TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRAUDE CONTRA CREDORES. INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO. ATOS JURÍDICOS ILÍCITOS

Pesquisas Acadêmicas: FRAUDE CONTRA CREDORES. INVALIDADE DO NEGÓCIO JURÍDICO. ATOS JURÍDICOS ILÍCITOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 8

1 – FRAUDE CONTRA CREDORES: CONCEITOS E ELEMENTOS CONSTITUTIVOS:

CONCEITO:

Segundo Omar Latif a fraude contra credores constitui defeito social do negócio jurídico, que, nas palavras de Carlos Roberto Gonçalves: “não conduzem a um descompasso entre o íntimo querer do agente e a sua declaração. A vontade manifestada corresponde exatamente ao seu desejo. Mas é exteriorizada com a intenção de prejudicar terceiros ou de fraudar a lei”. (Direito Civil – Parte Geral, vol. I, São Paulo, Ed. Saraiva, 1997, p. 98).

DA JURISPRUDÊNCIA:

Número do 1.0145.10.066105-0/007 Númeração 0661050-

Relator: Des.(a) Alexandre Santiago

Relator do Acordão: Des.(a) Alexandre Santiago

Data do Julgamento: 23/04/2014

Data da Publicação: 30/04/2014

APELAÇÃO CÍVEL - AÇÃO ANULATÓRIA DE ATO JURÍDICO - PRINCÍPIO DA DIALETICIDADE - ADJUDICAÇÃO DE IMÓVEL - FRAUDECONTRA CREDORES - INTERESSE PROCESSUAL

- Pelo princípio da dialeticidade deve o recurso demonstrar e atacar o desacerto da decisão fustigada, sua falta de conformidade com o sistema jurídico, de forma a ser removido o obstáculo criado à satisfação da pretensão do recorrente.

- Os credores têm interesse processual em pedir a desconstituição de ato de adjudicação de imóveis penhorados anteriormente, quando entendem ter havido fraude contra credores.

1.1 – DESCRIÇÃO DO CASO:

Trata-se de uma apelação interposta contra a Sentença proferida pelo juiz da 2º vara cível de Juiz de fora em um processo de ação anulatória proposta pelos apelantes que pedem em preliminar a cassação da sentença, com o regular prosseguimento do feito uma vez que está presente o interesse de agir, já que pleiteiam a anulação do ato jurídico que teria prejudica o seu direito creditório alegando portanto que houve um fraude no ato de adjudicação dos imóveis pela primeira apelada, de forma que tal ato deverá ser desconstituído.

1.2 – DECISÃO DE 1º GRAU:

Em decisão de primeiro grau o M. Juiz julgou extinto o feito sem resolução do mérito por haver ausência de interesse processual, fundamentando-se o reconhecimento a inexistência de interessa processual, uma vez que a adjudicação realizada pela apelada foi amplamente reconhecida pelas justiças estadual e federal, não existindo qualquer incidência de fraude e nem outra irregularidade na atuação da ré.

O Magistrado, ao fundamentar, citou parte de uma sentença proferida na Justiça do Trabalho, em que se reconheceu que não existe nada que autorize o reconhecimento da sucessão trabalhista pleiteada naqueles autos, fundamentando, então: [...] todo procedimento foi realizado em seus trâmites legais, não tendo agora a meu sentir os autores interesse processual válido a anular ato juridicamente perfeito e acabado, sendo a adjudicação realizada pela ora ré legal e feita dentro dos procedimentos legais e justos, sendo mesma amplamente reconhecida pelas justiças Estadual e Federal, conforme verifico nos autos. Não existe qualquer incidência de fraude e nem outra irregularidade na atuação da ré." (fl.713) (GRIFO NOSSO).

1.3 – ÓRGÃO JULGADOR:

11° Câmara Cível do tribunal de justiça de Minas Gerais, sob relato da ação do Desembargador Alexandre Santiago.

1.4 – RAZÕES DE REFORMA:

O r. desembargador entendeu-se que deveria dar provimento ao recurso uma vez os apelados eram devedores dos apelante por razão da sentença da justiça do trabalho que desqualificou a personalidade da pessoa jurídica fazendo com que os seus sócios em caso os apelados passasse a ser devedores dos débitos trabalhistas. Não obstante que os imóveis cuja adjudicação se pede seja anulada uma vez que já haviam sido penhorados.

Sendo assim, entendeu que o r. magistrado de primeira instância não poderia entender que a adjudicação foi feita dentro dos procedimentos legais e justos, de forma a afastar o interesse processual dos Apelantes, uma vez que estes demonstraram, claramente, o seu interesse, qual seja: anular o ato de adjudicação, em razão da fraude contra credores que acreditam ter ocorrido.

O interesse processual nasce diante da resistência que os Réus oferecem à satisfação dos Autores.

E que analisando os autos, vê-se, claramente, que se encontra presente o interesse dos Autores, uma vez que os Réus se opõem ao direito que eles afirma ter, qual seja, de que o ato seja desconstituído para que prevaleça sobre os imóveis a penhora realizada no rosto dos autos de inventário.

E por estes motivos deveriam dar provimento ao recurso para reconhecer o interesse processual dos apelantes, cassar a sentença e retornar os autos a secretária de primeira instância para o regular processamento e julgamento do presente feito.

2 – AÇÃO PAULIANA E AÇÃO REVOCATÓRIA:

CONCEITO:

Segundo Carlos Roberto Gonçalves A ação anulatória do negócio celebrado em fraude contra os credores é chamada de “pauliana” (em atenção ao pretor Paulo, que a introduziu no direito romano) ou revocatória.

DA JURISPRUDÊNCIA:

Número do 1.0439.11.009169-1/001 Númeração 1114301-

Relator: Des.(a) Antônio Bispo

Relator do Acordão: Des.(a) Antônio Bispo

Data do Julgamento: 16/01/2014

Data da Publicação: 24/01/2014

EMENTA: AGRAVO DE INSTRUMENTO - PROCESSUAL CIVIL – AÇÃO REVOCATÓRIA C/C AÇÃO PAULIANA E REPARAÇÃO DE DANOS - AGRAVO DE INSTRUMENTO - AUSÊNCIA DE TERMO DE INVENTARIANTE -IRREGULARIDADE - DA REPRESENTAÇÃO PROCESSUAL - NULIDADE - MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA - INEXISTÊNCIA DE SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA - EXTINÇAO DO PROCESSO.

2.1 – DESCRIÇÃO DO CASO:

Os apelantes agravaram a decisão proferida nos autos da ação revocatória c/c ação pauliana e reparação de danos que rejeitou as preliminares de inépcia da inicial e de carência de ação, e que deixou de apreciar a preliminar de irregularidade de representação.

Em suas razões recursais alegaram que há irregularidade de representação uma vez que não consta dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com