TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Exames: FINANÇAS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  2.696 Palavras (11 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................

2.DESENVOLVIMENTO................................................................................................3.CONCLUSÃO.....................................................................................................

4. REFERENCIAS.................................................................................................

INTRODUÇÃO

Este trabalho ressalta a importância do processo de planejamento financeiro para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações.

Diante desta realidade o processo de planejamento financeiro tem sido um fator chave para o sucesso empresarial contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito.

DESENVOLVIMENTO

1. FLUXO DE CAIXA PREPARADO.

2. ESCLARECIMENTOS

2.1 Fluxo de caixa

É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, considerando a memória de dados que respaldará essa mesma previsão podendo assim afirmar que fluxo de caixa projetado é a demonstração visual das receitas e despesas distribuídas pela linha do tempo futuro.

O planejamento do fluxo de caixa é essencialmente importante porque através dele o administrador pode identificar os desembolsos que a empresa terá em alguns períodos, sendo possível então se programar a partir do planejamento torna-se possível a negociação de prazos junto a fornecedores e credores com o intuito de minimizar possíveis problemas de caixa, valendo-se do melhor prazo para jogar as contas a pagar e antecipar as contas a receber, para ajustar o fluxo.

O fluxo de caixa deve ser muito bem pensado em virtude de prazos, o que vai depender de empresa para empresa, mas quando a empresa tem muitas oscilações existe a tendência de que os prazos sejam mais curtos como, diário, semanal e etc., para a empresa apresentar uma estabilidade em relação a seus ingressos e desembolsos então os prazos tendem a ser mais longos com fluxos mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, pelo simples motivo de que é muito mais fácil planejar quando existe estabilidade e regularidade das operações da empresa.

2.2 Custo de oportunidade

É um termo usado para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada.

O custo de oportunidade foi definido como uma expressão da relação básica entre escassez e escolha. São custos relativos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo. Os custos econômicos incluem os custos de oportunidade que ocorrem pelo fato dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.

Um exemplo: Uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir duas cadeiras para alimentar a demanda de duas mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das duas cadeiras que deixaram de ser fabricadas.

Se uma cidade decide construir uma escola num terreno vazio de propriedade do estado ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se, por exemplo, a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dividas da cidade.

2.3 Orçamentos empresariais

Orçamento é como o plano financeiro que estabelecerá a estratégia empresarial para um determinado exercício. De forma mais específica, o orçamento é a expressão detalhada de todas as receitas e despesas previstas para um período futuro (mensal, trimestral, anual, qüinqüenal) de uma organização. Ele faz parte do planejamento organizacional, no qual devem ser estabelecidos objetivos e metas a serem concretizados em curto, médio e longo prazo, com detalhamentos quantitativos de todas as atividades a serem desenvolvidas pela empresa.

No estudo do orçamento, entende-se por despesas todos aqueles gastos da organização que podem, inclusive, ser classificados de acordo com os fins a que se destinam. Nesse sentido, até os investimentos em ativos permanentes podem ser classificados como despesas. As receitas, por sua vez, correspondem às previsões de vendas de mercadorias, produtos e serviços da empresa, podendo incluir também as denominadas receitas patrimoniais (provenientes de imóveis alugados) e as rendas extraordinárias, não provenientes da atividade principal da empresa, como as oriundas das aplicações financeiras de sobras momentâneas de capital.

Uma das características do orçamento é apresentar previsões que podem ou não ser efetivadas. Assim sendo, um orçamento pode ter parte dele com um cumprimento rigoroso, o que normalmente acontece com as despesas, havendo a necessidade de ajustes e avaliações relativas às receitas, uma vez que, para a maioria das empresas, não há como controlar as forças de mercado.

*Orçamentos Flexível

Orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que pode ser ajustado a qualquer nível de atividades.

A base para a elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional.

O enfoque do orçamento flexível é possível, então, com os eventos que têm a possibilidade de uma mensuração unitária, que correspondem aos dados variáveis.

Outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com