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FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA

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Por:   •  28/5/2014  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  524 Visualizações

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INTRODUÇÃO

O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo e renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante. Esta intenção se daria com a aproximação ao Marxismo, no entanto, deu-se em sua versão vulgar, por conta da censura no transcorrer do Movimento, devido ao contexto da Ditadura Militar. Um notável movimento de renovação do Serviço Social surge nas sociedades latino-americanas, a partir da década de 1960, como manifestação de denúncia e contestação do Serviço Social Tradicional. Não era um movimento homogêneo, havia uma fragmentação da categoria entre Revolucionários e Conservadores, um visava uma Modernização Conservadora e o outro uma renovação transformadora para construção de uma nova ordem societária. Documentos como de Araxá (1967), Teresópolis (1970) e de Sumaré (1980), foram elaborados na busca de propostas de teorização para o Serviço Social, contendo as primeiras expressões de Renovação da profissão.

O presente trabalho visa mostra a reconceituação do serviço social, para a profissão do assistente social este movimento foi movido pelas pressões sociais, desigualdades sociais e a historia do mesmo. As iniciativas que inspiravam o movimento de reconceituação no Brasil.

No final do século XIX , em 1898, na Europa com a ascensão da burguesia e com aparecimento das classes sociais e classe dominante. Com objetivo de preparar para sistema sócio, Político e Econômico da época. No Brasil em 1930 com processo de industrialização e urbanização do País, mediador a fins de controlar e fiscalizar massa operaria, para capitalismo, ajuda e caridade, mantidas pelo clero e damas caridade com proposta de manter no comodismo sem reação de greve ou revolta contra classes dominantes. Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. Reflexão sobre este Movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o conservadorismo. Construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social.

O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação, teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante. Esta intenção se daria com a aproximação ao Marxismo, no entanto, deu-se em sua versão vulgar, por conta da censura no transcorrer do Movimento, devido ao contexto da Ditadura Militar.

Teorização e Metodologia do serviço social

Araxá, em 1967, Teresópolis em 1970 e Sumaré em 1978. Para o serviço Social foi o movimento de ascender. A intenção era criar uma ferramenta para os profissionais docentes e acadêmicos a evoluírem em idéia. Sendo que as Universidades e Faculdades têm a responsabilidade na formação profissional com qualidade, pois se não ensinarem aos seus acadêmicos, como ter atitudes e fazer parte de projetos e grupos de pesquisas de Programas Sociais, para que assim possa se tornar um profissional comprometido com a realidade e não um profissional desprovido de capacidade intelectual de trabalho. Assim lutar e exigir o que lhe é de direito. O Serviço Social é uma profissão que tem em “questão”, os próprios Assistentes Sociais, que são garantidores de direitos. A pergunta que não deve ficar sem respostas, “se não somos capazes de garantir nossos direitos, como garantiremos os dos outros?” Então deveriam ser criados de forma sensata e agressiva, documentos que lhes dessem Espraiamentos no quesito profissional e político nas lutas por um lugar de prestigio, sem a carga negativa do Histórico do serviço social, até porque no Brasil as coisas não funcionaram como os americanos esperavam. Geograficamente tudo se estende até mesmo as “Questões Sociais”. Muitos estrangeiros se manifestaram sobre os assuntos em debate pautados nos seminários, como Carolina Were, dos Estados Unidos e o Secretário Geral da Federação Internacional de assistentes Sociais. O documento de Araxá foi traduzido em vários idiomas como, Inglês, Francês, Espanhol e até em Portugal foi reconhecido. Foi um Documento muito importante, tanto que foi reafirmado no seminário de Teresópolis, pois com uma repercussão tão grandiosa como os Documentos de Araxá e Teresópolis tinham que ter um registro para historia. A partir daí o (CBCISS) Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social, para contar com um numero mais expressivo de profissionais, passou a promover o (ER) Encontro Regional, como hoje em dia temos os Encontros Estudantis, para discutir a melhor forma de empregar políticas públicas nas questões sociais no Brasil em Regiões, com suas particularidades e subjetividades e assim contribuir com a criação de outros documentos que tenha o peso o quilate de Araxá e Teresópolis. As análises e criticas foram muito bem vindas e de bom grado foi aceita, pois diante do esperado que foram as Ideias os Métodos e a Historia do Serviço Social é que não podemos nos abster de conhecer e compreender a origem do serviço Social com olhares críticos e dialéticos dentro de um contexto do discurso e discussão.

Influência das Correntes Filosóficas: Positivismo, Fenomenologia e Dialética no Serviço Social.

O procedimento dialético, cuja adoção pelo Serviço Social vem desempenhando um papel vivificador, tanto na teoria como na prática, privilegiou a crítica ao chamado Serviço Social tradicional. Quanto á elaboração de uma nova metodologia oferece uma contribuição indiscutível, com o desenvolvimento de propostas consistentes e válidas.

A importância da relação teoria/prática, numa perspectiva praxiológica, altamente enfatizada pelo movimento, é também um dos seus marcantes resultados. A construção da teoria e da práxis do Serviço Social constitui-se no seu próprio movimento existencial, desde as primeiras conjunturas teóricas, formulações, busca de fundamentos, elaboração de processos e técnicas para a consecução de objetivos e propósitos assumidos. Aos desafios, leva-se em conta que não se têm apropriado ou não estão se apropriando do referencial

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