TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Casos: FINANÇAS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

2 DESENVOLVIMENTO

Planejamento Financeiro

O planejamento pode ser descrito como ato de planejamento, preparação, planificação, ou até um conjunto de ações.

Mas em finanças esses conceitos são levados para um sentido mais amplo, levados para um plano empresarial, permitindo dessa forma a melhor tomada de decisão quanto a tipo e momento de captação de recursos.

No mercado competitivo de hoje, produzir e vender bem não são mais suficiente, há necessidade de controlar com segurança as finanças do empreendimento. Isso demanda uma metodologia capaz de gerar informações de qualidade e em tempo hábil para as tomadas de decisão. De conteúdo altamente prático, o planejamento financeiro fornece aos interessados um conjunto homogêneo de conhecimentos que se mostra tão importante quanto decisivo para o melhoramento do desempenho financeiro das empresas.

Planejar significa traçar um plano, programar, projetar. E o planejamento financeiro significa, tanto para pessoas como para empresas, estabelecer e seguir uma estratégia, visando atingir objetivos. Essa estratégia pode ser voltada para curto ou longo prazo. Toda empresa, para progredir a longo prazo, precisa ter um foco ou um objetivo. Assim também o indivíduo precisa saber antecipadamente as metas que pretende atingir.

O planejamento financeiro deixa claro a maneira e os meios que determinada empresa utilizará para alcançar seus objetivos financeiros, ele deve ser feito com muito cuidado, pois um erro pode ser fatal para a empresa.

Em resumo, um planejamento financeiro bem feito é indispensável à vida das pessoas e das empresas porque possibilita saber, com antecedência, que caminhos estão sendo trilhados, visando maximizar os resultados econômico-financeiros. Isso trás tranqüilidade e menos estresse à vida das pessoas.

O planejamento financeiro se divide em:

Planejamento financeiro a longo prazo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com