TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTORICOS

Dissertações: FUNDAMENTOS HISTORICOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.990 Palavras (8 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 8

Qual a importância do Serviço Social nos dias de hoje?

A Assistência Social é uma estratégia importante na efetivação dos direitos humanos, a partir da superação de desafios na implementação da lei, buscando demonstrar que a Assistência Social poderá constituir-se em uma estratégia para minimizar as situações de desigualdades sociais na medida em que seja incorporada à nova concepção de assistência enquanto direito exigível, vocacionada para o atendimento das necessidades sociais e para o enfrentamento da pobreza, a fim de que possa cumprir com sua função constitucionalmente determinada de inclusão social.

O Assistente Social consiste em provocar transformações no cotidiano para proporcionar os resultados concretos onde a profissão se consolida e se materializa, permitindo a união das dimensões instrumental, técnica, política, pedagógica e intelectual da intervenção profissional. Tendo visão integrada entre os diversos elementos a importância de agir metodologicamente, com base no conhecimento do objeto sobre o qual se trabalha, a fim de estabelecer as estratégias da ação profissional com vistas à construção de uma instrumentalidade eficiente e ética para o contexto político atual. Através da intervenção o Assistente Social provocará o desenvolvimento de uma consciência teórica de modo a assegurar participação e que permitem identificar um descompasso entre teoria, prática e imagem profissional. Fica claro que a prática demanda instrumentos e técnicas e o que infelizmente se identifica é que o fazer profissional atual remonta aos primórdios da profissão.

Os desafios do assistente social na contemporaneidade.

Os assistentes sociais precisam vivenciar situações miseráveis do cotidiano brasileiro, para amenizar problemas, trazer soluções e incentivar a interação social é preciso muita determinação. No Brasil, o serviço social foi implementado em 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. Desde então, os assistentes sociais procuram desempenhar um papel democrático, fazendo com que todo cidadão possa ter acesso universal aos direitos sociais, políticos e civis.

Os assistentes sociais atuam em diversas áreas, seja nas instituições púbicas, privadas ou em organizações não governamentais (ONGs). A maior atuação dos assistentes sociais é na área da saúde, uma das mais imprescindíveis para a população. O Conselho Federal de Serviço Social (CFSS) também reconhece que o campo de atuação que mais emprega hoje é a saúde.

Contar com o auxílio de uma assistente social na área da saúde pode ajudar a driblar as dificuldades geradas pelos processos burocráticos, muitas vezes vistos como barreiras para os pacientes que dependem, por exemplo, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principais tendências para sua área no mercado de trabalho brasileiro e na contemporaneidade.

A pobreza contemporânea como produto do processo de desigualdades sociais de um capitalismo exacerbado passa a se caracterizar como um fenômeno multidimensional, atingindo tanto os clássicos pobres (indigentes, subnutridos, analfabetos...) quantos outros segmentos da população pauperizados pela precária inserção no mercado de trabalho... Precário acesso aos serviços públicos e, especialmente, a ausência de poder.

A desigualdade da vida social resulta dos padrões dominantes de produção e consumo que operam segundo valores de crescimento ilimitado, consumismo e competitividade. E um novo conceito de precariedade e de pobreza, o de nova pobreza, para designar os desempregados de longa duração que vão sendo expulsos do mercado produtivo e os jovens que não conseguem nele entrar, impedidos do acesso ao “primeiro emprego”. Ou seja, são camadas da população consideradas aptas ao trabalho e adaptadas à sociedade moderna, porém, vítimas da conjuntura econômica e da crise de emprego.

A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social. De modo geral, as instituições que requisitam o profissional de Serviço Social se ocupam de problemáticas relacionadas à: crianças moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades familiares ou escolares, sem escola, em risco social, com deficiências, sem família, internadas, doentes; adultos desempregados, em conflito familiar ou conjugal, aprisionados, em conflito nas relações de trabalho, hospitalizados, doentes, organizados em grupos de interesses políticos em defesa de direitos, portadores de deficiências; idosos asilados, isolados, organizados em centros de convivência, hospitalizados, doentes; minorias étnicas e demais expressões da questão social.

Devido à experiência acumulada no trabalho institucional, a (o) Assistente Social tem-se caracterizado pelo seu interesse, competência e intervenção na gestão de políticas públicas e hoje contribuindo efetivamente na construção e defesa delas, a exemplo do Sistema Único de Saúde - SUS, da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, participando de Conselhos Municipais, Estaduais e Nacionais, bem como das Conferências nos três níveis de governo, onde se traçam as diretrizes gerais de execução, controle e avaliação das políticas sociais.

Definição de Filantropia e Assistencialismo

Significa "amor à humanidade”, são organizações humanitárias, pessoas, comunidades, ou o trabalho para ajudar os demais, direta ou através de organizações não governamentais sem fins lucrativos, assim como o trabalho voluntário para apoiar instituições que têm o propósito específico de ajudar os seres vivos e melhorar as suas vidas, são considerados actos filantrópicos. Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas.

Filantropia está muito mais ligado ao Terceiro Setor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing.

Para muitas pessoas, assistência social é sinônimo de filantropia, assistencialismo, assistência social, filantropia, é o que parece, mais não é verdade. Filantropia a meu ver é algo emotivo e pessoal, significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com