TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO FILME “ALÉM DA SALA DE AULA

Por:   •  26/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]             FACULDADES ANHANGUERA DE BAURU

Curso de Psicologia

SORAIA FERNANDES CAMPOS RA: 38005013023

APRECIAÇÃO CRÍTICA DO FILME “ALÉM DA SALA DE AULA

BAURU / SP

OUTUBRO/2020

Resenha do filme

Além da sala de aula é um filme norte-americano, baseado em fatos que se passa em meados de 1987 na cidade de Salt Lake City (EUA). Ele conta a história de Stacey Bess, uma professora recém formada que sonha em ser professora desde criança.

Stacey consegue seu primeiro emprego em um projeto de ensino para crianças carentes, que não tinham nem casas para morar. Essas pessoas permaneciam no abrigo até conseguirem se estabilizarem financeiramente, porem o local não possuía infraestrutura adequada para abrigar todos que precisavam, muitos ficavam sem quartos ou até mesmo sem ter o que comer.

 Quando chega ao abrigo ela se sente desanimada ao ver a situação precária em que teria que dar aula para as crianças, que com os poucos recursos que tinham não recebiam nem alimentação direito, não tinham livros, carteiras e material escolar.

Logo no início ela pensa em abandonar o emprego por se sentir impotente, mas ao decorrer do filme ela se apega com as crianças da comunidade e resolve então continuar a não só dar aula para elas, e sim buscar melhorias para todos. Quando não consegue os recursos ela decide comprar alguns materiais para melhorar a sala de aula, com seu próprio dinheiro, para que as crianças pudessem ter um ambiente de estudo um pouco melhor.

Ao saber que teria que ensinar seis níveis de ensino diferentes ao mesmo tempo, devido a diferença de idade das crianças, Stacey diz que nunca havia sido preparada para isso em todos seus anos de estudo de faculdade. Mas apesar dos seus medos e dificuldades diante da situação, ela consegue preparar ótimas aulas paras as crianças, ensinando até música clássica e arte.

Em pouco tempo ela conquista toda a comunidade, ajuda até os pais dos alunos, que mesmo não tendo muitas perspectivas começam a sonhar com um futuro melhor. Stacey começa a organizar reuniões para trocarem ideias e incentivar os pais a ajudarem seus filhos nos estudos, assim eles também aprenderiam.

Com o passar do tempo seu trabalho é reconhecido, ela começa a dar palestras em muitos lugares sobre seu trabalho transformador, que mudou a vida de tantas crianças que antes de sua chegada eram esquecidas. Seu carinho pelas crianças era enorme, mesmo tendo que se afastar por um tempo por causa de uma gravidez, ela continuou voltando ao local para visitar e ensinar.

 

Personagem analisado

A personagem que escolhi analisar foi a professora Stacey, porque, sem sombras de dúvidas a presença dela naquele lugar mudou a vida de muitas pessoas.  A diferença que ela fez na vida daquelas crianças é impressionante.

Mesmo com tantas dificuldades encontradas, ela não desistiu daquelas pessoas que estavam em extrema situação de vulnerabilidade social. Apesar de ter se formado recentemente e de não ter experiencia por ser seu primeiro emprego, Stacey enxerga as necessidades daquela comunidade, coisa que muitos acima dela não enxergavam ou “fingiam não ver” porque era cômodo para eles.

Graças a sua empatia, dedicação e esforço, ela consegue realizar muitas mudanças no local, que partem para além da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (157.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com