontrada para que Mauro pudesse continuar na cidade ?  6- Essa solução foi confortável para as personagens envolvias situação ?  7- As amizades feitas pelo menino o ajudam se adaptar à nova vida temporária? Em sua opinião porque isso aconteceu ?   12 -  FILME : A corrente do Bem : resenha do filme   Um filme que emociona e que nos faz refletir sobre nossa postura diante do próximo, pensar em nossos sentimentos e ações que gerem realmente transformação na sociedade. O filme , inspirado na obra “Pay it Forward” de Catherine Ryan Hyde tem forte apelo emocional na mensagem subscrita em que transmite: “você pode , se quiser, mudar o mundo”. Um elenco “oscarizado” protagoniza a trama cinematográfica: Kevin Spacey (Oscar de melhor ator), como professor Simonet Helen Hunt ( também já premiada) como Arlenne, mãe de Trevor( Joel Osment, Oscar de melhor ator pela protagonização no filme “Sexto Sentido”)faz o papel do estudante e filho de Arlene com Rick ( Bom Jovi) que faz uma pequena , mas importante, participação. Resenha: Trevor (Joel Osment ) frequenta a turma da 7ª série. No início do ano a classe se vê diante de um novo professor de Estudos Sociais diante do qual a classe tem um impacto frente aos questionamentos que o professor faz.  Em conversa com a classe ele leva os alunos a refletir sobre : “ o que o mundo espera de vocês?”. E se quando forem adultos se decepcionarem com o que o  mundo possa lhes oferecer? Pode não ser aquilo que esperam.”  Diante da perplexidade de alguns e displicência de outros ele lança um desafio: “ "Observar o mundo à sua volta e encontrar soluções para aquilo que não gosta” Em resumo: “Consertar o mundo”. O professor jamais imaginou que algum de seus alunos fosse levar a proposta a sério. Mas Trevor precisava “consertar” muita coisa em sua vida. Como ele mesmo diz na trama. 'É possível consertar algo mais que sua bicicleta”.  Com pais alcoólatras, sendo que o pai se ausentava por longos períodos e quando voltava era a motivação para Arlene sair da abstinência que vinha tentando há tempos. Um dos temores de Trevor era a volta do pai para casa. A proposta de Trevor é simples, segundo ele imagina “ Se alguém faz um favor a uma pessoa, algo importante que a pessoa não ´possa fazer sozinha ,repassa esse gesto a mais três pessoas, a corrente se multiplica”.  Começa a colocar seu projeto em prática a partir de um mendigo que chama sua atenção no caminho para casa, ao vê-lo revirando o lixo para buscar seu alimento. A partir daí a trama se desenrola, as boas ações vão se multiplicando, mas sem o conhecimento de Trevor que tem a sensação de que seu objetivo não está sendo alcançado. Uma série de pessoas se envolve na corrente ,inclusive sua mãe , o professor e sua avó também alcoólatra. E moradora de rua. O que o menino não imaginava é que a corrente fosse chegar tão longe a ponto de atrair a atenção de um repórter , esse também beneficiado pela corrente . Instigado pela boa ação que recebera não descansa até encontrar a origem da mesma: Trevor O final é inusitado e sempre me emociona a cada vez que assisto. Vale a pena conferir. A proposta do filme é bem clara; O impacto social de uma boa ação, um gesto de carinho, uma gentileza gera um fator multiplicador de bem estar social. Como no filme, se cada um de nós nos propusermos a ajudar aqueles que necessitam, a corrente crescerá rapidamente. Gerando transformações. Como disse Trevor ao ser interrogado pelo repórter sobre o porquê disso tudo e ele responde: “Porque a vida não precisa ser assim, uma merda” Em outro momento ele diz: ” ...mas as pessoas desistem e quando isso acontece todos saem perdendo!”   Questões sobre o filme A Corrente do Bem 1)      Que temas sociais são abordados no filme? 2)      Escolha um destes temas e comente-o. 3)      Sintetize a vida dos personagens em poucas frases. 4)      Que razões levou a personagem principal a ajudar algumas pessoas escolhidas? 5)      Quais foram os critérios usados nestas escolhas? 6)      Escolha uma cena do filme e comente-a. 7)      Qual é a moral do filme?   Respostas: 1- QUE TEMAS SOCIAIS SÃO ABORDADOS ? R: DROGAS, ALCOOLISMO E VIOLÊNCIA. 2- ESCOLHA UM DESSES TEMAS E DÊ SUA OPINIÃO?  