TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS EMPRESARIAIS

Projeto de pesquisa: FINANÇAS EMPRESARIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.478 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10

708503581190880

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

No mundo atual vivenciamos uma grande mutação em relação às empresas. A lei vem cada vez mais exigindo, e com razão, a completa estruturação de tais empresas, tributos, impostos, etc. tudo para dar mais qualidade e produtividade para a empresa, e diretos aos seus funcionários e contribuintes.

Para tanto a empresa deve ter um bom planejamento, e com isso profissionais qualificados, para que todos os dados estejam corretos, sendo que um erro pode levar a empresa a pagar multas, e com isso obter um enorme prejuízo.

Na atualidade, qualquer empresa, seja ela privada, estatal ou governamental, tem uma forte influencia sobre os rumos da economia em escala mundial, dentro deste contexto em que os administradores são levados a tomar importantes decisões a todo o momento.

O contador neste contexto tem como obrigação, levar ate as instituições informação e a ajuda necessária para que seus empresários e administradores sigam de acordo com a lei todas as normas, que lhe são exigidas. Tendo assim o cantador uma grande importância para uma empresa, e também o dever de estarem condizentes as leis que lhe são estabelecidas. Em face desta nova realidade, as empresas possuem uma responsabilidade externa um tanto significativa, com relação as suas operações financeiras e suas ações sociais. A sociedade exige empresas preocupadas com o meio ambiente, que valorizem seus colaboradores e que possuem responsabilidade social com a comunidade em que estão inseridas.

Diante deste contexto, o presente trabalho mostra o importante papel de um orçamento e um planejamento empresarial sério em uma organização, para que as necessidades que surgirem no decorrer da atividade possa ser digerido da melhor maneira possível sem causar danos e desconfortos à organização.

2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente vivenciamos uma metamorfose em nossa estrutura econômica, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo sendo assim de extrema necessidade a presença de um planejamento. No mundo de negócios no quais as inovações no processo empresarial são de suma importância, informações são interligadas instantaneamente e oportunidades de negócios surgem, nos mais diferentes locais do mundo. Para isso a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado deve estar preparada para tais desafios. Assim surgindo um fator global responsável pela obtenção do sucesso empresarial o Planejamento Financeiro

Os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para a coordenação e implantação desses planos. Como meio de organização e direção de um grande segmento do processo de planejamento administrativo; Como uma contínua advertência em procurar desenvolver os planos e programas guiando a administração no dia a dia; Como avaliador de performance real.

Os orçamentos devem manter-se atualizados para atender a seus propósitos, por ocasião do planejamento estratégico e operacional, dos planejamentos periódicos, dos ajustes efetuados nos planos, garantindo-se bases realistas para a avaliação de desempenhos, que se alcançados conduzirão a empresa aos níveis planejados de eficácia.

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Por suas importância, esta é uma atividade ligada diretamente à diretoria executiva das empresas.

Cabe a ela estabelecer as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período e sua abrangência. Período e abrangência que podem variar de empresa para empresa, dependendo de suas táticas e estratégias empresariais, do seu tipo de atividade, de sua grandeza e ambição de crescimento, de ser uma empresa produtora rural, industrial ou prestadora de serviços,

Este orçamento surgiu com propósito de solucionar os problemas do orçamento estatístico. O orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades, sendo que a base para a elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre custos fixo e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional. O objetivo principal deste orçamento é auxiliar os administradores a entender o porquê os orçamentos não foram cumpridos. Desta forma é muito útil aos gestores quando estiverem tentando escolher um dentre vários níveis de atividade para fins do planejamento, e no acompanhamento, quando os mesmos estiverem tentando analisar os resultados efetivos.

Com a utilização deste orçamento os desvios das metas são divididos em variações de comercialização, de preços de venda dos produtos, do volume, de ociosidade, de desempenho e de preços de aquisição dos recursos. Este s orçamentos flexíveis podem ser úteis tanto antes quanto depois do período em questão, sendo assim quando os gestores escolherem entre varias faixas de atividade pra fins de planejamento, também no fim do período ou quando os administradores estiverem tentando analisar o resultado.

Wood e Sangster (1996) confirmaram que quando os resultados reais são comparados com os resultados orçados segundo o orçamento empresarial, eles divergem por duas razões:

Enquanto os volumes reais e orçados da fabricação e vendas podem ser os mesmos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com