TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA

Artigos Científicos: FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2014  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  762 Visualizações

Página 1 de 12

(UFRGS 2000 – adaptada) Assinale a alternativa INCORRETA.

(A) O Modernismo brasileiro de 1922 teve, entre outros objetivos, as renovações formais, expressas em prefácios, manifestos, poemas e romances. (B) Manuel Bandeira, poeta nascido em Recife, abordou em sua obra múltiplos temas aos quais, algumas vezes, atribuiu caráter autobiográfico. (C) Vinicius de Moraes, autor de “Soneto de fidelidade” e “Soneto de separação”, também escreveu poemas infantis e a peça de teatro Or feu da Conceição . (D) Carlos Drummond de Andrade, autor de A R o s a d o p o v o , caracteriza-se pela construção de uma poética rigorosa e pela desatenção aos temas do cotidiano. (E) João Cabral de Melo Neto destaca-se na literatura brasileira pelo desinteresse em relação ao saudosismo e ao confessionalismo característicos da tradição lírica em língua portuguesa, visto sua tendência à objetividade poética.

Instrução: os excertos abaixo servem de suporte às afirmações das duas questões que seguem. Leia-os com atenção, bem como o que é dito sobre eles.

Vai minha tristeza, E diz a ela que sem ela não pode ser, Diz - lhe numa prece Que ela regresse, porque eu não posso mais sofrer. Chega de saudade A realidade é que sem ela não há paz, não há beleza É só tristeza e a m elancolia Que não sai de mim, não sai de mim, não sai

Mas se ela voltar, se ela voltar Que coisa linda, que coisa louca Pois há menos peixinhos a nadar no mar Do que os beijinhos que eu darei na sua boca, dentro dos meus braços Os abraços hão de ser milhõ es de abraços Apertado assim, colado assim, calado assim Abraços e beijinhos, e carinhos sem ter fim Que é pra acabar com esse negócio de você viver sem mim. (...) ( Chega de saudade )

É melhor ser alegre que ser triste Alegria é a melhor coisa que existe É assim como a luz no coração

Mas pra fazer um samba com beleza É preciso um bocado de tristeza É preciso um bocado de tristeza Senão, não se faz um samba não (...) Porque o samba é a tristeza que balança E a tristeza tem sempre uma esperança A tristeza te m sempre uma esperança De um dia não ser mais triste não

...Feito essa gente que anda por aí Brincando com a vida - Cuidado, companheiro! A vida não é de brincadeira, não A vida é uma só Duas mesmo que é bom ninguém vai me provar muito bem provado Com ce rtidão passada em cartório do Céu E assinada em baixo: “Deus” - E com firma reconhecida A vida é a eterna arte do encontro Embora haja tanto desencontro pela vida (...) ( Samba da Benção )

2) I. “Chega de saudade” marca uma cisão efetiva com o modelo tristonho e melancólico dos sambas-canção dos anos de 1950, pois propõe, em sua letra, justamente uma maneira mais otimista de se ver a vida. II. O otimismo é uma máxima em “Samba da Benção”; somado ao mesmo aspecto observado na ingenuidade de muitas canções

da Bossa Nova, podemos associar tal aspecto ao pós-guerra e à euforia da modernidade brasileira dos anos JK. III. A estrutura da letra de “Chega de saudade” sugere um comportamento do eu-lírico que vai de uma postura à outra que se coloca em oposição à primeira. Essa presença da antítese como figura de linguagem, entretanto, não é perceptível em “Samba da Benção”, uma canção nitidamente mais madura nesse sentido.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

3) I. Uma ruptura básica demonstrada pela estética bossanovista encontra-se na utilização do coloquialismo, como podemos ver nos diminutivos de “Chega de saudade” e na ironia de “Samba da Benção”. II. Em “Samba da Benção”, Vinicius de Moraes ilustra com muita informalidade a importância de se dar valor à família. III. Em “Samba da Benção”, apesar de tudo, predomina uma visão desencantada de mundo quando vemos que o autor insiste que sempre perduram os “desencontros” da vida.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

4) (UFRGS 2005) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.

Ao concretizar o projeto de um poeta múltiplo, Fernando Pessoa cria ...... com diferentes ...... , entre os quais Ricardo Reis e Álvaro de Campos, com obras de tendência, respectivamente, ...... e ...... .

(A) pseudônimos – imagens – clássica – simbolista (B) heterônimos – linguagens – neoclássica – modernista (C) pseudônimos – estilos – simbolista – modernista (D) heterônimos – temáticas – romântica – futurista (E) heterônimos – visões de mundo – surrealista – vanguardista 5) (UFRGS 2007) Leia o poema abaixo de Ricardo Reis.

01. Q uão breve a mais longa vida 02. E a juventude nela! Ah! Cloe, Cloe, 03. Se não amo, nem bebo, 04. Nem sem querer não penso, 05. Pesa - me a lei inimplorável, dói - me 06. A hora invita, o tempo que não cessa, 07. E aos ouvidos me sobe 08. Dos juncos o ruído 09. Na oculta margem onde os lírios frios 10. Da ínfera leiva crescem, e a corrente 11. Não sabe onde é o dia, 12. Sussurro gemebundo.

Assinale a alternativa correta sobre este poema.

(A) Trata-se de um soneto que desenvolve uma temática amorosa e espiritualista. (B) O poema, de características clássicas, traz a preocupação obsessiva do poeta, a transitoriedade. (C) O poeta diviniza a musa, Cloe, tornando-a um ideal distante no tempo. (D) Nos versos 02 e 04, o sujeito lírico lamenta a juventude perdida, apesar do esforço por mantê-la, não amando e não bebendo. (E) No verso 09, a expressão “oculta margem” refere-se a uma vida de prazeres ocultos.

6) (UFRGS 2000) Quanto à criação de heterônimos de Fernando Pessoa, considere as seguintes afirmações.

I. Alberto Caeiro, autor do O Guardador de Rebanhos , é o poeta integrado à natureza. II. Os heterônimos, marca da obra pessoana, caracterizam-se por adotarem estilos diferentes. III. Ricardo Reis, autor de odes de modelo clássico, distingue-se

pela temática urbana de seus poemas.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

7) (UFRGS 2004 - adaptada) Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao processo heteronímico de Fernando Pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com