R: DROGAS; AINDA É UM ASSUNTO MUITO ABORDADO NO BRASIL E NO MUNDO, EXISTE MUITOS DEPENDENTES DE DROGAS. O DEPENDENTE QUÍMICO TEM CARACTERÍSTICAS DESAGRADÁVEIS, COMO POR EXEMPLO A FALTA DE NOÇÃO E PERCEPÇÃO E ATÉ MESMO A MODIFICAÇÃO DA PERSONALIDADE, FICANDO MAIS AGRESSIVO. DROGAS SÃO SUBSTÂNCIAS QUE CAUSAM ALUCINAÇÕES, O ALTO USO CAUSA A OVERDOSE. E HOJE SÓ IRÁ SE LIVRAR DA DEPENDÊNCIA QUEM SE TRATAR EM UM CENTRO DE REABILITAÇÃO, ONDE HÁ PROFISSIONAIS COM OS CUIDADOS NECESSÁRIOS.  3- EUGENE SIMONET – É O PROFESSOR DE ESTUDOS SOCIAIS, ELE QUEM PROMOVE A ATIVIDADE, COM O OBJETIVO DE MUDAR O MUNDO, SENDO UMA PESSOA MUITO INTROVERTIDO. TRAVOR MCKINNEY – É QUEM SE DESTACA NA ATIVIDADE PROMOVIDA PELO PROFESSOR, AFINAL “PASSE ADIANTE” É UMA ATIVIDADE EM QUE TRAVOR SE DEDICA PARA MUDAR A VIDA DAS PESSOAS INFELIZES.  ARLENE MCKINNEY – MÃE DE TRAVOR; TRABALHA O DIA TODO, E SUSTENTA SEU FILHO, E POR CAUSA DE ABANDONO DE SEU MARIDO E PROBLEMAS DIÁRIOS, COMEÇOU A BEBER.  CHALENDER – É UM REPORTER QUE DEVIDO A GRANDE REPERCURSÃO DO PROJETO DE TRAVOR, FOI ATÉ UMA ESCOLA ENTREVISTA-LO.  4 – TALVEZ PELO FATO DE VER QUE SEUS PROBLEMAS ERAM REALMENTE MUITO GRANDES E DIFICEIS DE ENFRENTAR-LOS SOZINHO, AS PESSOAS, SIMPLESMENTE PRECISAVAM DE UM ALGUÉM DO LADO DELAS PARA SAIREM DO OUTRO LADO.  5- OS PRINCIPAIS CRITÉRIOS FORAM O GRAU DE DIFICULDADE PARA ENFRENTAR OS PROBLEMAS E A ALTA NECESSIDADE DE AJUDA DOS “PERDIDOS” 6- A MELHOR CENA É A CENA EM QUE TRAVOR AJUDA O DROGADO ABRIGANDO-O EM SUA CASA, LHE DANDO COMIDA E PRINCIPAIS CUIDADOS. EMOCIONANTE!  7- ACREDITO QUE A MORAL DO FILME SEJA A IMPORTÂNCIA DE AJUDAR AS PESSOAS NECESSITADAS, A PERCEPÇÃO DE APENAS UM ESTUDANTE PÔDE AJUDAR A MUITAS PESSOAS, INCLUSIVE, ATÉ MESMO SUA MÃE, O FILME ABORDOU MUITO BEM O FATO DE QUE NÃO PRECISA IR MUITO LONGE PRA BUSCAR AJUDA, APENAS UMA PESSOA DE BOA VONTADE DISPONÍVEL A AJUDAR JÁ É O SUFICIENTE.    13 - Filme: "Como Estrelas na Terra"    O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade.  Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria.  Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava . Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante.  Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme "Como Estrelas Na Terra o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador.  O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança.  Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências.   Questões para análise do filme Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial 1- Como era o papel família de Ishaan antes de descobrir se ele tinha dislexia? Será que a família já desconfiava ou foi uma surpresa quando descobriram? A família era bastante exigente em relação aos resultados dos filhos. Pelo fato do irmão de Ishaa conseguir boas notas na escola a cobrança era ainda maior. Os pais não entendiam o porquê das dificuldades enfrentadas por Ishaa e o tratavam como  uma criança "normal". Por isso a surpresa foi tão grande quando seu professor revelou que ele era dislexo, pois eles na verdade achavam que era enrolação e bagunça.   2- O Professor é antes de tudo um ser humano com sentimentos e na sua atuação precisa ter sensibilidade para procurar entender as especificidades dos seus alunos. Como o Professor percebeu a dificuldade/necessidade de Ishaan? Como os antigos professores de Ishaa não perceberam que era dislexo, e não compreendiam que ela tinha dificuldade fez com que ele perdesse completamente o interesse pelos estudos e isso iria ficar assim até o final do semestre onde ele novamente repetiria o ano. Com a chegada de Ram na escola ele percebeu o desinteresse que Ishaa demonstrava pelos estudos em relação aos outros alunos, foi quando ele resolveu correr  atrás do porquê.   3- Discorra sobre cada professor que passou pela vida escolar de Ishaan, antes do professor Ram que foi sensível a situação dele. Os professores da escola regular o achavam levado e displicente, não tinham paciência e não compreendiam quando ele não conseguia ler nem resolver problemas por achar que não passava de brincadeiras. Ao chegar na nova escola que mantinham o padrão de tradicional os  4- O filme aborda as diferentes formas de aprender se assemelhando as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner . Cada um aprende de forma diferente, porque cada pessoa é diferente com talentos diferentes. Qual o momento do filme que você considera mais latente o fato de que todos somos estrelas e que só precisa de um espaço para brilhar? Quando no dia que o professor Ram resolveu fazer um evento diferente na escola e o Ishaa sai cedo e vai sozinho para um lugar lindo e isolado, onde ele buscou inspiração para fazer sua pintura.   