TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS

Casos: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE CIÊNCIAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  6.810 Palavras (28 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

POLO ANTÔNIO CARLOS

O significado de Educação não-formal.

De acordo com a Wikipédia educação não formal é aquela que ocorre fora do sistema formal de ensino, sendo complementar a este. É um processo organizado, mas geralmente os resultados de aprendizagem não são avaliados formalmente. Educação voluntária, não hierárquica e baseia-se na motivação intrínseca dos formandos que por si mesmos procuram a aprendizagem. Tomam em consideração as necessidades pessoais dos formandos e adéqua a essas necessidades para responder às suas aspirações. No caso dos adultos, é um tipo de aprendizagem ao longo da vida.

Maria da Glória Gohn professora da Faculdade de Educação da Unicamp e referência no estudo dos movimentos sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. (Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.), cita em um de seus artigos que: “Na educação não formal, o grande educador é o outro, aquele com que interagimos ou nos integramos”. Ela define a educação não formal como aquela que se aprende no “mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas. Essa parte da educação, vem formando um novo panorama de ação do pedagogo quanto um profissional, que ao atravessar os muros da escola, invalida preconceitos e costumes de que o pedagogo está apto para exercer suas funções apenas na sala de aula.

Amélia Hamze, responsável pela seção de Pedagogia no portal educacional Brasil Escola, diz:

“Ao mesmo tempo em que forma professores, a pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social”.

Maria da Glória Gohn: “a educação não formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo”.

A concepção de educação não formal é formada por um conjunto de articulações que acompanha também a educação formal, e a informal. Cada uma tendo suas especificidades. Sua meta é gerar aprendizados com ações pedagógicas, ampliando pelo decorrer da vida e atraindo inúmeras experiências participativas nos processos de inserção social. Ao pesquisar a educação não-formal vemos que se trata de uma área carente de pesquisa científica, exceto algumas exceções, mas o que sobressai é um grande levantamento que norteia os projetos, e relatórios como instituições ONGs, visando o propósito em fundos públicos com parcerias políticas entre governo e sociedade tornando tudo no exercício de participação favorável.

A discussão traz o aprofundamento ao tema, englobando as características do que é a educação não-formal e o papel do Educador Social. A pesquisa ocorreu com base nas reflexões teóricas de autores que abordam o tema, eles são Gohm (1999), GADOTTI (1979), FREIRE (1980) entre outros.

Distinções entre Educação Não Formal, Formal e Informal

A educação não-formal abrange um processo com várias dimensões tais como: a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos; a educação desenvolvida na mídia e pela mídia, em especial a eletrônica; a aprendizagem de conteúdos que possibilitem aos indivíduos fazerem uma leitura do mundo do ponto de vista de compreensão do que se passa ao seu redor, etc. Por isso, consideramos a educação não-formal como um dos núcleos básicos de uma Pedagogia Social.

A comparação com a educação da educação não-formal com a formal é quase que automática. O termo não-formal também é usado por alguns pesquisadores como sinônimo de informal. Pensamos que é preciso distinguir e explicitar as diferenças entre estes conceitos. A princípio podemos destacar seus campos de desenvolvimento: a educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente definidos; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, com os amigos, no bairro, em sociedade, composta de valores e culturas próprias, e a educação não-formal seria aquela que se aprende "no mundo da vida", via os processos de se compartilhar experiências, principalmente em espaços e ações coletivas e cotidianas. Vamos esclarecer melhor essas diferenças por meio de questões simples, mas nem por isso insignificantes:

Como se educa? Em que situação, em qual contexto? A educação formal pressupõe ambientes normatizados, com regras e padrões comportamentais definidos previamente. A não-formal ocorre em ambientes e situações interativas construídos coletivamente, segundo diretrizes de dados grupos, usualmente a participação dos indivíduos é optativa, mas ela também poderá ocorrer por forças de certas circunstancias da vivência histórica de cada um. Há na educação não-formal uma intencionalidade na ação, no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. Por isso, a educação não-formal situa-se no campo da Pedagogia Social- aquela que trabalha com coletivos e se preocupa com os processos de construção de aprendizagens e saberes coletivos. . A informal opera em ambientes espontâneos, onde as relações sociais se desenvolvem segundo gostos, preferências, ou pertencimentos herdados.

Quem é o educador em cada campo de educação que estamos tratando? Em cada campo, quem educa ou é o agente do processo de construção do saber? Na educação formal sabemos que são os professores. Na não- formal, o grande educador é o outro, aquele com quem interagimos ou nos integramos. Na educação informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa etc.

Onde se educa? Qual é o espaço físico territorial onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com