5- O Professor Ram usa a frase “Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corrida, não crianças”. O que ele queria dizer com isso? Ao chegar à escola o professor percebeu que além de tudo os alunos eram crianças e precisavam de atenção. O método tradicionalista buscava criar máquinas e não alunos que pudessem desenvolver suas habilidades.   6- O filme destaca muitos aspectos importantes referentes ao processo ensino-aprendizagem. Aponte três que sejam mais significativos, na sua opinião.   No filme, o personagem Ishaan, um menino de nove anos, com dislexia e outras problemáticas que a acompanham devido a incompreensão de sua escola, pais e professores. Estes problemas que vão desde a negação do “eu não consigo” para a teimosia, rebeldia, mentiras e fuga de situações conflitantes, até dificuldades nos relacionamento com pares, adultos e traumas emocionais;  a falta de conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem que permeia as ações propostas pelo sistema educacional;    a questão da maturidade ou desenvolvimento não são as mais importantes para a aprendizagem, mesmo assim não nega a sua influencia. 7- Qual foi a cena do filme que mais tocou você? Justifique. Resposta Pessoal   8- A história do filme nos leva a refletir sobre muitas questões desde a gestão escolar até a prática pedagógica do professor. Qual a lição que você, como futuro professor absorveu para sua vida Profissional e pessoal? Resposta Pessoal   14 - FILME : Quanto vale ou é por quilo? Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso do filme em sala de aula. Quanto vale ou é por quilo? Ficha técnica do filme    Título original: Quanto vale ou é por quilo? Gênero: Drama               Duração: 104min Lançamento (Brasil): 2005           Direção: Sérgio Bianchi Roteiro: Sérgio Bianchi, Eduardo Benaim e Newton Canitto Produção: Patrick Leblanc e Luís Alberto Pereira Fotografia: Marcelo Copanni   Edição: Paulo Sacramento   Sinopse Quanto vale ou é por quilo? é um filme baseado em um conto de Machado de Assis que propõe uma reflexão sobre a sociedade brasileira escravocrata do século XVIII e a contemporânea. Em diversos momentos, o filme retrata que a escravidão, os capitães do mato eram atores de uma história escrita no passado. Mas, em outros, que tais “personagens” ainda escrevem a história do nosso cotidiano... No período escravocrata, homens-escravos foram fonte de lucro e uma moeda corrente paralela aos contos de réis. A exploração humana era fonte de status e riqueza. O filme mostra, dentro dessa perspectiva, que o trabalho e o lucro de muitas ONGs se baseia no mesmo princípio: exploração da miséria humana. Crítica do filme “O filme é uma excelente fonte de aprendizado e reflexão. Mostra-nos que o tempo passou e (quase) nada mudou. E, principalmente, coloca uma pulga (gigante) atrás da orelha sobre como podemos intervir nesta realidade... Sobre as nossas ‘supostas’ ações sociais... Até que ponto efetivamente contribuímos para a melhoria da sociedade? O filme é forte, em alguns momentos tenso, mas muito valioso, além de ser um convite ao desafio: qual o significado de Quanto vale ou é por quilo?.” Sugestões pedagógicas 1) Reflexão. O filme pode ser utilizado como instrumento de reflexão e expansão de consciência de modo transversal, porém é inegável que a história, a sociologia e a filosofia são vieses muito presentes em todo o desenrolar da trama.   2) História, a escravidão no Brasil. Enfocando a história, o filme retrata fielmente as questões referentes à escravidão no Brasil. O professor pode explorar essa temática mostrando as cenas: A escrava que comprava escravos e teve seus direitos usurpados. Os inúmeros instrumentos de castigo aos negros mostrados detalhadamente já no início do filme. A ação dos capitães do mato. O comércio de escravos como negócio lucrativo e próspero. Os direitos dos alforriados. As cartas de alforria. A relação entre escravos e seus proprietários.   3) História, relação entre passado e presente. Ainda dentro da perspectiva do trabalho com a disciplina História, é possível desmistificar a questão que muitos alunos, equivocadamente, pontuam: “História é coisa do passado!” ou “Já passou mesmo, o que isso tem a ver comigo nos dias de hoje”! O filme transpõe a escravidão do século XVIII para diversas situações de escravidão no século XXI. E vai mais além: apresenta a “máfia” a qual pertencem algumas ONGs (Organizações Não Governamentais), que visam lucro na miséria das comunidades.   4) Análise crítica, questões para a sua turma. Para que a análise crítica tenha o máximo de profundidade possível, você, após assistir ao filme, pode lançar as seguintes questões para sua turma, para que sejam respondidas em grupos ou individualmente e depois debatidas no grande grupo: O que é justiça afinal? Aponte situações no filme em que a justiça foi cumprida e outras em que a justiça falhou. A escravidão realmente acabou? Quais são as novas formas de escravidão? Como o filme retrata as favelas? Comente a cena na qual Ricardo atola o carro próximo à cena de um assassinato. De acordo com seu entendimento, qual é o papel das ONGs? Como o filme retrata esta realidade? No Brasil há seriedade? Como o filme traça o perfil social do nosso país? Existe ética na publicidade/marketing? Como essa situação é abordada no filme? O que é caridade? O que é doação? A doação é somente algo material? O que é assistencialismo? Em sua opinião, o Brasil é um país assistencialista? Como você analisa a situação mostrada no filme, em que duas ONGs brigam entre si para darem alimentos, sopa e cobertores a mendigos de rua? Por que as doações são, muitas vezes, vinculadas a crescimento espiritual? A oferta de Noemia a Mônica, para o custeio do casamento, é uma forma de escravidão? Que outra situação do filme retrata a mesma situação? Como os esquemas de corrupção são mostrados no filme? Em que situações? Mônica decide criar uma menina negra. Por quê? O filme retrata o crescimento das penitenciárias como fator de aquecimento da economia. Por quê? Em sua opinião, este pensamento é correto? Aumentar o número de penitenciárias no Brasil pode diminuir os índices da violência urbana? Por que o personagem interpretado por Lazaro Ramos compara as penitenciárias a navios negreiros? O que o personagem interpretado por Lazaro Ramos quer dizer com a expressão “Liberdade para consumir”? Como Candinho se envolve no mundo do crime? Qual é a visão da sobrinha de Mônica sobre o mundo da moda? E seus valores? Quem são os novos capitães do mato? Como o filme retrata as campanhas publicitárias desconexas da realidade? O que é abismo social? Por que o personagem interpretado por Lazaro Ramos afirma que sequestro é uma forma de distribuição de renda? O filme menciona o marketing da violência. O que isso quer dizer? O sequestro de Marco Aurélio foi fruto da desigualdade social? O que é um favor? Favor se paga? Ou se retribui? Qual a “moeda corrente” nos pagamentos dos favores? Como o filme retrata a “reinclusão social”? Analise a fala de Ricardo durante a festa de premiação, quando menciona a empregabilidade dos ex-detentos. Em sua opinião, o que significa a expressão: “Vale quanto pesa ou é por quilo?”   5) Projeto multidisciplinar, dados estatísticos.  Ainda é possível, dentro da disciplina de matemática ou em um projeto multidisciplinar, analisar os dados numéricos levantados pelo filme. Sugiro que eles sejam pesquisados novamente pelos alunos de modo a atualizar os valores que se referem ao ano de lançamento do filme: 2005. Dados para análise: Em determinada situação do filme, uma escrava Lucrecia necessitava de 34 mil réis para comprar sua carta de alforria. Quanto equivale essa quantia em reais? Maria Antonia vende a carta de alforria a Lucrecia por 42238 réis, obtendo uma lucratividade de 7,5% ao ano. Que operações financeiras da atualidade podem render percentuais iguais ou superiores a esses? No mercado da solidariedade, cada criança carente corresponde a 5 novos empregos. Qual é a dimensão desta empregabilidade neste ano? Segundo o filme, é levantada ao ano uma quantia de U$ 10.000,00 por criança carente ao ano no Brasil. O que seria possível realizar se essa verba efetivamente fosse utilizada para o fim a que se destina? Quanto custa a manutenção mensal de presidiários no Brasil? Qual o volume anual de recursos financeiros movimentados anualmente por ONGs brasileiras? 6) Relação com outros eventos recentes. É possível comparar as situações vistas no filme com a cena trágica da interceptação da ajuda humanitária a Gaza?   7) ONGs, todas são como as retratadas no filme? É necessário fazer um fechamento com os alunos no sentido de esclarecimento: nem todas as ONGs funcionam como as retratadas no filme. Há muita gente séria no terceiro setor! Para diferenciar o joio do trigo é necessário acompanhar as atividades, analisar as finanças e ser crítico.   8) Últimas dicas. E a última dica. Assista ao filme até o final mesmo! Você pode pensar que o filme acabou, mas logo após os letreiros do final,  há mais um “pedacinho” surpreendente e que amplia a discussão! Nos extras, há um depoimento muito interessante de Iná Camargo. Confira também!   15 - FILME : OLGA  Olga Benário nasceu em uma família judia em Munique na Alemanha no dia 12 de fevereiro de 1908. Seu pai Leo Benário era um advogado social democrata e sua mãe Eugénie era uma dama da alta sociedade que não apoiava as idéias revolucionárias da filha. Em 1923, aos 15 anos, Olga entrou para o partido comunista. Em 1926 foi presa por traição e libertada poucas semanas depois. Em 1928 liderou uma missão no Tribunal de Justiça para libertar seu companheiro Otto Braun, comunista e revolucionário que havia sido sentenciado à prisão de Berlin-Moabit. Em 1934 Olga foi designada para uma missão cujo objetivo era levar em segurança ao Brasil o líder comunista Luís Carlos Prestes. Ambos deveriam se passar por marido e mulher para ajudar no disfarce. Durante a viagem Olga e Prestes se apaixonaram. Devido a influência comunista de Prestes, e da popularidade proveniente da Coluna Prestes, Getúlio Vargas, durante o governo provisório, desenvolveu uma lei de segurança que permitia prender todos aqueles que se opusessem ao governo. Prestes liderou a Aliança Nacional Libertadora acreditando que, tal como a Coluna Prestes, militares, tenentes e comunistas o apoiariam em uma frente política revolucionária comunista, de caráter antifascista e anti-imperialista. O movimento de Prestes se colocava em oposição ao integralismo e a filosofia fascista do governo Vargas, e pretendia a revolução com o apoio da URSS. Este movimento ficou conhecido como Intentona Comunista. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos e separados. Grávida de Prestes, Olga travou uma batalha contra o governo para ter sua filha no Brasil e não ser deportada para Alemanha nazista, devido ao fato de ser judia. Como uma vingança pessoal de Vargas e Filinto Müller contra Prestes, Olga foi deportada para a Alemanha. Na madrugada de 27 de novembro de 1936, nasceu Anita Leocádia, a filha de Olga e Prestes. Leocádia, mãe de Prestes, fazia uma grande campanha na Europa pela liberdade de Prestes, Olga e Anita. Devido a esta campanha em favor dos direitos humanos, Olga pode ficar com a filha até não poder mais amamentá-la. Quando Anita completou 14 meses foi retirada de Olga, e a avó obteve a guarda da neta. Porém, Olga inicialmente acreditava que Anita poderia ter sido levada pelos nazistas, e só ficou sabendo tempos depois que Anita estava a salvo. Em 1938 Olga foi levada para o campo de concentração de Lichtenburg, e em 1939 para Ravensbrück, o único campo feminino. Em fevereiro de 1942, Olga foi executada na câmara de gás com mais de 200 prisioneiros no campo de Bernburg.   QUESTÕES SOBRE O FILME: OLGA 1 - Descreva a principais caracteristica da personagem Olga.   2 - Quem foi Luis Carlos Prestes ? Qual sua participação na politica brasileira?   3 - Porque o governo brasileiro torturava varias pessoas ? Qual era seu objetivo?   4 - Porque Olga foi deportada para a Alemanha ?   5 - Explique , resumidamente, como eram as vidas das pessoas dentro dos campos de concentração nazista.   6 - Como se deu a morte da Olga? Explique.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (379.7 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com